AIKIDO - ONDE AS ARTES MARCIAIS E A ESPIRITUALIDADE SE FUNDEM


Aikido – Onde as Artes Marciais e a Espiritualidade se fundem


Aikidô significa: Ai : harmonia 合; Ki : energia 気;  : caminho 道 e é uma arte marcial fundada pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), na década de 40. Porém para definir o aikido vai além de ser apenas um esporte. Essa arte marcial também também evoca o lado espiritual de quem pratica, o aikidoca.

Pelas palavras do O’ Sensei: “Aiki significa a união entre o corpo e o espírito e é a manifestação dessa verdade. Mais do que isso, Aiki nos permite harmonizar o céu, terra e a humanidade“. Outro provérbio conhecido do grande mestre: “Caímos sete vezes e nos levantamos oito” (Nanakorobi Yaoki).
Morihei Ueshiba não foi simplesmente aquele que inventou uma arte marcial. Ele é considerado um pioneiro, aventureiro, poeta, filósofo, um artista marcial de habilidade quase sobrenatural e, finalmente, um pacifista. Muito do que ele ensina são coisas que não se aplica somente ao esporte. Se aplicam também ao nosso cotidiano e à nossa vida. Veja também Os 7 Princípios do Bushido.

Mas não podemos negar que esse pequenino grande homem,careca e de barba branca além de sábio, também impressionou em seus combates, onde vencia seus oponentes, com mais de metade da sua idade e o dobro do seu tamanho e peso.
A arte por ele criada, o Aikido, é uma mistura de muitas artes tradicionais, da época dos samurais. O Aikido é uma arte marcial moderna que não busca lutas nem competições e é por isso que é chamada de a Arte da Paz e Ueshiba Sensei é reverenciado por estudantes de aikido como O’ Sensei ou o Grande Mestre.

Nas palavras do próprio mestre, aqui estão cinco razões pelas quais você deve estudar aikido.

1. “O progresso vem para aqueles que treinam e treinam.
Parece óbvio, não é? Simplificando, treinamento de aikido é viciante. A maioria das pessoas que começam a treinar aikido, querem treinar mais e mais. Isto acontece porque aikido trabalha tanto mentalmente e fisicamente e requer toda a sua concentração.
Você fica tão focado em lembrar as técnicas, que mal vai notar como sua resistência e aptidão cardiovascular aumentam; seu físico se torna mais enxuto e flexível e sua postura melhora. E estes são apenas alguns dos benefícios que o aikido traz para a saúde.
2. “É a Arte da Paz porque controla a agressão sem ocasionar lesão “
Aikido é essencialmente uma arte marcial de auto defesa. As técnicas de utilizar os movimentos fluindo para redirecionar a força de um ataque e subjugar ou desarmar um adversário sem causar nenhum dano permanente.
Isto significa que o aikido não precisa de muita força física para ser eficaz, tornando-se especialmente popular entre as mulheres. Pode ser uma forma muito eficaz de auto defesa tanto que o Aikido é ensinado à Polícia Metropolitana de Tóquio e é obrigatório para oficiais do sexo feminino.
3. “Quando alguém vier com raiva, cumprimente-o com um sorriso. Este é o maior tipo de arte marcial. “
A filosofia por trás do aikido é que simplesmente derrotar um oponente através de uma maior força física só vai aumentar a sua agressividade e criar um desejo de vingança. A ideia é envolver o atacante de uma maneira que o fará perder qualquer tipo de hostilidade por você.
Em outras palavras, o Aikido ensina como fazer amigos. É uma ótima maneira de conhecer pessoas, aprender sobre a cultura japonesa e pegar um pouco da língua. Se você não pode falar japonês, isso não é problema. Aikido é estudada em todo o mundo por pessoas de diferentes nacionalidades, raças e religiões e, quando eles vêm juntos nas esteiras, a língua comum do aikido transcende todas as diferenças.
4. “Aikido é um caminho que segue os princípios naturais, princípios que devem ser aplicados à vida diária.”
Não importa o quanto nós treinamos ou o quanto podemos aprender com a nossa formação. O treinamento é inútil se esquecermos os ensinamentos quando saímos do dojo. Os princípios aprendidos no aikido pode ser aplicado em qualquer situação – no trabalho, em casa e em todas as nossas relações interpessoais. Muitos alunos acham que a confiança e positividade que ganham através do seu treinamento logo permeia todos os outros aspectos de suas vidas.
5. “Um verdadeiro guerreiro é invencível porque não existe derrotas
Não existem competições, brigas ou competições em aikido. Isto porque “competir com os outros enfraquece e derrota você” e cria um foco na competição, rankings e resultados. A única competição é com você mesmo, para melhorar a sua técnica e para ser o melhor que você possa ser.
Sem brigas é outra razão pela qual o Aikido é popular com as mulheres e é apropriado para crianças de todas as idades, pois lesões são raras de acontecer, o que torna o esporte agradável , fazendo com que as pessoas o pratique por muito tempo.
Se você gosta de artes marciais, então conheça o Aikido, uma boa arte que trabalha a autodefesa, a espiritualidade e a saúde física e mental. Como diz o grande Mestre:
“Aikido não é uma técnica para lutar com ou derrotar o inimigo. É o caminho para reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma só família.” – Morihei Ueshiba
Fonte:http://www.japaoemfoco.com/aikido-ensinamentos-do-grande-mestre-ueshiba-morihei/

Se quiser saber mais sobre o Aikido no Brasil visite esses sites:


Aikido, o caminho
da sabedoria

Uma vida no Aikido
Biografia do Fundador
Morihei Ueshiba

Aikido, O Desafio
do Conflito

Comentários