A DONZELA,A MÃE E A MAGA - OS ATRIBUTOS FEMININOS NA CULTURA CELTA

brux ca

A donzela, a mãe e a maga

Imagem relacionada

Dentro deste mundo de dominância feminina, a Grande Deusa encarnava os atributos que a cultura celta mais valorizava nas mulheres: a donzela, símbolo de pureza, amor e juventude; a mãe, figura fecunda que exercia o mistério da concepção, dominando o desenrolar das gerações; e a maga, dona dos mistérios do universo e senhora da terra e da lua.
Cada uma dessas emanações da Grande Deusa recebia uma série de significados e atributos dentro da crença da religião celta.
A donzela
Regia na época de lua crescente; sua cor emblemática era o branco ou os matizes mais luminosos do amarelo e do rosa. Sua figura representava o florescimento da vida, a primavera e a transposição das gerações.
A mãe
Era invocada nas noites de lua cheia; suas cores eram o vermelho e o verde, muito frequentes na simbologia dos povos de origem celta. Reinava em particular na plenitude do verão, representando a maturidade, a abundância e a fertilidade.
A maga
Último ponto do ciclo vital, reinava sobre o quarto minguante da lua; suas cores eram o preto, o cinza e o vermelho-escuro. Simbolizava a união da velhice e da sabedoria, o inverno da vida que prepara um novo renascer na reencarnação.
Dependendo do momento e do propósito do ritual, ou do próprio ritual, a Grande Deusa podia ser invocada sob qualquer uma das três figuras. Às vezes aparecia acompanhada por Cernunnos, o deus cornífero, o qual algumas tradições consideram seu consorte e outras, uma emanação do lado masculino da Divindade.
Extraído do livro: O Livro Secreto da Magia Celta, de Montse Osuna
Fonte:http://www.imagick.com.br/?p=26525
Imagem relacionada

Comentários