VOCÊ PARECE COM SEU NOME ? É PROVÁVEL QUE SIM

Pixabay

Você parece com seu nome? É provável que sim

Todos têm nome. Um dos poucos aspectos sociais que todos os seres humanos têm em comum. Os nomes são parte da identidade, uma espécie de rótulo que, em grande parte dos casos, será carregado pelo resto da vida. E se a importância do nome não parar por aí?
Essa é a premissa do estudo publicado este ano no Journal of Personality and Social Psychology. Os pesquisadores da Universidade Hebréia de Jerusalém sugerem que a aparência facial de cada um pode realmente ser determinada de acordo com o nome.
Uma série de experimentos envolvendo essa curiosa associação entre nomes e aparências indica que estereótipos culturais atribuídos aos nomes têm papel importante, e mais. O estudo também sugere que as pessoas podem ser propensas a se adaptar à aparência específica do próprio nome.
Em um dos experimentos os pesquisadores apresentaram rostos de estranhos e cinco possibilidades de nomes. Em 35% do tempo as pessoas escolheram o nome certo. Acima do nível randômico de aproximadamente 20% de chances.
Para os pesquisadores, o efeito pode ser resultado, ao menos em parte, dos estereótipos culturais associados com os nomes, já que os voluntários não acertavam a associação quando os nomes eram de países com idioma diferente do deles.
Para tirar as dúvidas
Os cientistas também criaram um algoritmo de computador que tentasse descobrir os nomes de rostos aleatórios com base em características da aparência facial. O computador acertou os nomes de 60% dos 94 mil rostos.
Isso levou os pesquisadores a teorizar que não apenas pessoas que compartilham o mesmo nome têm características faciais em comum, mas que essas características são moldadas de acordo com o esperado de cada estereótipo, já que a aparência facial é suscetível a muitas mudanças externas, como barba e cortes de cabelo, por exemplo.
Para eles, a interferência estética do nome no rosto pode ser reforçada porque as próprias pessoas inconscientemente ajustam a aparência para se enquadrar com as normas culturais e as sugestões associadas com os próprios nomes.
Embora o mundo acadêmico não tenha sido unânime em relação a aceitação do estudo, vale lembrar que não é de hoje que esse assunto dá o que falar no mundo científico. Uma série de estudos feitos em meados de 1900 mostram que nomes podem ter efeito psicológico sobre a autopercepção e a saúde mental.
Seja qual for a interferência dos nomes na aparência, personalidade ou saúde, talvez valha a pena pesquisar um pouco mais na hora de escolher os nomes dos filhos.
Por Gislene Trindade
Fonte:https://br.yahoo.com/noticias/voce-parece-com-seu-nome-e-provavel-que-sim-205112035.html

Comentários