O QUE SÃO MENSAGENS SUBLIMINARES ?

 Imagem relacionada

O que são mensagens subliminares?

Você já deve ter visto algum destes filmes mas não sabia das mensagens invisíveis

É qualquer tipo de estímulo captado pelo cérebro humano de modo não consciente. Em outras palavras, são mensagens que entram nas nossas cabeças sem percebermos. Alguns especialistas acreditam que subliminares não existem, mas outros garantem que estamos cercados por estímulos “fantasmas” – visuais e sonoros, principalmente.
Os exemplos mais evidentes de mensagens subliminares são frases e imagens inseridas no meio de filmes tão rapidamente que não se consegue captá-las conscientemente. Muitas vezes fica a dúvida se você viu alguma coisa ou não, mas seu cérebro certamente captou a mensagem.
O limite entre a percepção consciente e inconsciente é incerto, mesmo porque varia de pessoa para pessoa. “Eu trabalho com o limite de 1 frame (0,04 segundo), mas os ingleses aceitam até 3 frames (0,12 segundo)”, diz o publicitário Flávio Calazans, professor da Faculdade Casper Líbero e autor do livro Propaganda Subliminar Multimídia. Um caso famoso é o do publicitário Jim Vicary, que, em 1956, inseriu as mensagens “Beba Coca-Cola” e “Coma pipoca” entre as cenas de um filme, o que teria aumentado o consumo do refrigerante em 57% e o de pipoca em 18% na saída do cinema.
Especialistas consideram esses números um pouco exagerados, mas poucos negam o poder publicitário das subliminares, principalmente com produtos já conhecidos e de baixo valor. No Brasil, as leis não proíbem esse tipo de estratégia, embora o Código de Defesa do Consumidor dê espaço para processos se você se sentir enganado. Já nos Estados Unidos e na Europa, as leis são mais rigorosas.
Em 1973, por exemplo, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos tirou do ar o filme publicitário do jogo Kusher Du sob a acusação de contrariar o interesse do público ao piscar várias vezes, em frações de segundo, a expressão “Compre-o”.
Resultado de imagem para clube da luta mensagem subliminar
Olho no lance Galã sobrenatural
No filme Clube da Luta, o personagem vivido por Brad Pitt é um doidão que trabalha, entre outras coisas, em um cinema. Uma das suas diversões é inserir imagens pornográficas em filmes infantis. Coincidência ou não, imagens do galã piscam na tela (durante 0,04 segundo) em quatro cenas antes da sua verdadeira aparição para o espectador. No final do filme, pouco antes de entrarem os créditos, um pênis toma conta da tela inteira por 0,1 segundo – tempo demais para não ser percebido.
Imagem relacionada
Escândalo na Disney
Em janeiro de 1999, os fãs dos estúdios Disney ficaram chocados com um comunicado divulgado pela empresa: todos os 3,4 milhões de fitas de Bernardo e Bianca seriam recolhidos das lojas e locadoras porque o desenho continha a imagem de uma mulher nua escondida em uma das cenas. Aos 28 minutos do filme, o casal de ratinhos passa em frente a um prédio cheio de janelas e, em uma delas, está a tal mulher peituda. A Disney classificou o caso como brincadeira de um estagiário.
Resultado de imagem para o exorcista 1973
Ruídos no silêncio
Não há dúvidas de que as cenas da garotinha Regan, de O Exorcista (1973), sendo possuída pelo demônio já seriam suficientes para nos roubar muitas noites de sono, mas o que você não sabe é que o filme ficou muito mais assustador graças a recursos subliminares. A trilha sonora está cheia de sons perturbadores em freqüência imperceptível. São ruídos como zunidos de abelhas e gritos de porcos durante o abate, inseridos até em cenas de silêncio total. A técnica rendeu ao filme o Oscar de Melhor Som.
Resultado de imagem para propaganda subliminar
O que é propaganda subliminar?
Assim são chamadas as mensagens de persuasão feitas para serem percebidas apenas no subconsciente. A primeira experiência do gênero foi realizada em 1956, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, pelo publicitário Jim Vicary. Durante a projeção de um filme, ele inseriu a frase “Beba Coca-Cola” numa velocidade tão rápida – aparecendo com apenas 0,003 segundo de duração – que ela passava desapercebida. O olho humano só capta imagens que duram no mínimo 0,02 segundo, mas, de acordo com Vicary, as mensagens ficavam gravadas na mente das pessoas – tanto que, no intervalo do filme, as vendas do refrigerante aumentaram 60%. Ele repetiu a experiência com a mensagem “coma pipoca” e obteve o mesmo resultado. Também é possível fazer propaganda subliminar com sons. “Uma técnica comum é usar batidas de coração como ruído de fundo para propaganda política.
O som fica quase imperceptível, principalmente se misturado à trilha sonora ou à fala do candidato, mas passa uma sensação de calma e segurança. O expediente já foi utilizado por políticos como Covas e Maluf, e nas propagandas de carro da Chevrolet”, afirma o publicitário Flávio de Alcântara Calazans, professor da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. O caso mais famoso aconteceu no Japão, em 1997, quando mais de 700 crianças tiveram ataque epiléptico por causa do desenho Pokemón. A animação trazia um estímulo luminoso – flashes coloridos imperceptíveis – que deveria causar uma sensação agradável, mas que provocou curto-circuito no cérebro das crianças. “Propaganda subliminar é crime em países como Estados Unidos e França, mas aqui no Brasil não existe uma legislação específica sobre isso – embora o Código de Defesa do Consumidor deixe claro que esse tem o direito de saber quando está diante de uma mensagem publicitária”, diz Flávio.
Fonte:https://mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/o-que-sao-mensagens-subliminares/

Resultado de imagem para o que são mensagens subliminares

Significado de Mensagem subliminar

Mensagem subliminar é um conteúdo dissimulado, uma mensagem visual ou auditiva escondida que atua no subconsciente da pessoa que é exposta à mensagem em questão.
São mensagens implícitas que têm algum objetivo predefinido e normalmente são usadas como uma forma subtil de incentivar algum tipo de comportamento, seja ele a compra de algum produto ou uma atitude no âmbito da ética e moral.
Em muitos casos, este tipo de mensagem é uma imagem escondida em um vídeo e que é imperceptível (ou quase) para a pessoa. Muitas vezes, esses conteúdos podem estar inseridos em apenas um frame do vídeo. Várias marcas já foram indicadas como utilizadoras de mensagens subliminares na sua estratégia de marketing.
No contexto musical, várias pessoas afirmam que existem mensagens subliminares em músicas, com frases que são proferidas de forma quase inaudível. Também existem casos em que mensagens obscuras podem ser ouvidas quando a música é reproduzida ao contrário.
Um dos principais exemplos deste tipo de mensagens se encontra em desenhos animados, e algumas pessoas afirmam que essas mensagens são introduzidas com o objetivo de influenciar crianças a tomarem algum tipo de atitude.

As mensagens subliminares estão relacionadas com teorias da conspiração e muitos exemplos de mensagens subliminares não podem ser confirmados. Frequentemente as mensagens subliminares estão relacionadas com o satanismo, organizações secretas, como os Illuminati, por exemplo.
Fonte:https://www.significados.com.br/mensagem-subliminar/
Resultado de imagem para propaganda subliminar

Comentários