OS ESTRANHOS ANIMAIS HÍBRIDOS CRIADOS PELA MUDANÇA CLIMÁTICA

camaleao2
O aquecimento global pode levar espécies inteiras à extinção!

OS ESTRANHOS ANIMAIS HÍBRIDOS CRIADOS PELA MUDANÇA CLIMÁTICA

Pesquisadores do departamento de ecologia da Universidade de Tuscia, na Itália, acreditam que a mudança climática fará com que sejam cada vez mais frequentes os casos de hibridização entre diferentes espécies animais.
Na Europa, por exemplo, estão sendo registrados vários cruzamentos entre sapos-europeus (bufo bufo), uma espécie presente em quase todo o continente, e sapos-baleares (bufotes balearicus), naturais do sul da Itália. Os dois animais, inclusive, sincronizaram seus ciclos reprodutivos – apesar de os girinos resultantes da união apresentarem problemas genéticos e não serem capazes de completar o ciclo da metamorfose.
Embora a reprodução entre espécies com semelhanças genômicas tenha sido fundamental na história da evolução natural, o aquecimento global está acelerando o processo e provocando, muitas vezes, a extinção de espécies inteiras.
Os cientistas acreditam que é essencial entender a diferença entre o processo natural de cruzamento entre as espécies e a hibridização causada pela atividade humana, sendo essa última uma séria ameaça para os ecossistemas


PLANETA TERRA – EXTINÇÃO DE ESPÉCIES

Um dos piores genocídios biológicos da história da Terra pode acontecer em meros 50 anos, a menos que se tomem medidas imediatas para deter o aquecimento global. Mais da metade (52%) das espécies de animais e plantas que existem poderá estar extinta ou em risco de extinção caso a temperatura média do planeta suba mais que 2 graus Celsius até lá.
Se o aquecimento for menor que 2 graus, a perda será de 24%. O estudo foi publicado na revista Nature por um grupo de cientistas que incluiu uma bióloga brasileira.
Causadas pela emissão descontrolada de gases que pioram o efeito estufa, os efeitos das mudanças foram estimados em quase todos os cantos do planeta.
As projeções utilizam o conjunto de condições ambientais necessário para que uma espécie sobreviva. Na maioria dos casos, quando se leva em conta o aquecimento, essas condições simplesmente desaparecem, e o bicho não tem para onde correr. A queima de combustíveis fósseis (petróleo e derivados), são os principais vilões do aquecimento global.

Fonte:https://megaarquivo.wordpress.com/2017/05/19/13-258-os-estranhos-animais-hibridos-criados-pela-mudanca-climatica/

Comentários