19 SINAIS DE QUE VOCÊ É UMA PESSOA INTROVERTIDA E EXTROVERTIDA AO MESMO TEMPO


Resultado de imagem para 19 SINAIS DE QUE VOCÊ É UMA PESSOA INTROVERTIDA E EXTROVERTIDA AO MESMO TEMPO


19 SINAIS DE QUE VOCÊ É UMA PESSOA INTROVERTIDA E EXTROVERTIDA AO MESMO TEMPO



Sim, é possível ser uma pessoa introvertida e extrovertida ao mesmo tempo. Há pessoas que precisam da solidão, não gostam tanto de sair e conviver com muitas pessoas, são fechadas e seletivas, os introspectivos. Já os introspectivos E extrovertidos, são aqueles que ainda que sejam extrovertidos, ficam na dúvida quando precisam decidir se irão ficar em casa lendo um livro ou irão para a festa que o amigo convidou. São pessoas aparentemente fáceis de lidar, mas difíceis de serem decifradas. Elas são abertas, sociáveis, mas ao mesmo tempo tão imensas. Quando sozinhas, no silêncio de um quarto se transformam, ficam energizadas pelo vazio da madrugada.

Parece confuso entender o que difere uma pessoa introvertida e extrovertida das outras, por isso, segue 19 coisas que poderão facilitar sua compreensão.

1. Muitas vezes são pessoas silenciosas, mas com muito a falar

Pensam em muitas coisas para dizer e contar, mas preferem calar com medo do desinteresse das pessoas. Acabam optando por ouvir e aprender com o que os outros tem a ensinar, ou, fazer alguma brincadeira sobre um assunto com menor risco julgamentos.

2. Às vezes querer ficar perto, não significa querer falar

Há momentos em que basta ficar perto das pessoas para se sentir bem, mesmo que não se tenha nada a dizer. Nem sempre o silêncio entre duas pessoas é algo ruim.

3. Não gostam de sair em grupos grandes de pessoas

Quando você sai com muitas pessoas, acaba não conseguindo ter uma boa e profunda conversa. O introspectivo e extrovertido, gosta da ideia de sair com as pessoas, desde que possa manter um papo bom.

4- Cansam de falar por mensagens 

Em alguns dias, quando o bom humor não dá as caras, esse “tipo” de pessoa, nem responde as mensagens que recebe. Simplesmente cansam do contato que a tecnologia proporciona.

5. Estão abertas para conhecer outras pessoas, desde que saibam que isso irá acontecer antes

Se um amigo irá levar um outro amigo para um jantar do grupo, por exemplo, o introspectivo e extrovertido quer saber de antemão quem vai, pois só assim, poderá se preparar para conhecer e conversar com alguém que não conhece. Embora sejam pessoas sociáveis, quando há opção preferem saber que terão de socializar mais naquele dia.

6. Buscam o equilíbrio entre a solidão e a convivência com outras pessoas

Embora amem a solidão, às vezes, sentem a necessidade de encontrar com outras pessoas, o que causa a dúvida entre sair do conforto de casa ou ir para um evento de qualidade e diversão incertas.

7. É difícil tirá-los de casa, mas quando se consegue, a diversão é garantida

O lado extrovertido aparece com bastante convicção quando você tira um introvertido extrovertido de casa. Afinal, ele vai querer agradar as pessoas com sua simpatia e empolgação.

8. Visitam a família, os sogros e a casa dos amigos do companheiro (a), mas depois exigem solidão

“A solidão era meu ás de espadas. Precisava dela para engrandecer minha realidade. Eu valorizava de verdade o ócio, era viciante. Estar sozinho comigo era o santuário.” – Charles Bukowski, no livro Pedaços de um caderno manchado de vinho

9. Nem sempre são as pessoas mais falantes do grupo, exceto quando há dificuldade

Quando o introspectivo extrospectivo percebe que alguém está com dificuldade para puxar assunto, logo procura ajudar. Entende o quão desconfortável é a situação, e por isso fará de tudo para melhora-lá.

10. Ainda que pareçam se preocupar muito com o exterior, vivem focados no interior. São pensadores


“Dirige teu olhar para dentro de ti
E mil regiões encontrarás ali,
Ainda ignotas. Percorre tal via
E mestre serás em tua cosmografia”


11. São bons líderes

Justamente por serem também pessoas extrovertidas, elas não possuem dificuldade de levantar diante uma multidão. Conseguem organizar bem as coisas que irão dizer antes, afinal pensam bastante.

12. Quando chamam a atenção, não entendem o motivo

Elas não ficam acanhadas quando se tornam “o centro das atenções”, mas não conseguem entender o por quê alguém prestaria tanta atenção nelas.

13. Não costumam conversar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo

Evitam o máximo dividir a atenção com mais de uma pessoa. Às vezes, focar somente em uma pessoa faz com que pareça paquera, mas não é.

14. Ficam mal quando preferem ficar em casa ao sair com os amigos

Muitas são as vezes que ficar em casa é melhor do que sair, o problema é que isso pode magoar aqueles que estão te convidando para passear.

15. Não há problemas em ficar em locais como cafés e restaurantes

Há um certo gosto em ficar em locais onde é possível ficar perto de outras pessoas, sem a necessidade de conversar com elas. Sentar, observar, pensar tranquilamente.

16. Há uma luta constante entre o lado extrovertido e o introvertido

Às vezes você quer sair, ver pessoas, mas quando chega no local tudo que deseja é voltar para casa e ler seu livro. “Devo ir ou ficar?”

17. Odeiam conversa fiada

Uma característica forte do lado introspectivo se destacada aqui. Preferem conversas profundas, construtivas e com sentido. Falar por falar é um desperdiço.

18. Amigos de diversos estilos, mas verdadeiros

Devido ao lado extrovertido, essas pessoas acabam fazendo amizade com diversos estilos de pessoas. Logo, procuram construir uma amizade boa e verdadeira.

19. Quando gostam de alguém, realmente gostam 

Quando essas pessoas convidam e topam facilmente sair com alguém é porque realmente gostam. Jamais desperdiçam tempo com pessoas que gostam pouco. Não há meio termo. Em geral, quando se encontram com amigos, são extrovertidos, alegres e empolgados, mas precisam amá-los para isso.

Fonte:https://osegredo.com.br/19-sinais-de-que-voce-e-uma-pessoa-introvertida-e-extrovertida-ao-mesmo-tempo/


Extrovertidos e introvertidos – tudo o que você precisa saber sobre as diferenças entre eles


As diferenças entre extrovertidos e introvertidos vão além destes dois aspectos, embora eles sejam os mais estudados. Perceba como se configuram essas diferenças.

A avaliação de personalidade MBTI foi projetada para examinar as tendências das pessoas para usar suas mentes de maneiras diferentes. Então, quais são essas “maneiras diferentes” e como você escolhe sua preferência? Comecemos  por olhar para os quatro pares de preferências, que são a base para a compreensão do seu tipo de personalidade MBTI. Para recapitular, as pessoas preferem um de cada um dos seguintes:
  • Extroversão (E) ou Introversão (I)
  • Sensação(S) ou Intuição (N)
  • Pensamento (T) ou Sentimento (F)
  • Julgamento (J) ou Percepção (P)
Para compreender cada um dos pares de preferências em profundidade, comece com a primeira “letra” que você tem no seu tipo de personalidade MBTI: Extroversão (E) ou Introversão (I). Embora isso seja um dos pares de preferências mais falados na literatura popular, também é um dos aspectos mais facilmente incompreendidos do tipo de personalidade MBTI. Isso ocorre particularmente porque as pessoas tendem a associar “introversão” com timidez. Na realidade, essas duas coisas (introversão e timidez) têm muito pouco a ver uma com a outra. Embora a timidez conote um grau de ansiedade sobre a socialização, alguém com uma preferência MBTI por Introversão pode não ter mais medo ou ansiedade sobre a interação social do que alguém com preferência pela Extroversão.
De onde retiramos nossa energia
A avaliação MBTI identifica duas orientações básicas sobre como as pessoas tendem a concentrar sua energia e obter sua energia. Não estamos falando sobre essa “energia interior” mística, mas sim a energia das pessoas em sua excitação. Figurativamente, a “bateria” que permite que as pessoas realizem coisas e façam coisas (sem necessidade de uma soneca). As pessoas que preferem Extroversão gostam de se concentrar e obter energia do mundo exterior de pessoas e atividades. Eles tendem a:
  • Preferir se comunicar falando
  • Aprender melhor ao fazer ou discutir
  • Ser sociável e expressivo
  • Tomar iniciativa facilmente no trabalho e nos relacionamentos
Contrariamente, as pessoas que preferem a introversão, se concentram e obtêm energia do seu mundo interno de ideias e experiências. Elas tendem a:
  • Preferir se comunicar por escrito
  • Aprender melhor através da “prática” mental
  • Ser privado e contido
  • Tomar iniciativa quando a situação ou problema é muito importante para eles
Em que contextos as diferenças são mais visíveis?
Uma maneira fácil de entender a diferença entre Extroversão e Introversão é imaginar-se em uma festa. A questão-chave a perguntar não é se deseja ou não estar lá e curtir, mas se ela energiza você para se misturar e interagir, ou exige que você coloque energia nela. Se sair desse ambiente deixa você com mais energia do que antes, provavelmente é (mas não sempre) uma preferência pela Extroversão. Se você tiver que gastar energia para fazê-lo, provavelmente é (mas, novamente, nem sempre) uma preferência por Introversão. É claro que estamos realmente simplificando aqui. Consideremos que alguém que prefira fortemente a Extroversão pode sentir-se drenado por ter que participar de uma festa com pessoas que não gosta.
Tender para uma ou outra preferência de personalidade joga de infinitas maneiras, mas um aspecto mais discutido envolve as configurações no ambiente de trabalho. Aqueles que preferem Extroversão (por exemplo) gostam de variedade, interação e brainstorming em voz alta e em grupos. Por outro lado, aqueles que preferem Introversão mais frequentemente apreciam o silêncio para a concentração e o desenvolvimento de ideias internamente antes de compartilhá-las.
Sua personalidade é mais do que a soma de suas partes
Mas suas preferências jogam em mais do que mesmo isso. Conhecer as preferências de Extroversão e Introversão (e conhecer a sua) pode ajudá-lo a se comunicar melhor com a família, amigos e outras pessoas importantes. Isso pode ajudá-lo a gerenciar seu tempo durante o dia para se certificar de que não está se esgotando. Isso pode ajudá-lo a gerenciar e prevenir o estresse, definir e alcançar objetivos, focar melhor nos seus planos de carreira, entender como você está motivado e como agir sobre essa motivação e muito mais. E tudo começa com autoconsciência.
Quando você faz a avaliação MBTI, você recebe um tipo de quatro letras e uma dessas letras identificará sua preferência para Extroversão (E) ou Introversão (I). No entanto, seu tipo de personalidade é mais do que apenas uma coleção de quatro preferências. Pense no tipo de personalidade como sendo um grupo musical de quatro peças, onde cada jogador traz seu próprio estilo, mas é fortemente influenciado pelo ritmo dos outros membros da banda. Ainda mais do que isso, essas preferências são apenas uma descrição de parte de sua personalidade. Elas não devem descrever todos os aspectos do que o torna único.
A dinâmica das internações entre as quatro letras
Cada uma das quatro preferências interage dinamicamente com as outras três, portanto a mesma preferência para extroversão é expressa de forma diferente em cada um dos 16 tipos de personalidade diferentes. E cada um desses 16 tipos de personalidade é expressado de forma diferente por causa das diferentes criações das pessoas, química do cérebro, hormônios, modos de gerenciamento de conflitos, necessidades interpessoais e muito mais. Mas, por enquanto, continuaremos a entender cada um dos quatro pares de preferências.
Por exemplo, alguém com o tipo de personalidade de ESTJ é geralmente descrito como prático, realista, prosaico, decisivo, eficiente e contundente na implementação de planos. Isso é muito diferente de alguém com um tipo de ENFP que (ao mesmo tempo que compartilha a preferência pela Extroversão) será muitas vezes descrito como calorosamente entusiasmado, imaginativo, espontâneo e flexível, vendo a vida como cheia de possibilidades. Da mesma forma, aqueles que preferem Introversão e Julgamento (como ISTJ ou ISFJ) tendem a ser “introvertidos decisivos”, onde aqueles que preferem Introversão e Percepção (como ISTP ou ISFP) tendem a ser “introvertidos adaptáveis”. Aqueles que preferem EP (ESTPENTP) tendem a ser “extrovertidos adaptáveis”, e aqueles que preferem EJ (ESTJENTJ) tendem a ser “extrovertidos decisivos”.
Ao contrário da crença popular, não somos apenas extrovertidos ou introvertidos
Há outro ponto comum de confusão que deve ser esclarecido. Na terminologia MBTI (usada pelos psicólogos, gerentes de aprendizado e desenvolvimento e treinadores profissionais de RH que se especializam nessa área), as pessoas geralmente não são descritas como simplesmente Extrovertidas ou Introvertidas, mas sim como “preferindo” Extroversão ou Introversão. Em outras palavras, essas descrições não devem ser usadas para nos definir, mas sim descrever nossas tendências naturais. Alguém que prefira a introversão pode aprender a funcionar bastante bem em contextos sociais. E pode também facilmente fazer networking dando o melhor dele mesmo – eles pode mesmo obter muita satisfação. Mas, simplesmente, pode não ser o “modus operandi” preferido no seu dia-a-dia.
E VOCÊ, JÁ SABE QUAL É O SEU TIPO MBTI? SE NÃO, CLIQUE AQUI PARA FAZER UM TESTE

Traduzido e adaptado de: Here’s Everything You Need To Know About The Difference Between Extraverts And Introverts, por Catherine Rains para o site Thought Catalog.


O QUE É A TIPOLOGIA DE PERSONALIDADES MYERS-BRIGGS?

A tipologia de Myers-Briggs, indicador tipológico, ou ainda classificação tipológica de Myers-Briggs (do inglês Myers-Briggs Type Indicator – MBTI) é um instrumento utilizado para identificar características e preferências pessoais. Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers desenvolveram o indicador durante a Segunda Guerra Mundial, baseadas nas teorias de Carl Gustav Jung sobre os Tipos Psicológicos. O CPP Inc., editor do instrumento MBTI, o chama de “a avaliação de personalidade mais amplamente utilizada no mundo”, com até dois milhões de avaliações administradas anualmente. O CPP e outros defensores afirmam que o indicador atende ou ultrapassa a confiabilidade de outros instrumentos psicológicos e inclui relatos do comportamento individual.

Conceitos

Tipo e dicotomia
Um conceito fundamental para o MBTI é “Tipo Psicológico”. A ídéia é que os indivíduos acham certas maneiras de pensar e agir mais fáceis que as outras. O MBTI postula a existência de quatro pares opostos de maneiras de pensar e agir, chamados dicotomias (dimensões). As preferências são normalmente indicadas por letras maiúsculas que indicam cada uma destas quatro preferências.
As quatro dicotomias
As dicotomias
Extroversão – Introversão
Sensorial – iNtuição
Razão (‘T’hinking)  – Sentimento (‘F’eeling)
Julgamento – Percepção (‘P’erceiving)
Os quatro pares de preferências ou “dicotomias” são apresentadas na tabela abaixo:
MBTI
Os termos usados para cada dicotomia têm significados técnicos específicos relacionados ao MBTI, que diferem do seu significado cotidiano. Por exemplo, pessoas com uma preferência para julgamento em relação à percepção não são, necessariamente, mais críticos ou menos perceptivos.
Além disto, o MBTI não mede as aptidões: apenas mostra que uma preferência se sobressai a outra. Uma pessoa que informa alta pontuação para extroversão em relação à introversão não pode ser corretamente descrita como mais extrovertida: ela simplesmente tem uma preferência evidente.
Extrovertidos (E). Obtém sua energia através da ação; gostam de realizar várias atividades; agem primeiro e depois pensam. Quando inativos, sua energia diminui. Em geral, são sociáveis.
Introvertidos (I). Obtém sua energia quando estão envolvidos com idéias; preferem refletir antes de agir e, novamente, refletir. Precisam de tempo para pensar e recuperar sua energia. Em geral, são pouco sociáveis.

Atitudes (E-I)

Extrovertidos (E). Obtém sua energia através da ação; gostam de realizar várias atividades; agem primeiro e depois pensam. Quando inativos, sua energia diminui. Em geral, são sociáveis.
Introvertidos (I). Obtém sua energia quando estão envolvidos com idéias; preferem refletir antes de agir e, novamente, refletir. Precisam de tempo para pensar e recuperar sua energia. Em geral, são pouco sociáveis.

Funções (S-N e T-F)

As dicotomias Sensorial-Intuição e Pensamento-Sentimento são frequentemente chamadas de Funções MBTI. Os indivíduos tendem a preferir uma dicotomia em relação à outra .
Sensoriais e Intuitivos – Descrevem como a informação é entendida e interpretada.
Sensoriais (S). Confiam mais em coisas palpáveis, concretas, informações sensoriais. Gostam de detalhes e fatos. Para eles o significado está nos dados. Precisam de muitas informações.
Intuitivos (N). Preferem informações abstratas e teóricas, que podem ser associadas com outras informações. Gostam de interpretar os dados com base em conhecimento prévio. Trabalham bem com informações incompletas e dedutíveis.
Racionalistas e Sentimentais – Descrevem como as decisões são realizadas.
Racionalistas (T). Decidem com base na lógica e procuram argumentos racionais.
Sentimentais (F). Decidem com base em seus sentimentos (não confundir com emoções).

Estilo de Vida (E-I)

Myers e Briggs perceberam que as pessoas podem ter uma preferência pela função de julgamento (J) ou pela função de percepção (P). A isto chamaram o embaixador para o mundo externo. Grosseiramente um Julgador tentará controlar o mundo, enquanto um Perceptivo tentará se adaptar a ele (são aventureiros).
Julgadores (J) – Sentem-se tranquilos quando as decisões são tomadas.
Perceptivos (P) – Sentem-se tranquilos deixando as opções em aberto.

Os 16 Tipos

As quatro dicotomias correspondem 16 tipos psicológicos que podem ser divididos em 4 grupos de temperamentos (ordenados segundo a frequência na população nos Estados Unidos):
SJs’ ou Guardiões (46,1%) SPs’ ou Artesãos (27%) NTs’ ou Racionais (10,4%) NFs’ ou Idealistas (16,5%)

Guardiões

SJ’s
Artesãos
SP’s
Racionais
NT’s
Idealistas
NF’s
O MBTI é frequentemente utilizado nas áreas de aconselhamento de carreira, pedagogia, dinâmicas de grupo, orientação profissional, treino de liderança, aconselhamento matrimonial e desenvolvimento pessoal, entre outros.


Fonte:https://www.introvertidamente.com/extrovertidos-e-introvertidos-as-diferencas-entre-eles/



Comentários