CABALA : A ÁRVORE DA VIDA - UM ENFOQUE COMPREENSVO

Resultado de imagem para como interpretar a arvore da vida cabala
Resultado de imagem para como interpretar a arvore da vida cabala

Por Nadaw Crivelli e Rosane Queiroz
Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves  

Afinal, o que é cabala? Primeiro é importante saber o que não é. Não é uma espécie de numerologia que ajuda a ganhar na loteria. Não deve ser confundida com algum ritual mágico para invocar espíritos nem corresponde à última novidade entre tantas que surgem no imenso mercado místico. “A cabala é um código pra decifrar as leis espirituais que regem o Universo e comandam nosso destino”, diz a astróloga cabalista Graziella Marraccini, de São Paulo.  
De origem Judaica, a cabala se baseia no “Zohar”, um livro de 2 mil anos, também conhecido como “Livro da Revelação”. Durante séculos, esta sabedoria foi transmitida apenas aos rabinos e a poucos eleitos.
 Hoje é ensinada livremente e tem adeptos como Madonna e Mick Jagger. A palavra cabala, em hebraico significa “receber”, e representa um conhecimento revelado por Deus – os estudiosos acreditam que, quando Moisés desceu do Monte Sinai com as Tábuas da Lei, na verdade, teria trazido a cabala.  
Ali, estaria impresso o plano da criação do mundo, uma espécie de DNA do Universo, que se baseia nas 22 letras do alfabeto hebraico e na Árvore da Vida – aquela, também chamada de Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, proibida para Adão e Eva no paraíso.  

O MAPA DA SABEDORIA
A Árvore da Vida é uma estrutura composta por dez esferas, ligadas por 22 caminhos, que correspondem às letras do alfabeto hebraico, cada uma com um significado que ativa determinada vibração. O conjunto dessas dez esferas se chama sefiroth (é o nome no plural; no singular, é sefirah) e simboliza os frutos da arvora da Vida. Cada sefirah representa um talento ou uma característica que a pessoa tem, mas nem sempre desenvolve ou utiliza corretamente. Durante a vida, as pessoas atravessam várias vezes os dez sefiroth – um a cada ano. “O estudo e a prática da cabala nos ajudam a entender em qual ponto estamos e quais obstáculos precisamos superar para evoluir espiritualmente”, diz Graziella.
Um dos principais fundamentos da cabala é a crença na reencarnação e na lei de causa e efeito: isso significa que, se uma pessoa tem atitudes que geram conseqüências negativas, seu desenvolvimento espiritual é prejudicado. Quando ela morre e reencarna, retorna as dificuldades no ponto em que as deixou. A Árvore da Vida funciona como uma bússola na jornada evolutiva da  alma, e também ´pode ser utilizada em qualquer processo criativo.
“Para dar vida a um projeto, temos de fazer o caminho da Árvore, de 1 a 10, compreendendo a natureza de cada energia envolvida no processo, para conseguir superar as dificuldades”, diz a astróloga.  

DE CORPO E ALMA
Quando a vida de uma pessoa “não anda” em algum aspecto, ou quando um projeto não vai para frente, é sinal de que alguma etapa da cabala está mal resolvida. Nesse caso, é necessário fazer uma análise de todo o processo. Identificado o problema, a pessoa pode ativar a vibração de determinada sefirath, meditando sobre os símbolos e os 22 caminhos da Arvore da Vida, que  também correspondem aos 22 arcanos maiores do tarô.
A Árvore da Vida representa ainda os pontos do corpo humano e deve ser vista como se a pessoa estivesse de frente para o espelho: A coroa, no alto, corresponde ao hemisfério cerebral direito; no meio da coluna da esquerda, fica a esfera ligada ao braço esquerdo, e assim por diante. Esses pontos estão ligados aos chacras – centros de energia -, que têm funções diferentes, de acordo com sua localização. É fundamental tomar consciência da função de cada sefirah e desenvolvê-la. Com base nos dez sefiroth também é possível definir dez categorias de pessoas, com qualidades e defeitos.
A proposta da Árvore da Vida é que o ser humano vivencie cada uma delas, ao longo de sua existência.  

AS TRÊS PORTAS DE ACESSO
Para saber em qual ponto da cabala você está, some os números de sua idade (por ex.: 35 = 3 + 5 = 8). O resultado é o número da sefirah que corresponde à etapa e à categoria de pessoas da qual você faz parte este ano. Se o número for. 1 ou 10, leia os dois porque um leva ao outro (1 +0 = 1). O 10 é o fim do ciclo, que recomeça no 1.
A segunda maneira é pelo número que aparece com freqüência em sua vida, ou em datas importantes. Se necessário reduza os algarismos a um número de 1 a 10
O terceiro modo de ler é relacionando alguma do seu corpo que se manifesta de maneira insistente, através de dor ou doença, a sefirah correspondente.  

Árvore da Vida com Da´at
Fonte: Cabala o Caminho da Sabedoria – Elizabth Clare Prophet – Ed. Nova Era

NOME SEFIRAH 
SIGNIFICADO 
DESCRIÇÃO 
CATEGORIA 
QUALIDADES 
DEFEITOS
1
KETER
A Coroa
A coroa indica que este é um ano de iniciativas, de buscar novos desafios e começar projetos. Simboliza a transcendência, o desejo de evoluir, e traz a sensação de que há alguém ou alguma situação convidando-o a crescerPríncipes: São pessoas conselheiras, idealistas, que elaboram projetos ousados, confiantes na possibilidade de melhorar de vida. Geralmente desenvolvem atividades de consultoria e não temem grandes responsabilidades.Força de vontade, otimismo, confiança no lado bom da vida e do ser humano, capacidade de encontrar prazer nas coisas simples.Orgulho, pouco senso prático, tendência a sonhar demais e a se distanciar da realidade.

NOME
SEFIRAH 
SIGNIFICADO 
DESCRIÇÃO 
CATEGORIA 
QUALIDADES 
DEFEITOS
2HOKMAHA SabedoriaEsta sefirah sinaliza um ciclo em que a pessoa precisa se desligar do lado racional e ouvir o coração, para se conectar com seu destino. Ligada à intuição, representa os insights, que surgem nos momentos em que o silêncio diz mais do que as palavras, revelando a essência das experiências da vida.Sábios: São pessoas profundas, reflexivas, silenciosas. Não temem os paradoxos da existência e sentem que a luz e a escuridão são pólos indispensáveis na trajetória evolutivaIntuição, capacidade de concentração, talento para ensinar, preferência pelos valores essenciais.Frieza, desejo de isolamento, dificuldade de comunicação

NOME SEFIRAH 
SIGNIFICADO 
DESCRIÇÃO 
CATEGORIA 
QUALIDADES 
DEFEITOS
3BINAHA CompreensãoA compreensão implica dar forma e texto às idéias e lampejos intuitivos vividos nas etapas 1 e 2. O plano está cristalizado. É o momento de colocar as idéias no papel e encontrar o caminho para a realização. Para isso, esta sefirah diz que é preciso unir coração e mente.Inteligentes: São pessos que  se guiam pela mente: escritores, cientistas, pesquisadores e intelectuais.Facilidade de comunicação e de adaptação a ambientes diferentes, produtividade: calor nos sentimentos.Tendência ao ateísmo, confiança somente nas capacidades intelectuais, complexo de superioridade.

NOME
SEFIRAH 
SIGNIFICADO 
DESCRIÇÃO 
CATEGORIA 
QUALIDADES 
DEFEITOS
4
HESEDA CompaixãoA compaixão é o desejo de se dar sem limites ou segundas intenções. Sinaliza um ano de expansão social, em que você vai compartilhar projetos e encontrar seu lugar na sociedade. O número 4 ligado a esta sefirah, representa a estabilidade. É como se, na esfera anterior, você estivesse sentada em um banquinho de três pernas e agora pudesse se acomodar em uma cadeira, segura, com quatro pernas firmes.Generosos. São aqueles que se dedicam a ações humanitárias. Quando gostam de uma pessoa se esforçam para ajudá-la, mesmo que recebam em troca multo menos,Generosidade, altruísmo, profunda capacidade de amar a ponto de ser até maternal.Tendência a se deixar influenciar e sufocar pelos problemas dos outros, ingenuidade, fraqueza nas relações de trabalho com superiores.

NOME
SEFIRAH 
SIGNIFICADO 
DESCRIÇÃO 
CATEGORIA 
QUALIDADES 
DEFEITOS
5GEBURAHA ForçaPrepare-se para um ano de luta: é um momento de arregaçar as mangas e partir da teoria para a prática. Você vai defender o que já conseguiu ou partir para a conquista de um novo território. A sefirah da força indica que é preciso dizer “chega” e afastar qualquer ameaça aos seus objetivos. Para isso, terá de dominar emoções negativas como raiva, medo, tristeza, e reforçar a coragem.Fortes: É a categoria dos atletas ou dos que assumem grande volume de trabalho. Pessoas que sabem se defender e dizer "não" com bom senso. Não se, misturam a qualquer um e têm iniciativaDeterminação, capacidade de Improvisação, espírito empreendedor.Agressividade, egoísmo, ciúme, tendência ao Isolamento.

NOME SEFIRAH 
SIGNIFICADO 
DESCRIÇÃO 
CATEGORIA 
QUALIDADES 
DEFEITOS
6TIPHERETA BelezaA beleza é a vivência do amor universal, que traz o equilíbrio e a serenidade da alma. É um ano para entrar em contato com o lado belo da vida. Um momento mágico, de muita criatividade, em que você vai se desligar do "eu" para pensar no todo, e ampliar suas relações de amizade.Guias: Esta é a categoria das pessoas equilibradas que ensinam dando o exemplo. É o caso dos artistas que desenvolvem seus talentos pelo amor à arte e não apenas para ganhar dinheiro. São pessoas de coração aberto, capazes de se comunicar, sem se envolver exageradamente. Sabem amar, respeitando os próprios limites, e sabem criticar na hora certa, sem exagerar.Forte senso estético, alegria contagiante, espontaneidade, sociabilidade, vocação para o magistério.Vaidade, leviandade, ausência de ética, egoísmo.

NOME SEFIRAH 
SIGNIFICADO 
DESCRIÇÃO 
CATEGORIA 
QUALIDADES 
DEFEITOS
7NETZAHO triunfoO triunfo se manifesta quando nos mantemos inabaláveis diante das dificuldades. Sinaliza um período de realizações, seja no amor ou no trabalho, depois de superar uma série de obstáculos. É como se você tivesse plantado e regado uma flor durante um bom tempo e agora ela florescesse. No caso de um projeto, seria o momento em que ele está pronto para decolar.Profetas: São pessoas Intuitivas, que conseguem visualizar o próprio futuro e o dos outros. Têm facilidade de de Interpretar os acontecimentos, sem se deixar influenciar pela maioria, e se dedicam ao trabalho com constância e perseverança.Determinação, resistência, paciência, prudência.Conservadorismo, falta de flexibilidade, apego ao passado.

NOME SEFIRAH 
SIGNIFICADO 
DESCRIÇÃO 
CATEGORIA 
QUALIDADES 
DEFEITOS
8HODA renovaçãoA renovação indica uma fase de compartilhar desejos, em busca de parcerias para viabilizá-los. Favorece as atividades ligadas à comunicação, como escrever e fazer contatos. Mas também é nesse ponto que muita gente desiste afinal, a renovação implica tomar iniciativas para fazer acontecer o que planejou até aqui.Aprendizes. São pessoas curiosas, que gostam de buscar e a compartilhar conhecimento. Gente que está sempre interagindo com as outras pessoas, expressando opiniões e aperfeiçoando a comunicação.Dinamismo, facilidade de trabalhar em grupo, tino comercial, espírito livre, sociabilidade, rapidez na tomada de decisões.Dispersão, confusão mental, excesso de autoconfiança, impaciência, instabilidade emocional, dificuldade em aceitar perdas.

NOME
SEFIRAH 
SIGNIFICADO 
DESCRIÇÃO 
CATEGORIA 
QUALIDADES 
DEFEITOS
9YESODO FundamentoJustos: São pessoas generosas, com forte senso de justiça e instinto maternal. Em geral, estão no final da gestação de uma idéia, de uma obra, ou mesmo de um filho – não é a toa que a gravidez dura 9 meses.Sinceridade, talento para aconselhar, simpatia, honestidade, forte ligação com o inconsciente.Traumas psicológicos, confusão mental, tendência a vícios, envelhecimento precoce.

NOME SEFIRAH 
SIGNIFICADO 
DESCRIÇÃO 
CATEGORIA 
QUALIDADES 
DEFEITOS
10MALKUTO ReinoO reino indica um ano de vitórias – a jornada chegou ao fim, é o momento de usufruir tudo o que você lutou para construir. O sentimento de missão cumprida traz maior controle sobre a própria vida. Ao mesmo tempo, provoca a sensação de esvaziamento, de fim de ciclo, o que leva a refletir sobre novas iniciativas.Rainhas: São as pessoas que alcançaram uma posição de comando e de responsabilidade – grande ou pequena. Sabem reconhecer a importância da matéria sem ser materialista, e usar poder e dinheiro com bom senso.Carisma, nobreza, senso de organização, força, espírito de liderança.Ambição exagerada, tirania, tendência ao despotismo, frieza, depressão, sensação de solidão


Adão Kadmon (literalmente “Homem Primordial”) é o arquétipo divino andrógino, a imagem primordial e semelhança de Deus em que fomos feitos. Alguns cabalistas ensinam que quando as sefirot emanaram de Ein Sof, elas tomaram primeiro a forma de Adão Kadmon
Fonte: Cabala o Caminho da Sabedoria – Elizabth Clare Prophet – Ed. Nova Era



Os três Pilares
Fonte: Cabala o Caminho da Sabedoria – Elizabth Clare Prophet – Ed. Nova Era

PARA SABER MAIS:
  
“O caminho” (Ed Imago), de Michael Berg
“A Cabala Mística” (Ed. Pensamento), de Dion Fortune

Fonte:http://www.viccoconsultores.com.br/espiritualidade/cabala.htm


...............................................................................................................................

Comentários