SAIBA COMO ESTABELECER UMA ROTINA DE SONO SAUDÁVEL PARA SEUS FILHOS


A criança precisa dormir e o pai precisa criar uma rotina de sono saudável (Foto: Creative Commons)
A criança precisa dormir e o pai precisa criar uma rotina de sono saudável (Foto: Creative Commons)
Saiba como estabelecer uma rotina de sono saudável para seus filhos
Especialista explica a importância do sono para os pequenos
Quem tem um bebê ou uma criança em casa sabe que uma rotina de sono saudável é importante para toda a família e, portanto, deve ser estabelecida desde cedo. Mas, além da soneca da noite, os cochilos durante o dia também são fundamentais para o desenvolvimento na infância.

De acordo com a organização americana National Sleep Foundation, as horas de sono recomendadas variam, para cada idade, da seguinte forma:
- 0 a 3 meses: 14h a 17h por dia
- 4 a 11 meses: 12h a 15h por dia
- 1 a 2 anos: 9h a 16h por dia
- 3 a 5 anos: 10h a 13h por dia
- 6 a 13 anos: 9h a 11h por dia
Até por volta dos 4 anos de idade, as crianças devem dormir durante o período diurno. Segundo o Dr. Thiago Gara, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco e São Caetano (SP), através do comportamento da criança é possível avaliar se é o momento certo de abolir as sonecas. Número de horas de sono noturno, irritabilidade e dificuldades de concentração são os principais “termômetros”.
“As sonecas fazem descansar, consequentemente as crianças ficam menos irritadas e tudo melhora. Elas ajudam até no momento da alimentação, porque uma criança cansada e nervosa não se alimenta bem”, explica o especialista.
Se o tempo de sono necessário não for respeitado, alguns problemas podem ocorrer, como dificuldade de concentração, prejuízo ao desenvolvimento cognitivo, queda do aproveitamento escolar e irritabilidade. Além disso, a falta de sono adequado afeta a memória da criança e o bem-estar dos pais e da família.
Segundo o Dr. Thiago, não estabelecer uma rotina desde o início é o principal erro dos pais. Por isso, o especialista dá algumas dicas para tornar o momento mais fácil e tranquilo:
- Estabeleça rotinas durante todo o dia: hora das refeições, hora de brincar, hora de dormir e hora de acordar;
- Realize atividades calmas e agradáveis antes de dormir, como ler um livro ou fazer uma brincadeira menos agitada;
- Faça com que a criança tenha algum objeto que relacione ao momento do sono;
- Mantenha as luzes apagadas ou deixe o abajur ligado com alguma lâmpada bem fraca.
Fonte:https://gq.globo.com/Paternidade/noticia/2018/05/saiba-como-estabelecer-uma-rotina-de-sono-saudavel-para-seus-filhos.html




Comentários