JOHN LENNON - A ÚLTIMA ENTREVISTA À REVISTA ROLLING STONE,TRÊS DIAS ANTES DE MORRER



JOHN LENNON - A ÚLTIMA ENTREVISTA À REVISTA ROLLING STONE,TRÊS DIAS ANTES DE MORRER


Três dias antes de morrer, John Lennon conversou com 'Rolling Stone' por nove horas. Pela primeira vez, apresentamos essa entrevista extraordinária
n noite de sexta-feira, dezembro 5, 1980, John Lennon falou com Rolling Stoneeditor Jonathan Cott por mais de nove horas em seu apartamento no Upper West Side de Nova York e no estúdio de gravação da Record Plant. Três noites depois, Lennon seria assassinado quando voltaria para casa de uma sessão de mistura. A entrevista tinha sido programada para funcionar como a história de capa da primeira edição de 1981, mas após a morte de Lennon, Cott escreveu um obituário para Lennon e acabou usando muito pouco de suas conversas. Na verdade, ele nunca transcreveu completamente sua fita. No 30º aniversário da morte de Lennon, apresentamos, pela primeira vez, o texto completo da última entrevista impressa de Lennon: a conversa alegre, escandalosamente divertida, inspiradora, destemida e subversiva que Lennon compartilhou conosco naquela noite, enquanto se preparava para Volte para o centro das atenções após cinco anos de vida privada comYoko e seu filho, Sean.
"Bem-vindo ao santuário interior!" disse John Lennon, quando ele me cumprimentou com uma cerimônia de alto humor e fingida no belo escritório de Yoko Ono no seu apartamento Dakota. Era 5 de dezembro de 1980. Sentei-me num sofá ao lado de Yoko, e ela começou a me contar como seu novo álbum colaborativo, Double Fantasy , surgiu: a primavera anterior, John e seu filho, Sean, estavam de férias por três semanas nas Bermudas, enquanto a Yoko ficou em casa "separando os negócios", como disse. Enquanto nas Bermudas, John a telefonou para dizer que tinha levado Sean aos jardins botânicos e se deparou com uma flor chamada Double Fantasy. "É um tipo de freesia", disse John mais tarde, "mas o que isso significa para nós é que se duas pessoas retratassem a mesma imagem ao mesmo tempo, esse é o segredo.
"Eu estava em um clube de dança uma noite nas Bermudas", John interrompeu enquanto se sentava no sofá, e Yoko levantou-se para trazer café. "No andar de cima, eles estavam tocando discoteca, e no andar de baixo eu de repente ouvi 'Rock Lobster' pelos B-52 pela primeira vez. Você sabe? Soa como a música de Yoko, então eu disse para mim: 'É hora de chegar fora o machado velho e acorde a mulher! "Ela e John falavam ao telefone todos os dias e cantavam as músicas que tinham composto entre as chamadas.
"Eu já ouvi," eu disse a John, "que você teve um violão pendurado na parede atrás de sua cama nos últimos cinco ou seis anos, e que você recentemente demorou a jogar no Double Fantasy ".
"Eu comprei essa bela guitarra elétrica, em torno do período em que voltei com Yoko e tive o bebê", disse John. "Não é uma guitarra normal, não tem um corpo. É apenas um braço e esse tipo de tubo, coisa de tobogã, e você pode alongar o topo para o equilíbrio se você está sentado ou parado. Eu joguei um pouco, depois desliguei-o atrás da cama, mas eu olhava isso de vez em quando, porque nunca tinha feito algo profissional, nunca tinha sido jogado. Eu não queria esconder da maneira como se esconde um instrumento porque era muito doloroso olhar - como, Artie Shaw passou por uma grande coisa e nunca mais tocou seu clarinete. Mas eu costumava olhar para ele e pensar: "Será que eu nunca puxarei para baixo? ? '
"Ao lado dela na parede, coloquei um número de madeira nove e um punhal que Yoko me dera - um punhal feito de uma faca de pão da Guerra Civil Americana, para cortar as más vibrações, cortar o passado simbolicamente . Era como uma imagem que fica lá, mas você nunca vê realmente, e depois recentemente percebi: "Oh, bom! Eu finalmente consigo descobrir o que é essa guitarra", e tirei-a e usei-a para fazer Double Fantasy ".
"Eu estive jogando Double Fantasy uma e outra vez", eu disse, me preparando para fazer com outra pergunta. John olhou para mim com um sorriso de tempo e entrevista. "Como você está?" ele perguntou. "Foi como uma reunião para nós nessas últimas semanas. Nós vimos Ethan Russell, que faz uma fita de vídeo de algumas das novas músicas, e Annie Leibovitz estava aqui. Ela pegou minha primeira foto de capa do Rolling Stone . Foi divertido vendo todos que costumávamos conhecer e fazer tudo de novo - todos nós sobrevivemos. Quando nos encontramos pela primeira vez? "
"Conheci você e Yoko em 17 de setembro de 1968", falei, lembrando o primeiro de muitos encontros futuros. Eu era apenas um cara de sorte, no lugar certo, na hora certa. John decidiu tornar-se mais "público" e desmistificar a  personalidade dos Beatles . Ele e Yoko, que ele conheceu em novembro de 1966, estavam se preparando para os insultos de Amsterdã e Montreal para a paz, e logo libertarão duas virgens , a primeira de suas colaborações de registros experimentais com seus "ruídos, sons e doces de Shakespeare" ar. " A capa do álbum - o infame retrato nu deles - era enfeitar as páginas da questão do primeiro aniversário do Rolling Stone . John acabara de descobrir a então empobrecida revista baseada em San Francisco, e ele "a primeira de suas "próximas" entrevistas. Como "editor europeu", eu fui convidado a visitar John e Yoko e levar um fotógrafo (Ethan Russell, que mais tarde tirou as fotos do livro Let It Be que acompanhou o álbum). Então, nervoso e animado, conhecemos John e Yoko em seu apartamento temporário no porão em Londres.
As primeiras impressões são geralmente as mais precisas, e João era gracioso, encantador, exuberante, direto e brincalhão; Lembro-me de ter percebido como ele escreveu pequenas lembranças para ele mesmo da maneira maravilhosamente absorvida que uma criança pinta o sol. Ele foi devido em uma sessão de gravação em meia hora para trabalhar no Álbum Branco , então concordamos em nos encontrar no dia seguinte para fazer a entrevista, mas John e Yoko, em vez disso, convidaram Ethan e eu a participar da sessão do dia "Aniversário" "e" cebolinha "em Abbey Road Studios. (Lembro-me de ter me deixado escasso por trás de um dos altifalantes gigantes do estúdio para não levantar os hackles dos outros três Beatles visivelmente desconcertados).
Todo novo encontro com João trouxe uma nova perspectiva. Uma vez, em 1971, encontrei John e Yoko em Nova York. Um amigo e eu tínhamos ido ver o filme Carnal Knowledge, e depois nos deparamos com os Lennons no lobby. Acompanhado pelo ativista Jerry Rubin e seu amigo, eles nos convidaram para dirigir com o restaurante Ratner no Lower East Side para blintzes, com o que um jovem beatific, de cabelos compridos, aproximou-se da nossa mesa e entregou John um cartão sem palavras inscrito com um dito dito do yogi Meher Baba. Rubin tirou uma suástica na parte de trás do cartão, levantou-se e devolveu-o ao homem. Quando ele voltou, John o advertiu gentilmente, dizendo que essa não era a maneira de mudar a consciência de alguém. Acerbico e cético como ele poderia ser, John Lennon nunca perdeu a sensação de compaixão.
Quase 10 anos depois, falei novamente com John, e ele era tão gracioso e espirituoso quanto a primeira vez que o conheci. "Eu acho que devo descrever aos leitores o que você está vestindo, John", eu disse. "Deixe-me ajudá-lo", ele ofereceu, então entonou com ironia: "Você pode ver os óculos que ele está vestindo. Eles são óculos normais, de plástico, de quadro azul. Nada como os famosos óculos Lennon com arame que ele deixou de usar 1973. Ele está usando calças de agulha, as mesmas botas de vaqueiro preto que ele havia feito em Nudie's em 1973, uma camisola Calvin Klein e uma camiseta rasgada de Mick Jagger que ele obteve quando os Stonesexcursionou em 1970, ou assim. E ao redor de seu pescoço é um colar de coração de diamante pequeno e de três partes que ele comprou como um presente de maquiagem após uma discussão com Yoko há muitos anos e que ela mais tarde devolveu a ele em uma espécie de ritual. Isso fará?
"Mas eu sei que você tem um prazo para a segunda-feira, então vamos ficar boogieing!"
"Double Fantasy" é a primeira gravação que você fez em cinco anos e, para citar sua música "The Ballad of John and Yoko", "É bom ter vocês dois". 
Mas a ilusão de que fui excluído da sociedade é uma piada. Eu era o mesmo que qualquer um dos outros; Eu trabalhava das nove a cinco horas - cozinhando pão e mudando algumas fraldas e lidando com o bebê. As pessoas continuam perguntando: "Por que você foi no subsolo, por que você estava se escondendo?" Mas eu não estava escondendo. Fui a Cingapura, África do Sul, Hong Kong, Bermudas. Eu estive em todos os lugares do universo sangrento. E fiz coisas razoavelmente médias, fui ao cinema.
Mas você não estava escrevendo muitas canções durante esses anos. 
Não escrevi nada. Você sabe, foi um grande evento para nós ter um bebê - as pessoas podem esquecer o quão difícil nós tentamos ter um e quantos abortos espontâneos e cenas próximas de morte para Yoko. e nós realmente tínhamos um filho muerto e muitos problemas com drogas, muitos problemas pessoais e públicos trazidos por nós mesmos e com a ajuda de nossos amigos. Mas de qualquer forma. Nós colocamos-nos em situações que eram estressantes, mas conseguimos ter a criança que tentamos ter por 10 anos, e, meu Deus, não vamos explodir. Nós não nos mudamos por um ano, e eu fiz yoga com a dama de cabelos grisalhos na televisão [ risos ].
Você não pode realmente ganhar. As pessoas criticaram você por não escrever e gravar, mas às vezes é esquecido que seus três álbuns anteriores -  Some Time in New York City , Walls and Bridges e Rock 'N' Roll - não foram universalmente elogiados. especialmente o agitpropSome Time em Nova York , que incluiu músicas como "Attica State", "Sunday Bloody Sunday" e "Woman Is the Nigger of the World". 
Sim, essa foi a única que realmente chateou todos. Yoko chama isso "Bertolt Brecht", mas, como de costume, não sabia quem era até que ela me levou a ver a produção de Richard Foreman da The Threepenny OperaHá quatro anos, e então vi o álbum naquela luz. Eu sempre fui irritado com o ruído do som, mas eu estava conscientemente fazendo isso como um jornal onde você obteve as impressões erradas, os tempos e os fatos não estão certos, e é que você tem que conseguir Atitude fora-a-sexta-feira.
Mas fui atacado muitas, muitas vezes. e desde o início: "From Me to You" foi "Beatles abaixo do par", não esqueça isso. Essa foi a revisão no NME [ New Musical Express ]. Jesus Cristo, desculpe. Talvez não fosse tão bom como "Por favor, eu, eu não sei, mas" abaixo do par "? Nunca esquecerei aquele. E você sabe o quão ruim as críticas foram dos nossos álbuns Plastic Ono? Eles nos destruíram! "Choros auto-indulgentes e simplistas" - essa foi a principal essência. Porque esses álbuns eram sobre nós mesmos, você vê, e não sobre Ziggy Stardust ou Tommy. Mind Games , eles o odiaram.
Mas não é só eu. Pegue Mick, por exemplo. Mick's colocou consistentemente um bom trabalho há 20 anos, e eles vão dar uma pausa? Será que eles vão dizer: "Olhe para ele, ele é o número um, ele tem 37 anos e ele tem uma música bonita," Emotional Rescue ", está lá?" Gostei muito, muitas pessoas gostaram. E Deus ajude Bruce SpringsteenQuando eles decidem que ele não é mais Deus. Não o vi, mas ouvi coisas tão boas sobre ele. Agora seus fãs estão felizes. Ele lhes falou sobre estar bêbado e perseguir meninas e carros e tudo, e isso é sobre o nível que eles gostam. Mas quando ele consegue enfrentar seu próprio sucesso e envelhecer e ter que produzê-lo novamente e novamente, eles o ligarão e espero que ele sobreviva. Tudo o que ele tem a fazer é olhar para mim ou para Mick. Então, vai para cima e para baixo, para cima e para baixo - é claro, sim, mas o que somos, máquinas? O que eles querem do cara? Eles querem que ele se mate no palco? Eles querem que eu e Yoko fodam no palco ou nos matemos no palco? Mas quando eles criticaram "From Me to You" como os Beatles abaixo-par, é quando eu percebi que você deveria continuar,
Observando as rodas. Quais são essas rodas? 
Todo o universo é uma roda, certo? As rodas são redondas e redondas. Eles são minhas próprias rodas, principalmente, mas, você sabe, ver meself é como assistir a todos. E eu também vejo meu filho também.
A coisa sobre a criança é. ainda é difícil. Eu não sou o melhor pai da Terra, estou me fazendo melhor. Mas eu sou um cara muito irritável, e fico deprimido. Eu estou de frente para baixo, para cima e para baixo, e ele também teve que lidar com isso - retirando-se dele e depois dando, e retirando e dando. Não sei o quanto isso o afetará mais tarde, mas fiquei fisicamente lá.
Nós somos todos egoístas, mas acho que os artistas chamados são completamente egoístas: colocar Yoko ou Sean ou o gato ou qualquer pessoa em mente, além de mim-me e meus altos e baixos e meus pequenos problemas tiddly - é uma tensão. Claro, há uma recompensa e uma alegria, mas ainda assim. .
Então você luta contra seus instintos naturais egoístas. 
Sim, o mesmo que tomar drogas ou comer comida ruim ou não fazer exercício. É tão difícil quanto isso dar a uma criança, não é natural. Talvez seja assim que fomos criados, mas é muito difícil pensar em alguém, mesmo em seu próprio filho, para realmente pensar sobre ele.
Mas você está pensando nele em uma música como "Beautiful Boy". 
Sim, mas isso é fácil. É pintura. Gauguin estava preso no maldito Tahiti, pintando um grande quadro para sua filha - se a versão do filme que eu vi fosse verdade, certo? Então, ele está no maldito Tahiti pintando uma foto para ela, ela morreu na Dinamarca, ela não o viu há 20 anos, ele tem VD e está indo fora de sua mente em Tahiti - ele morre e a pintura é queimada de qualquer maneira, então ninguém sempre vê a obra-prima de sua puta vida. E eu sempre estou pensando coisas assim. Então eu escrevo uma música sobre a criança, mas teria feito melhor para mim passar o tempo que eu escrevi a fodida música realmente jogando bola com ele. A coisa mais difícil para mim é jogar. Posso fazer tudo o resto.
Você não pode jogar? 
Jogue, não posso. Procuro inventar coisas. Eu posso desenhar, eu posso assistir televisão com ele. Estou ótima nisso - posso assistir a qualquer lixo, desde que eu não tenha que me mudar, e posso falar e ler para ele e sair e levá-lo comigo para um café e coisas assim.
Isso é estranho, porque seus desenhos e tantas músicas que você escreveu são realmente divertidas. 
Isso provavelmente veio de Paul mais do que de mim.
E quanto ao "Bom dia, Bom dia" ? Esse é um deles. É uma ótima música - um cara mais velho que anda sem rumo na cidade após o trabalho, que não quer ir para casa e não tem nada a dizer, mas está tudo bem. 
Ah, isso era apenas um exercício. Eu só tinha cerca de uma semana para escrever músicas para o Pepper . "Good Morning Good Morning" foi um anúncio de flocos de milho de Kellogg na época - foi assim que eu estava desesperado por uma música.
O que eu percebi quando leio "Lennon Remembers" [a lendária entrevista de John em 1970 com Jann Wenner] ou a nova entrevista Playboy [conduzida por David Sheff de 8 a 28 de setembro de 1980] foi que eu sempre me queixo sobre o quão difícil é escrever ou quanto eu sofro quando escrevo - que quase todas as músicas que eu já escrevi foram tortura absoluta.
A maioria deles era tortura? 
Absolutamente. Eu sempre acho que não há nada lá, é uma merda, não é bom, não está saindo, isso é lixo ... e mesmo que isso aconteça, eu acho, "O que diabos é assim mesmo?"
Isso parece um pouco constipado, de certa forma. 
É estúpido. Eu apenas pensei: "Isso foi difícil. Jesus, eu estava de mau jeito" [ risos ] ... exceto pelas 10 músicas que os deuses te dão e que sai do nada.
As músicas que você escreveu para o Double Fantasy são mais fáceis? 
Na verdade não. Na verdade, levou-me cinco anos para que eles saíssem. Constipado por cinco anos, e então a diarréia por três semanas [ risos ]! A escrita física foi dentro de um período de três semanas. Há uma história de Zen que Yoko me contou uma vez - e acho que poderia ter dito isso em "Lennon Remembers" ou " PlayboyEsquece ": um rei enviou seu mensageiro a um artista para solicitar uma pintura, ele pagou ao artista o dinheiro e o pintor disse:" OK, volte ". Então, um ano passa e o mensageiro volta e diz a ele, "O rei está esperando por sua pintura", e o pintor diz: "Oh, segure," e chicoteia bem na sua frente e diz: "Aqui". E o mensageiro diz: "O que é isso? O rei lhe pagou 20 mil dólares por essa merda e você bateu em cinco minutos? "E o pintor responde:" Sim, mas eu passei 10 anos pensando nisso ". E não há como escrever as músicas do Double Fantasy sem esses cinco anos.
Neste ponto, Yoko entra no quarto para anunciar que alguém que diz que ele é George Harrison apenas telefonou e queria vir. "É claro que não é George", murmura John. "Ele provavelmente estava com ácido", diz Yoko. "Eu disse a ele: 'Posso fazer algumas perguntas?' "Não", o cara disse: "Não posso incomodar com tudo isso, Yoko". Então desliguei e liguei para o número de George e descobri que George estava, de fato, dormindo ". Eu começo a rir, e João diz: "Nós também nos ressuscitamos, você sabe. Jesus Cristo. Se não fosse uma risada, ficaríamos loucos, não é?"
Yoko aproveita esta oportunidade para entregar John uma cópia recente do Playboy japonêsque apresenta um artigo sobre eles. "É bom mostrar a parte de trás do bebê", observa John sobre uma das fotos. "Eu não quero fotos de Sean. A maioria das estrelas, assim que eles têm um bebê, colocam na primeira página:" Eu acabei de ter um bebê! " Eu não estou interessado nisso. É perigoso. Sabe, não fazemos nenhuma pretensão de ser Tom, Dicks ou Harry, não fazemos nenhuma pretensão de viver em uma pequena casa de campo ou de tentar tornar nossa criança uma criança média. tentei esse jogo com meu filho Julian, enviando-o para uma escola trabalhadora abrangente, misturando-se com as pessoas, mas as pessoas o cuspiam e caguei porque ele era famoso, como as pessoas costumam fazer. Então, sua mãe teve que finalmente se virar ao redor e diga-me para irritar: "Vou enviá-lo para uma escola particular,
John agora passa pela Playboy . "Dê uma olhada nestes peitos japoneses na metade da frente da revista", ele diz, como ele compartilha generosamente o problema comigo. "Eles são lindos. Eles não têm permissão para mostrar coxas, apenas peitos. Antes que os cristãos chegassem lá, os japoneses eram absolutamente sexuales, como os tahitianos - não de forma imoral, era natural para eles". E é os cristãos que mudaram isso? "Eu perguntei." Sim, "John respondeu," os cristãos não deixam você ter galo e bolas. São os judeus-cristãos, apenas para você entrar também. "" Você está certo ", eu confesso," é tudo culpa minha! "" Não importa, não importa ", diz John, me acariciando no ombro". Mas seria melhor continuar com isso. Pergunta à vontade!"
É interessante que nenhuma estrela do rock & roll que eu possa imaginar tenha feito um álbum com sua esposa ou com quem e tenha lhe dado 50% do disco. 
É a primeira vez que o fizemos desta forma. Eu sei que já fizemos álbuns juntos, como Live Peace em Toronto 1969, onde eu tinha um lado e Yoko tinha o outro. Mas Double Fantasyé um diálogo, e ressuscitamos, de uma maneira, como John e Yoko - não como John ex-Beatle e Yoko e Plastic Ono Band. Somos apenas nós dois, e nossa posição era que, se o registro não vendesse, isso significava que as pessoas não queriam saber sobre John e Yoko - ou não queriam mais John ou não queriam John com Yoko ou talvez eles apenas quisessem Yoko, ou o que fosse. Mas se eles não queriam nós dois, não estávamos interessados. Ao longo da minha carreira, selecionei trabalhar com - por mais de uma noite, digamos, com David Bowie ou Elton John - apenas duas pessoas: Paul McCartney e Yoko Ono. Eu trouxe Paulo para o grupo original, o Quarrymen, ele trouxe George e George trouxe Ringoe a segunda pessoa que me interessou como artista e com quem eu poderia trabalhar era Yoko Ono. Isso não é má escolha.
Agora, o público é o nosso único critério: você pode apontar para um público pequeno, um público médio, mas para mim, eu gosto de um grande público. E tomei minha decisão na escola de arte, se eu for um artista de qualquer descrição; Eu quero a exposição máxima, não apenas pintar-seu-pequeno-imagens-no-sótão-e-não-mostrar-para-ninguém.
Quando eu cheguei na escola de arte, havia muitas garotas e garotas artísticas, principalmente caras, andando com tinta no jeans e parecendo artistas. E todos tiveram muito o que falar e sabiam tudo sobre cada maldito pincel, e eles falavam sobre estética, mas todos acabaram sendo professores de arte ou pintores dominicais. Não recebi nada da escola de arte, exceto por muitas mulheres, muita bebida e a liberdade de estar na faculdade e se divertir. Gostei muito do inferno, mas pela arte, nunca aprendi uma coisa maldita.
Você sempre teve um estilo de desenho único e divertido - basta pensar em seu livro "In His Own Write" ou na capa do álbum e manga interna de Walls and Bridges ou seus desenhos animados "Lennonesque" imediatamente identificáveis. 
Eu fiz as paredes e as pontesdesenhos quando eu tinha 10 ou 11. Mas encontrei na escola de arte que tentaram derrubá-lo de mim. Eles tentaram impedir-me de desenhar como eu desenhe naturalmente, o que não os deixaria fazer. Mas nunca desenvolvi mais do que desenhos animados. Alguém disse uma vez que os cartunistas são pessoas com um bom presente criativo que tem medo do fracasso como pintores, então eles o fazem cômico. Meus cartoons, para mim, são como pinturas de pincel japonês - se você não pode obtê-lo em uma linha, rasgue para cima. Yoko me levou a essa noção um pouco quando nos conhecemos, e quando ela viu que eu desenhava, ela dizia: "É assim que eles fazem isso no Japão, você não precisa fazer mudanças ... É isso!"
Yoko e eu vêm de diferentes tipos de origens, mas, basicamente, ambos precisamos dessa comunicação. Eu não estou interessado em pequenos grupos de elite seguindo ou me ajudando. Estou interessado em comunicar o que quer que eu diga ou produza da maneira máxima possível, e o rock and roll é o que me interessa. É como essa imagem de ver uma girafa indo pela janela. As pessoas sempre estão apenas vendo pequenos pedaços, mas eu tento ver o todo, não apenas na minha vida, mas o universo inteiro, o jogo inteiro. É disso que se trata, não é? Então, se eu estou trabalhando com Paul ou Yoko, é tudo para o mesmo fim, seja o que for - auto-expressão, comunicação ou simplesmente ser como uma árvore, florescendo e murchando e florescendo e murchando.
Na música de Yoko "Hard Times Are Over", parece haver o que parece um grupo gospel cantando atrás da voz de Yoko. 
Há um grupo de evangelho [o Benny Cummings Singers e o Kings Temple Choir] cantando sobre ele. Eles eram lindos. Pouco antes da tomada, de repente eles tomaram as mãos uns dos outros, e Yoko estava realmente chorando, e eu estava emocional porque está bem no nosso beco - seja Jesus ou Buda, para nós está tudo bem, qualquer um fará, qualquer um deles estão todos bem conosco. Então, eles estavam, de mãos dadas antes da tomada, e eles estavam cantando "Obrigado, Jesus, obrigado, Senhor", e eu era como "Coloque a fita! Você está conseguindo isso?" E isso é o que você ouve, exatamente como aconteceu - "Obrigado, Jesus, obrigado, Senhor"
No final da sessão, eles agradeceram a Deus, eles agradeceram o nosso co-produtor; Jack Douglas, eles agradeceram por trazer-lhes o trabalho, e nós agradecemos. E foi o mais próximo que já estive em um serviço da igreja do evangelho - Phil Spector costumava me contar sobre eles - e eu sempre quis ir e experimentá-lo, mas eu estava com muito medo de ir. E essa foi a mais próxima que já estive, e foi lindo. Foi um ótimo dia útil, com a pressão sobre - entrar no estúdio e sair - e todas as crianças estavam lá, crianças e comida e biscoitos e cantar e "Louvar o Senhor". Foi glorioso. Colocar o coro gospel sobre essa música foi um destaque da sessão.
No Double Fantasy , notei uma colagem de som misteriosa e mágica que acompanha a sua música "Watching the Wheels" e o encantador de Yoko, como "Sim, eu sou seu anjo". Um ouve o que parece ser uma voz de vendedora, os sons de uma carruagem dirigida por cavalos, depois uma porta batendo e algumas frases musicais tocadas por um piano e um violino em um restaurante.
Eu vou te dizer o que é. Uma das vozes é o que eu vou, "Deus te abençoe, cara, obrigado, cara, atravesse minha palma com prata, você tem um rosto de sorte", o que é o que os garotos ingleses que imploram ou querem uma dica dizem, e É o que você me ouve murmurando. E então recriamos os sons do que Yoko e eu chamamos de Strawberries e Violin Room - o Palm Court no hotel Plaza. Nós gostamos de nos sentar ocasionalmente e ouvir o violão antigo e tomar um copo de chá e alguns morangos. É romantico. E, portanto, a imagem é, existe esse tipo de profeta de rua, Hyde Park, tipo de canto, que apenas vê as rodas rodando. E as pessoas estão jogando dinheiro no chapéu. Nós fingimos isso no estúdio. Tivemos nossos amigos caminhando para cima e para baixo, deixando caixas de moedas em um chapéu. E ele está dizendo: "Obrigado, obrigado".
Em "Sim, eu sou o seu anjo", Yoko canta, "Estou no seu bolso / Você está no meu marcador / E nós somos tão sortudos em todos os sentidos." E então, o que se segue é sua bela música " Mulher ", que parece um poema trovador escrito a uma senhora medieval.
"Mulher" ocorreu porque, um ensolarado depois do meio dia nas Bermudas, de repente me atingiu o que as mulheres fazem por nós. Não apenas o que o meu Yoko faz por mim, embora eu estivesse pensando nesses termos pessoais. mas qualquer verdade é universal. O que aconteceu comigo era tudo o que eu estava dando por certo. As mulheres realmente são a outra metade do céu, como eu sussurro no início da música. É um "nós" ou não é nada. A música me lembra uma trilha dos Beatles, embora eu não estivesse tentando fazê-la parecer uma faixa dos Beatles. Eu fiz isso como eu fiz "Menina" há muitos anos - apenas me atingiu como uma inundação, e isso saiu assim. "Mulher" é a versão adulta de "Menina".
Eu sei que Yoko está profundamente interessado em arte e antiguidades egípcias antigas e que você tem uma pequena coleção dela em sua casa.Em relação à "outra metade do céu", é interessante que, na mitologia egípcia antiga, o Céu foi personificado como uma deusa ela não era a Mãe Terra - e a Terra era personificada como um deus.
Mas eu chamo Yoko "Mãe", como nosso presidente eleito [Ronald Reagan] chama sua esposa "Mãe". E para aquelas pessoas sem filhos que acham isso peculiar, é porque, em geral, quando você tem um filho ao redor da casa, você tende a se referir desse jeito. Yoko me chama de "Papai" - pode ser freudiano, mas também pode significar que Sean se refere a mim como "Papai". Ocasionalmente, eu a chamo de "Mãe", porque eu costumava chamá-la de "Mãe Superior" - se você verificar seus Beatles Fab Four fucking records, "Happiness is a Warm Gun". Ela é a Madre Superiora, ela é a Mãe Terra, ela é a mãe do meu filho, ela é minha mãe, ela é minha filha. O relacionamento passa por muitos níveis, como a maioria dos relacionamentos. Mas não faz
As pessoas estão sempre julgando ou criticando você, ou se concentrando no que você está tentando dizer em um pequeno álbum, em uma pequena música, mas para mim é um trabalho da vida. Das pinturas de infância e poesia até quando eu morro - tudo faz parte de uma grande produção. E eu não tenho que anunciar que este álbum é parte de um trabalho maior: se não for óbvio, então esqueça. Mas eu coloquei uma pequena pista no começo do Double Fantasy - os sinos em "(Just Like) Starting Over". A cabeça do álbum é um sino de desejo da Yoko. E é como o começo de "Mãe" no Plastic Onoálbum, que teve um sino de morte muito lento. Então, demorou muito para passar de um sino lento da morte da igreja para esse pequeno e doce sino de desejo. E essa é a conexão, para mim, meu trabalho é uma peça única.
Em "Mulher", você também canta, "Mulher, vou tentar expressar / Meus sentimentos e agradecimentos internos / Por me mostrar o significado do sucesso". 
Eu não estou dizendo sucesso como um artista famoso e a estrela não é boa, e não estou dizendo que é ótimo. A coisa sobre a música "Working Class Hero" que ninguém chegou à direita foi que era suposto ser sardônico - não tinha nada a ver com o socialismo, tinha a ver com "Se você quer passar por essa viagem, você vai levante-se para onde eu estou, e isso é o que você vai ser ". Porque eu fui bem sucedida como artista e fui feliz e infeliz, e fui desconhecida em Liverpool ou Hamburgo e fui feliz e infeliz. Mas o que o Yoko me ensinou é o que é o verdadeiro sucesso - o sucesso da minha personalidade, o sucesso do meu relacionamento com ela e a criança, meu relacionamento com o mundo. e para ser feliz quando eu acordo. Não tem nada a ver com máquinas de rocha ou não máquinas de rocha.
O que eu deveria ser, algum tipo de mártir que não deveria ser rico? Alguns asshole escreveram recentemente uma capa sobre mim em Esquire . [Artigo virulento do jornalista Laurence Shames, "John Lennon, onde você está?" apareceu na edição de novembro de 1980 da revista. Nele, Shames escreveu: "Eu estava procurando o Lennon que sempre atirava sua boca, que ofendia a todos sem ter que tentar. Meu Lennon era um palhaço amargo, um homem de erro extravagante e grande resiliência, um grande bebê, um buscador de verdade, muitas vezes patético, cujo rosto dolorido, pateta, fervoroso e paranóico era o emblema e a consciência de sua idade ... O Lennon que eu teria encontrado é um empresário de 40 anos que observa muita televisão, que tem US $ 150 milhões, um filho que ele escreve e uma esposa que intercepta suas chamadas telefônicas ... É verdade, John? Você realmente desistiu? "] Este cara passou 20 meses a olhar para ações e vacas, e eu estou fazendo um registro, e esse asshole está olhando para vacas. Por amor da coxa, cara, do que eles estão falando? O que eu deveria ter comprado - escravos? Hookers? Risos ] Eles têm mentes como fodendo esgotos para vender revistas, para vender produtos que as pessoas não podem comprar, que não precisam e precisam se substituir a cada três meses. e eles estão me acusando do quê? Esse cara é o tipo de pessoa que costumava ser apaixonada por você - você sabe, uma dessas pessoas - e agora o odeia - um amante rejeitado. Eu nem conheço o asshole, mas ele passou todo o tempo procurando uma ilusão de que ele criou de mim, e então ficou chateado porque não conseguiu encontrá-lo.
Esses críticos com as ilusões que criaram sobre artistas - é como adoração de ídolos. Como aquelas crianças pequenas em Liverpool que só gostavam de nós quando estávamos em Liverpool - muitos deles nos deixaram porque ficamos grandes em Manchester, certo? Eles pensaram que estivemos esgotados. Então, os ingleses ficaram chateados porque ficamos grandes. que diabos é isso? Eles apenas gostam de pessoas quando estão no caminho, e quando estão lá, eles não têm mais nada além de merda neles. Não posso estar de novo. O que eles querem é heróis mortos, como Sid Vicious e James Dean. Eu não estou interessado em ser um herói fodido. Então, esqueça-os, esqueça-os.
Você sabe o que Eugene O'Neill disse sobre críticos? "Eu amo cada osso em sua cabeça". Você vê, a única maneira de lidar com os críticos é passar por cima da cabeça diretamente para o público. Isso foi o que fizemos com os bed-ins e com as nossas duas virgens e plástico OnoÁlbuns, e é isso que estamos fazendo agora. E ouvimos de todos os tipos de pessoas. Um filho que vivia em Yorkshire escreveu esta carta sincera sobre ser oriental e inglesa e identificar-se com John e Yoko. O garoto estranho da aula. Há muitas dessas crianças que se identificam conosco - como um casal, um casal biracial, que defendem o amor, a paz, o feminismo e as coisas positivas do mundo. Mas a imprensa está sempre olhando o pescoço da girafa à medida que passa pela janela - é assim que vai o jogo. Portanto, não há como nunca puderem manter-se.
A maior parte do ressentimento mesquinho é principalmente de críticos de rock dos anos sessenta que estão chegando a essa idade, onde a barriga de cerveja está ficando maior, e eles não têm a coragem de alguém como Jon Landau[crítico de música, produtor de registro e gerente de Bruce Springsteen] para obter lá e faça isso. Admiro Lester Bangs , que é também um músico e um crítico, e tenho certeza de que muitas vezes ele cai sobre mim, e tenho certeza de que Landau deve ter, em seu tempo, ambos elogiados e me odiou. Eu tive ambos os caminhos de todos os principais críticos. Mas pelo menos alguns deles fazem isso. E como eu disse em "Lennon Remembers", e como eu disse na escola de arte, eu sou um fazedor, não um voyeur. E não tenho nada a esconder. Lembre-se da música?
"Todo mundo tem algo para esconder com exceção de mim e meu macaco". É um dos meus favoritos: "Seu interior está fora, e seu lado de fora está dentro / Seu exterior está dentro, e seu interior está fora". 
Certo, mas o que os críticos disseram? "Um pouco simplista, sem imagens nele". Talvez eu devesse ter dito: "O seu interior é como um suco de baleia que cai na espuma fermentada do VD de Teeny-Boppers em Times Square enquanto injetei meu rosto de palhaço branco com heroína e me tocava em calcinhas de couro vermelho". Talvez, então, eles gostariam, certo?
Isso é ótimo, isso parece com Allen Ginsberg. 
Certo, todos podemos fazer o Ginsberg - e eu gosto de Ginsberg. Mas tente apalpar tudo e descer à beleza - isso é o que eu sempre tentei escrever. exceto para o bit "Morsa" ocasional Não estou interessado em descrever uma maldita árvore. Estou interessado em subir ou estar sob ele.
Todo o caminho do seu trabalho, há uma noção incrivelmente forte sobre inspirar as pessoas para serem elas próprias e para se juntar para tentar mudar as coisas. Penso aqui, obviamente, em músicas como"Give Peace a Chance", "Power to the People" e "Happy Xmas (War Is Over)". 
Ainda está lá. Se você olhar para o vinil em torno do logotipo do novo recorde [no single de 12 polegadas "(Just Like) Starting Over"] - que todas as crianças já fizeram em todo o mundo, do Brasil para a Austrália para a Polônia - está escrito um dentro mundo, um povo. Então continuamos. "Dê a paz uma chance", não "Atire pessoas para a paz". "Tudo o que você precisa é amor" : é muito difícil, mas eu absolutamente acredito nisso.
Nós não somos os primeiros a dizer "Imagine No Countries" ou "Give Peace a Chance", mas estamos carregando essa tocha, como a tocha olímpica, passando mão a mão, um para o outro, para cada país, para cada um geração . e esse é o nosso trabalho. Não viver de acordo com a idéia de outra pessoa de como devemos viver - rico, pobre, feliz, não feliz, sorrindo, sem sorrir, vestindo o jeans direito, sem usar o jeans direito.
Não estou reivindicando a divindade. Nunca reivindiquei pureza de alma. Nunca afirmei ter as respostas para a vida. Eu só coloco músicas e respondo perguntas tão honestamente quanto posso, mas apenas o mais honestamente possível - não mais, nada menos. Não posso aguentar as expectativas de outras pessoas de mim porque são ilusórios. Não posso ser um punk em Hamburgo e Liverpool, porque agora estou mais velho. Eu vejo o mundo através de olhos diferentes agora. Mas eu ainda acredito em paz, amor e compreensão. Como Elvis Costellodisse: "O que é tão divertido sobre paz, amor e compreensão? Está na moda ser um go-getter e cortar seu vizinho com uma cruz, mas não somos um para seguir a moda.
É como sua música "A Palavra ..."
Sim, a palavra era "amor".
"Por que no mundo estamos aqui?" Certamente não viva com dor e medo "- isso é do" Karma instantâneo ". E essa é uma idéia em todo o seu trabalho e Yoko ... como quando canta em sua nova música" Beautiful Boys ":" Nunca tenha medo de chorar. Nunca tenha medo de voar. Não tenha medo de ter medo. "Achei isso lindo.
Isso é bonito. Muitas vezes estou com medo, mas não tenho medo de ter medo, caso contrário, é assustador. Mas é mais doloroso tentar não ser você mesmo. As pessoas passam muito tempo tentando ser outra pessoa, e acho que isso causa doenças terríveis. Talvez você tire câncer ou algo assim. Muitas pessoas fortes morrem de câncer, você notou? John Wayne, Steve McQueen. Eu acho que tem algo a fazer - eu não sei, não sou especialista - vivendo constantemente ou ficando preso em uma imagem ou uma ilusão de si mesmos, suprimindo uma parte de si, seja o lado feminino ou o lado temerário .
Estou bem ciente disso porque eu venho da escola machista de pretensão. Nunca fui realmente um garoto da rua ou um cara duro. Eu costumava me vestir como um menino Teddy e me identificar com Marlon Brando e Elvis Presley, mas eu nunca estive em verdadeiras lutas de rua ou em verdadeiras gangues em casa. Eu era apenas uma criança suburbana, imitando os rockers. Mas foi uma grande parte de sua vida parecer difícil. Passei toda a minha infância com os ombros ao redor do topo de mim, cabeça e óculos, porque os óculos estavam sorrisos e caminhando com medo total, mas com o rosto mais difícil que você já viu. Eu ficaria com problemas apenas por causa do meu olhar. Eu queria ser tão difícil James Dean o tempo todo. Foi preciso muita luta livre para parar de fazer isso, mesmo que ainda caia nela quando eu ficar insegura e nervosa. Eu ainda caio na posição de que eu sou uma rua, mas eu tenho que continuar lembrando que eu nunca fui realmente uma.
Foi o que Yoko me ensinou. Eu não poderia ter feito isso sozinho - tinha que ser uma mulher para me ensinar. É isso aí. Yoko tem me contado o tempo todo, "está tudo bem, está tudo bem". Eu olho para imagens iniciais de mim e eu estava dividido entre ser Marlon Brando e ser o poeta sensível - o Oscar Wilde faz parte de mim com o lado de veludo e feminino. Eu sempre fui dividido entre os dois, principalmente optando pelo lado machista, porque se você mostrava o outro lado, você estava morto.
Há outro aspecto do seu trabalho, que tem a ver com a forma como você questiona continuamente o que é real e o que é ilusório, como em "Look at Me", seu novo "Watching the Wheels" e, claro, "Strawberry Fields Forever" em que você canta, "Nada é real". 
De certa forma, nada é real, se você derrubar a palavra. Como dizem os hindus ou budistas, é uma ilusão. É Rashomon . Todos nós a percebemos, mas a ilusão acordada é aquilo em que vivemos. E a coisa mais difícil é enfrentar você mesmo.
Eu costumava pensar que o mundo estava fazendo isso comigo e o mundo me devia algo, e que os conservadores, os socialistas, os fascistas, os comunistas, os cristãos ou os judeus estavam fazendo algo comigo. E quando você é um adolescente, é o que você pensa. Mas eu tenho 40 anos agora, e eu não penso mais isso, porque descobri que não funciona malditamente! O que acontece de qualquer maneira, e tudo o que você está fazendo é acelerar, gritando sobre o que sua mãe e seu pai fizeram. Mas é preciso passar por isso. Para as pessoas que até se incomodam em passar por isso - a maioria dos idiotas aceita o que é de qualquer maneira e continua com isso, certo? - mas para alguns de nós que questionaram o que estava acontecendo. Bem, eu descobri para mim pessoalmente - não para o mundo inteiro - que eu sou responsável por mim, bem como para eles. Eu sou parte deles. Não há separação: somos todos os únicos, então, nesse aspecto, vejo tudo e penso: "Ah, eu tenho que lidar comigo de novo dessa maneira. O que é real? Qual a ilusão que estou vivendo ou não? vivo?" E eu tenho que lidar com isso todos os dias. As camadas da cebola.
"Olhando através de uma cebola de vidro". 
É disso que se trata, não é?
Yoko agora entra na sala para dizer que ela e John têm que sair para a Record Plant - o estúdio de gravação lendário, agora extinto na West 44th Street, onde álbuns como Electric Ladyland e Born to Run foram gravados e onde, pelo passado Algumas semanas, John e Yoko remixaram algumas das velhas músicas de Yoko e colocaram toques finais em seu novo single, "Walking on Thin Ice".Eles estarão trabalhando lá durante a noite. e por que não me juntei a eles? São cerca de 10 horas quando deixamos o Dakota e entramos no carro em espera. Chegando ao Record Plant uma meia hora depois, entramos no estúdio principal e somos recebidos por uma explosão sonica: fora dos alto-falantes vem a cascata destruidora da inimitável voz primordial de Yoko - cruzada pelas trilhas de guitarra de John e para trás - gritando as palavras "Abra sua caixa / Abra suas calças / Abra suas coxas / Abra suas pernas ... Abra seus ouvidos / Abra o nariz / Abra, abra, abra, abra". E durante as próximas seis horas, como dois engenheiros de som e produtor Jack Douglas remixam uma série de músicas de Yoko ("Abra sua caixa", "Kiss Kiss Kiss", "Cada homem tem uma mulher que o ama"),
Yoko está pensando em colocar um disco disco? 
Eu realmente não consigo verificar o que estamos fazendo ainda, porque com Yoko, você nunca sabe até que seja feito. Mas nós viemos aqui para fazer esta série de músicas que podem ir às casas de rock e discoteca.
E as suas novas músicas? 
Não, porque eu não faço essas coisas [ risos ]. Quero dizer, de que maneira eu poderia voltar a este jogo? Voltei de onde eu conheço o melhor, tão despretensioso quanto possível. e sem experimentação, porque fiquei feliz em fazê-lo como fiz antes. Minha música "Starting Over" - Eu chamo isso de "Elvis-Orbison" [ canta: "Somente o solitário / Saiba por que choro / Somente o solitário" ].
Há um pouco de eco de tapa na sua gravação. 
Bem, o eco da fita é dos anos 50. Quase todos os registros que fiz fizeram o mesmo eco. Todo o caminho de volta para "Rock and Roll Music". Eu amo isso. E minha voz sempre soou praticamente a mesma coisa. Estou indo de volta às raízes do meu passado. É como se Dylan fizesse Nashville Skyline . Mas eu não tenho Nashville, sendo de Liverpool, então volto aos registros que conheci, que são Elvis e Roy Orbison e Gene Vincent e Jerry Lee Lewis . De vez em quando, tropecei em uma "Revolução 9", mas meu lado distante foi completamente abrangido por Yoko.
Você sabe, o primeiro show que fizemos juntos foi na Universidade de Cambridge em 1969. Ela já havia sido reservada para fazer um show com alguns músicos de jazz. Essa foi a primeira vez que apareci no-Beatled. Eu tinha um amplificador e reproduzi comentários, e as pessoas ficaram muito chateadas porque me reconheceram: "O que ele está fazendo com você?" É sempre, "Fique na sua bolsa". Então, quando ela tentou balançar, eles disseram: "O que ela está fazendo aqui?" E quando eu fui com ela e tentei ser o instrumento e não projetar - apenas ser sua banda, como uma espécie de Ike Turner para a sua Tina , apenas ela Tina era uma Tina diferente e vanguardista - bem, mesmo algumas das Os garotos do jazz ficaram chateados.
Todo mundo tem imagens que eles desejam que você atenda. Mas é o mesmo que viver de acordo com as expectativas dos seus pais, ou com as expectativas da sociedade, ou com os chamados críticos que são apenas caras com uma caneta ou máquina de escrever em uma pequena sala, fumando e bebendo cerveja e tendo seus sonhos e pesadelos também , mas de alguma forma fingindo que eles estão vivendo em um mundo diferente e separado. Está tudo bem. Mas há pessoas que saem das malas.
Lembro-me de anos atrás, quando você e Yoko apareceram em sacos em uma conferência de imprensa de Viena. 
Certo. Nós cantamos uma música popular japonesa nos sacos. "Das ist really you, John? John Lennon em zee bag?" Sim, sou eu. "Mas, como sabemos, você é?" Porque eu estou lhe dizendo. "Vy, você não sai da bolsa?" Porque eu não quero sair da bolsa. "Você não percebe que este é o Palácio da Habsburgo?" Eu pensei que era um hotel. "Véu, agora é um hotel". Eles tinham um ótimo bolo de chocolate nesse hotel de Viena, lembro disso. De qualquer maneira, quem quer ser trancado em uma bolsa? Você tem que sair da sua bolsa para se manter vivo.
[Os engenheiros do estúdio tocam uma fita da nova música de Yoko "Walking on Thin Ice".]
Ouça isso, Jonathan. Estávamos pensando que esta música é tão boa que ela deveria colocar o seu próprio single, comigo no lado B. Gostaria de estar no lado B de um recorde de sucesso depois de todos esses anos. Gostaria de ser o guitarrista - Estou tocando guitarra para trás nesta música. Eu me contentaria com isso qualquer dia. Yoko merece, tem sido um longo caminho. Eu não iria lutar sobre isso em tudo.
Falando de luta - e isso vai fazer você rir - Andy Warhol já queria que Yoko e eu lutássemos no Madison Square Garden, e ele o filmaria!
Você deve estar brincando. Ele queria que vocês dois lutassem? Talvez um concurso de sumo! 
Qualquer coisa. Apenas para mostrar o grande "amor e paz" pessoas que têm uma boa luta no palco - pode ter sido ótimo!
Você e Yoko têm planos agora, não para lutar em público, mas talvez para fazer turnês juntos? 
Não sei, talvez possamos. Pode ser divertido. Você pode imaginar vocês dois agora com essas novas músicas. e se fizemos algumas das primeiras coisas da Yoko, como "Do not Worry, Kyoko" ou "Open Your Box" ou "Why" do álbum Plastic Ono - é apenas sua voz e minha guitarra e um baixo e bateria e eu Ouça todos aqueles licks que saiam agora de alguns dos grupos atuais. Então, podemos fazer isso. Mas não haverá bombas de fumaça, nenhum batom, sem luzes intermitentes. Tem que ser apenas confortável. Mas nós poderíamos rir. Nós nascemos de novo rockers, e estamos começando de novo.
Você também pode ter seu próprio programa de TV tardia - como "The Captain & Tennille". 
Sim, é claro que poderíamos. John e Yoko podem fazê-lo um dia. Muitas vezes falamos sobre isso. Pode ser divertido. Mas há tempo, certo? Muito tempo. Agora, aqui estamos na Planta Record, conversando com Jonathan Cott novamente para Rolling Stone. e será divertido estar na capa da Rolling Stone . Será divertido, não será, começar 1981 como 1968?
"Olhe para fora, garoto / É alguma coisa que você fez / Deus sabe quando / Mas você está fazendo isso de novo". 
Certo. E quem será o primeiro a ir - Lennon ou Rolling Stone ? Quem você acha que vai estar por mais tempo? Vida , Tempo , Newsweek , Playboy , Look , Rolling Stone ? Vamos encarar, as revistas vão e vem, executivos recorde vão e vem, as empresas gravadoras vão e vão, os produtores de filmes vão e vêm. Os artistas também vêm e vão. Que vida!
Você sabe, o último álbum que fiz antes do Double Fantasy foi Rock 'N' Roll, com a foto de capa de mim em Hamburgo em uma jaqueta de couro. No final de fazer esse registro, eu estava terminando uma faixa que Phil Spector me fez cantar chamado "Just Because", que eu realmente não sabia - o resto das músicas que eu fiz como adolescente, então Eu os conheci para trás - mas na verdade não conseguiria conseguir isso. No final desse registro - eu estava misturando-o ao lado - eu comecei a espiar e dizendo: "E então, nos despedimos da Record Plant", e uma pequena coisa na parte de trás da minha mente disse: "Você está realmente dizendo despedida?" Eu não tinha pensado nisso então. Eu ainda estava separado de Yoko e ainda não tinha tido o bebê, mas em algum lugar na parte de trás havia uma voz que dizia: "Você está se despedindo de todo o jogo?"
Aconteceu assim, como uma premonição. Não pensei nisso até alguns anos depois, quando percebi que eu realmente tinha parado de gravar. Eu encontrei a foto da capa - a foto original de mim na minha jaqueta de couro, encostada na parede de Hamburgo em 1961 - e pensei: "É isso?" Paro onde entrei, com 'Be-Bop-A -Lula '? " No dia em que conheci Paul, estava cantando aquela música pela primeira vez no palco. Há uma foto em todos os livros dos Beatles - uma foto de mim com uma camisa cheia; segurando um pouco de guitarra acústica - e eu canto "Be-Bop-A-Lula", assim como eu fiz nesse álbum.
Era como essa coisa pequena, e não havia consciência nele. Foi muito mais tarde, quando comecei a pensar sobre isso. Você sabe, como às vezes você sonha - é como uma premonição, mas essa foi uma premonição despertativa. Eu não tinha nenhum plano, sem intenção, mas pensei: "O que é isso, esta foto de capa de Hamburgo, este" Be-Bop-A-Lula ", esse dizer adeus da Record Plant?" E realmente estava realmente a dizer adeus, já que era a última faixa do álbum do Rock 'N' Roll - e fiquei tão feliz por acabar com isso - e também foi o fim do álbum.
É como quando um cara da Inglaterra, um astrólogo, me disse uma vez que não ia morar na Inglaterra. E não lembrei disso até eu estar no meio da minha briga de imigração para ficar neste país, e quando eu pensei: "O que diabos eu estou fazendo aqui? Por que diabos estou passando por isso?" Não planejei morar aqui, só aconteceu. Não havia sacos de embalagem - deixamos tudo em nossa casa na Inglaterra, nós estávamos apenas vindo para uma curta visita. mas nunca voltamos.
Eu estava no tribunal e as pessoas diziam que não era bom o suficiente para estar aqui ou que eu era comunista ou o que fosse. Então eu pensei: "Para o que eu estou fazendo isso?" E então lembrei-me desse astrólogo em Londres dizendo-me: "Um dia você viverá no exterior". Não por impostos. A história foi que eu deixei por razões fiscais, mas não fiz. Não recebi nenhum benefício, nada, eu ferrei completamente, perdi dinheiro quando saí. Então não tive motivos para sair da Inglaterra. Eu não sou uma pessoa que procura o sol como muitos ingleses que gostam de fugir para o sul da França, ou vão a Malta ou a Espanha ou a Portugal. George estava sempre falando sobre "Vamos todos ir e viver ao sol".
"Aí vem o sol." 
Certo, ele sempre está procurando o sol porque ele ainda mora na Inglaterra. E então ele clicou em mim, "Jesus, esse cara previu que eu ia sair da Inglaterra!" Embora no momento ele disse isso para mim, eu estava pensando: "Você está brincando?"
Às vezes você quer saber, quero dizer, realmente me pergunto. Eu sei que nós fazemos nossa própria realidade, e nós sempre temos uma escolha, mas quanto é preordenado? Existe sempre um garfo na estrada, e há dois caminhos preordenados que são igualmente pré-ordenados? Poderia haver centenas de caminhos onde alguém poderia seguir por lá ou por aí - há uma escolha, e é estranho às vezes.
E esse é um bom final para a nossa entrevista. Adeus, até a próxima.
O editor colaborador Jonathan Cott realizou a primeira entrevista de Rolling Stone com John Lennon , em 1968.
Esta história é da edição de 23 de dezembro de 2010 da Rolling Stone.
O comentário "mais popular do que Jesus" de John Lennon provocou ondas de protesto em 1966. Veja aqui.
Fonte:http://www.rollingstone.com/music/news/john-lennon-the-last-interview-20101223

Comentários