O EGO E AS 3 QUALIDADES DA MATRIZ PRIMORDIAL


Imagem relacionada


O Ego e as 3 qualidades da Matriz Primordial


À medida que evoluímos e nos movemos espiritualmente em direção à Luz do Eu Superior, isso nos dá ainda mais luz e nossa aura brilha com tanta beleza e cor.

Quem não é feliz é o ego que resolve nos dar culpa e medo - e a sensação de que algo está errado - em troca do desconforto que sente de ser trocado pelo Divino Mestre.

Em cada aumento do nível de energia, é fatal sentir essa emoção de desconforto e inadequação. Então alegra-se em vez de se sentir mal, pense com justiça, que algo brilha mais forte e que o mal está sendo superado.

Kryon, de acordo com Lee Carroll, diz isso com freqüência e todos os gurus falam nesta situação. Eu digo mais ... é o mesmo para todos até que o ego seja completamente subjugado.

O maior problema do nosso dia é que as pessoas começam a servir os outros sem se curar primeiro e, de certa maneira, fazerem o serviço a si mesmas e, pior do que isso, sem primeiro abandonar o ego e dominar.

Eles acabam sofrendo muito e alguns desistem e fogem da espiritualidade porque têm suspeita e medo.

No entanto, a missão de alguns é evoluir e, em seguida, ensinar aos outros, portanto, há uma vontade indomável de descobrir a Verdade e a sobrevivência / resiliência nas condições mais severas que evitam desistir.

Agora eu sei que a combinação certa é uma certa disciplina (um pouco de ascetismo e renúncia total de certas experiências) e muita fé em Deus. Existe uma confiança cega em Deus que tem supremacia em relação ao ego e a todas as dificuldades da vida.Daqui vem uma alegria interior que transborda para o universo.

Mas e a maioria das pessoas?

Antes disso, devemos refletir sobre certos conceitos que a sabedoria védica nos transmitiu ao longo de inúmeras gerações. 


Prakriti é a matriz que contém todos os fenômenos possíveis. De acordo com a noção de causalidade aceita por Samkhya, qualquer efeito está potencialmente contido em sua causa específica. Entende-se que, por exemplo, o leite contém a manteiga em forma potencial latente. No entanto, o leite sozinho não pode gerar manteiga: é necessário um arranjo específico de causas complexas para que o efeito se manifeste.

Seguindo esse raciocínio, a teoria de Samkhya conclui que todos os fenômenos manifestos devem ser efeitos de uma causa primordial, uma matriz a partir da qual emana todos os fenômenos possíveis. Esta matriz é chamada Prakriti. Para que seja efetivamente a causa primária, é necessário que Prakriti não seja manifesto, uma vez que qualquer manifestação de sua parte seria um fenômeno causal e não a verdadeira causa. Além disso, como os efeitos são assumidos como provenientes de causas compostas, Prakriti também é composto por três qualidades chamadas Gunas . 

Purusha significa pessoa, espírito ou homem. Como vimos, Prakriti é a fonte de cada fenômeno, contém tudo o que tem causas específicas, que inclui nosso próprio corpo, nosso ego, pensamentos e tudo o mais fenômeno. A noção de Purusha não corresponde de forma alguma à nossa consciência lingüística ou mental de qualquer tipo. Nem está relacionado com a alma no sentido cristão da palavra, uma vez que também tem causas específicas, sendo considerado por alguns como equivalente aoAtma nos Vedas.

O conceito mais preciso de Purusha pode ser aprendido através da noção de "observador". Purusha é a consciência que observa os fenômenos de Prakriti.

Uma alegoria esclarecedora é a do homem no teatro ou no cinema: o espectador é o observador de um espetáculo que se desenrola diante dele, e ele eventualmente pode esquecer que ele é um espectador, sua imersão na história diante dele. Purusha e Prakriti são entidades distintas, bem como atores e espectadores, mas o espectador não reconhece sua verdadeira posição, mas sim identifica-se com a história. No entanto, a verdadeira autoconciência - Purusha - não é identificada com os fenômenos com os quais é testemunha. É apenas o observador. O Ego (Ahamkara) é que ele é erroneamente identificado com o que se desenrola na frente dele.

Note-se que o sofrimento não é entendido como o fruto de um pecado ou erro cósmico, mas sim o resultado do engano e da ignorância do ego, nunca do Purusha. O Purusha nunca está errado, apenas observa e sabe tudo. Daí resulta que a libertação do Samsara (roda do nascimento e da morte) pode ser alcançada através do verdadeiro conhecimento da natureza do Ser. 

Eu falei anteriormente nas 3 gunas ou qualidades da Nature ou Primordial Matrix (como Prakriti).

Eles são: sattva, rajas e tamas.

Sattva tem um caráter imaculado, é luminoso e livre do mal. Tem qualidades como bondade, luz e harmonia. Seu fruto sem mancha é o do ato bem feito e nela nasceu o Conhecimento. Quando no corpo a Luz do conhecimento ocorreu em todas as portas dos sentidos, o sattva cresceu. Está dominando raças e tamas que sattva cresce. E quando isso acontece e o corpo morre, o portador disso vem aos mundos imaculados que conhecem o Supremo. A Roda do Samsara foi estendida a este Ser.

Rajas cresce quando há ganância, agitação e o desejo de certas ações e não descansa nelas. Nela nasce cobiça e desejo. O fruto de Rajas é a dor. É dominando (e eliminando) sattva e tamas que rajas cresce. Quando o corpo morre nesta situação, a pessoa renascerá entre aqueles que se entregam a Ação.

Tamas cresceu quando houve o eclipse de toda a Luz, a inatividade e a indolência prevalecem. Ignorância, negligência e desrazão provêm deste guna. O fruto de tamas é ignorância e escuridão. Rajas e sattva foram eliminados e, quando o corpo morre, a pessoa renasce entre as matrizes dos tolos.


O que precisa ser entendido

É importante analisar nossas formas de atuação e "residir" na energia em que nos movemos e, a partir daí, procurar agir e viver mais sattvicamente.
Mas o mais importante é entender que existe aquele que é estranho aos 3 gunas e é aquilo que devemos ligar.


O ego e suas armadilhas

Essas noções infelizmente não são muito compreensíveis para a maioria das mentes ocidentais, mas a noção de ego é bastante comum e familiar.

O ego é importante para nossa sobrevivência, foi ele quem nos libertou de situações complicadas no passado. Hoje, quando começamos a evoluir e fazer yoga, meditação, etc., a Luz nos invade e os pânicos do ego porque perde o controle, mas em algum nível não tomamos a atitude certa.

Em algum nível entendemos que somos únicos, mas quando pensamos ser espirituais, sempre pensamos em ser iguais a essa pessoa que conhecemos e faz isso e aquilo ...

Isso nunca deve ser feito ... é entrar no modo rajas (ação gerada por inveja) com tamas (ignorância) para a mistura ... você percebe agora?

O que deve ser feito é seguir nossa vida o melhor possível e tentar fazer as ações prescritas, pelas quais nascemos pelo karma, da maneira mais luminosa possível. Nós não somos todos criados como carpinteiros ou astrofísicos e isso é bom.

Se somos atraídos pelo esoterismo não significa que tenhamos a capacidade de ser um clarividente, mas pode ser, por exemplo, ter a capacidade de ser uma boa mãe para nossos filhos (o que me parece ainda mais importante).

Da mesma forma, não devemos deixar nossa posição em um banco se acreditarmos que é materialista e não está de acordo com nossa evolução pessoal. Já pensou o contrário? Nós chegamos para trazer a Luz para a Matéria ... só podemos fazê-lo. 

Precisamos de mais infiltração em lugares onde há pouca luz para servir de farol. É isso ... para parafrasear Kryon, mais uma vez, seja um farol. E Gandhi, agora:

Resultado da imagem para horizon light

Seja a Luz que você quer ver no mundo!

 Imagem relacionada

Como é a pessoa que superou os 3 gunas e o ego?

A pessoa que permanece egocêntrica - enquanto observa as qualidades vê que estão em exercício - e, assim sendo, é sempre firme e igual em tristeza, como felicidade, desgraça e honra. E permanecer em equilíbrio para todos e todos são iguais: amigo ou inimigo, censura e louvor, agradável e desagradável. Ele também é indiferente e renuncia a todas as empresas, abandonando rajas, mas sem indolência e inércia, abandonando tamas e abraçando a Luz da vida interior que se sobrepõe a toda a vida material. Essa pessoa aceita sua ação prescrita, mas a executa abandonando seus frutos (karma), seja bom ou ruim. E é isso que a libertará da roda do nascimento.

Paz e amor
Curador64

tradução:  Sonia Cecilia  (obrigado  )(Isto é,

Copyright © Curadora64 Todos os direitos reservados. Você pode copiar e redistribuir este material, desde que não o altere de forma alguma, o conteúdo permanece completo e você inclui esse link de aviso de direitos autorais:  

Comentários