11 OBRAS DE PABLO PICASSO QUE REVOLUCIONARAM A ARTE

11 Obras de Picasso que revolucionaram a arte mundial

Mulher Sentada

11 Obras de Picasso Que Revolucionaram a Arte


Pablo Picasso (25 de outubro de 1881 - 8 de abril de 1973) foi um pintor espanhol que passou grande parte de sua vida na França. Considerado um dos maiores gênios e grandes inovadores da arte no século 20, ele causou um grande impacto com o seu estilo cubista, que se tornou referência para artistas posteriores, e objeto de estudo de acadêmicos e intelectuais. Pintor desde a juventude, Picasso experimentou muitos estilos, de acordo com as várias teorias que estudou, mas é especialmente lembrado como o cofundador do cubismo.
Veja aqui 11 dos seus mais notáveis e importantes trabalhos
 
1. Los Tres Músicos
Esta obra fica no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa). Com 2 metros de altura, foi feita em 1921 na cidade de Fontainebleau, na França, enquanto ele vivia com a família. A pintura exemplifica o seu estilo cubista, originário de recortes de papel, e por isso se assemelha a um quebra-cabeças. A pintura mostra um arlequim, um pierrot  e um monge. Muitos acreditam que eram o escritor Guillaume Apollinaire e o poeta Max Jacob, que morreram durante a época em que ele fazia a pintura.
2. Mulher no Espelho
Esta pintura foi vista pela primeira vez em 1932, com uma das modelos favoritas de Picasso, Marie Therese Walter. A obra teve diversas interpretações no decorrer das décadas, e ao que tudo indica, a face amarela da mulher indica os períodos felizes com o pintor. Já o reflexo no espelho é mais escuro, pois demonstra o olhar da mulher de si mesma, mais negativo e incerto.
3. O Velho Guitarrista Cego
Esta pintura de tons sombrios remete ao trabalho do grande El Greco. Trata-se de uma demonstração de luto a um amigo de Picasso, Casagemas, que cometeu suicídio em 1903. Os dois se mudaram juntos para Paris em busca de fama e dinheiro, mas Casagemas se desesperou por não conseguir o que queria, e Picasso também estava bastante deprimido. Esta obra caracteriza um dos períodos mais depressivos do pintor, que foi de 1901 a 1904.
4. Mulher Sentada
Esta obra foi feita em 1937, no período mais prolífico do artista e é considerado um dos seus trabalhos mais importantes. Os tons de vermelho se defrontam com os de verde, o que dão ao quadro um senso de animação, típico de seus traços. Nesta época, Picasso já estava incrivelmente famoso, e o seu amor pela mulher foi representado com muita inspiração e vigor.
5. Dora Maar au Chat
Em Dora Maar com o Gato, Picasso mostra sua amante Dora Maar de forma brilhante neste retrato, um tipo de arte que ele até então nunca havia feito antes. Por ser tão importante, um licitante russo foi sortudo o bastante por ter conseguido comprar a obra em 2006 em um leilão da Sotheby’s, em Londres. O preço era nada menos de mais de 95 milhões de dólares, o equivalente a mais de 280 milhões de reais.
6. Nu Azul
Durante a fase sombria de sua vida, o jovem Picasso pintou esta jovem em lágrimas. O ano era 1902 e ele estava destruído por causa da morte de um amigo. Usando apenas uma cor, Picasso foi capaz de transformar a sua dor em um belo e profundo trabalho artístico. A obra mostra a mulher de costas, e indica seus sentimentos de rejeição, tristeza e isolamento.
7. Le Rêve (O Sonho)
Esta é a pintura de Marie Therese Walter feita em 1932 em apenas uma arte. As linhas sugestivamente sensuais são contornadas por cores contrastantes. Depois de sofrer danos e ser restaurado, o quadro foi vendido em 2013 por 155 milhões de dólares, mais de 460 milhões de reais.
8. Asleep
Aqui vemos Marie There Walter descansando tranquilamente entre duas cores contrastantes, vermelho e verde. Feita em 1932, a obra exemplifica o fascínio que Picasso tinha nas diferenças entre beleza e feiura. As mãos de Marie chamam atenção, justamente pelo fato de se parecerem garras de um animal primitivo.
9. Nu, Folhas e Busto
Um dos trabalhos mais importantes do pintor, esta obra-prima de 1932 foi vendida em 2010 por 106,5 milhões de dólares, cerca de 318 milhões de reais. É mais um retrato de Marie Therese Walter e intriga críticos de arte por décadas. Duas sombras passam pelo corpo de Marie, e até hoje ninguém sabe o significado disso.
10. Les Demoiselles d’Avignon
Esta pintura surpreendente produzida em 1907 alavancou a carreira de Picasso. Um estudo verdadeiramente impressionante e inovador em reducionismo e espaço, esta pintura está entre uma das criações mais surpreendentes da arte. Levou nome meses para ser feita, e mostra o seu interesse na arte africana. As personagens são cinco prostitutas de um bordel em Barcelona. Após a sua primeira revelação em 1916, a pintura foi amplamente considerada como uma obra ‘imoral’.
11. Guernica
Criada em 1937, Guernica é considerada a representação mais sincera e dolorosa do sofrimento da guerra. A pintura foi feita em resposta ao bombardeamento da aldeia de Guernica pelas forças nazistas e italianas a pedido de nacionalistas espanhóis. A obra teve imensa importância e influência época, pois ajudou a espalhar os horrores da guerra civil espanhola em todo o mundo.

Fonte:http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=9219

Comentários