VIAJE NO TEMPO COM A RÚSSIA INDÍGENA


Rússia indígena

VIAJE NO TEMPO COM A RÚSSIA INDÍGENA



Escrito por Magdalena Mandryk em 17 de maio de 2016

A Rússia Indígena refere-se a tribos antigas do Extremo Norte, da Sibéria Central e do Sul e do Extremo Oriente que vivem nos mesmos territórios e mantêm o mesmo estilo de vida e tradições ao longo de séculos. 41 tribos chamadas foram reconhecidas pela lei russa no ano 2000 como um "Indígenas Menores da Rússia". Os povos indígenas maiores tais como o Sakha (igualmente chamado Yakuts) e Komi criaram seus próprios estados pequenos dentro da mãe Rússia.
"O ar, a terra e a água são abençoados." (Carta de Raipon)
Indígenas da Rússia
Foto por Bryan Alexander
Alguns aborígenes russos são nômades que migram todos os anos através da tundra ártica com seus rebanhos de renas. Os outros, habitantes da floresta de tundra ou taiga, vivem em aldeias que praticam atividades tradicionais como a criação de renas, a caça, a pesca e a coleta, vivendo em pia com a mãe natureza.
"A natureza é a fonte da vida." (Carta de Raipon)
As línguas que as diferentes tribos usam são variadas, mas muitas delas pertencem ao grupo etnolinguístico uralico - yukagirano, altaico e eskimo-aleutiano.
Indígenas da Rússia
Foto por Alexander Nikolsky

XAMANISMO

A religião das pessoas na Rússia indígena está fortemente ligada à natureza. A religião da natureza chamada animismo significa que as entidades não-humanas, como plantas ou animais, possuem uma essência espiritual, bem como fenômenos naturais como o sol, a lua, as estrelas, a água eo fogo. Eles acreditam que cada planta ou animal tem uma alma. O culto ancestral é também uma parte essencial de sua religião. A crença de que adorar esses espíritos - espíritos de seus antepassados, espíritos de animais e plantas, espíritos da água da terra - os ajudará a resolver seus problemas.
Um xamã é uma pessoa que tem acesso a espíritos e uma influência no seu mundo. Dentro das comunidades indígenas russas, os xamãs eram freqüentemente adorados como santos e podiam ter uma influência maior do que os líderes da tribo. Eles praticam rituais com danças rituais e sons de bateria no estado de êxtase graças a ervas intoxicantes. Graças ao seu conhecimento de ervas como uma cura xamãs foram também respeitados curandeiros de doenças e doenças. Eles também eram especialistas em adivinhação.
Indígenas da Rússia
Foto por galkarazin
As fêmeas também poderiam ser um xamã. Por exemplo, o "Conto do Shaman Nisan", peças muito populares de folclore entre algumas tribos nativas da Sibéria, conta a história sobre a ressurreição do filho de um proprietário rica por um xamã feminino.
Durante a era soviética, os xamãs estavam sendo reprimidos por causa de sua influência dentro das comunidades. Alguns elementos do xamanismo foram mantidos hoje em dia, mas às vezes os ceremonials servem como atrações tourist. 
De acordo com seus mitos e épicos há também um deus do céu supremo chamado Tengri que se acredita ser o criador do universo.
Indígenas da Rússia
Foto por Bryan Alexander
Os Nenets, também chamados Samoyeds, são uma das tribos mais comuns na península de Yamal, no norte da Rússia ártica. Nenets chamado reivindicou o território muito acima do círculo ártico que é coberto de gelo para a maior parte do ano - "o fim do mundo" e é a sua casa por mais de mil anos.
"O homem é apenas uma gota no redemoinho da vida." (Raipon Charter)
Indígenas da Rússia
Foto por Bryan Alexander

NENETS

Nenets são nômades que se mudaram sazonalmente com suas renas ao longo das antigas rotas de migração. Durante o inverno os pastores de Nenets preferem pastagens na floresta sul chamada taiga, e durante os meses mais quentes eles viajam para o norte para a terra de permafrost. 
A rena é tudo para eles - casa, comida, calor e transporte. Eles usam ossos de rena e se esconder para tendas de construção, que são chamados Choom ou Mya e também fazer os seus casacos de pele de rena.
Rússia indígena
Foto por Bryan Alexander
A dieta de Nenets contém principalmente carne de rena, que é servido cru, congelado, ou peixes como o salmão branco. Durante os meses de verão eles também recolhe cranberries ou outros frutos da floresta. Quando uma rena é ferida e não é capaz de andar, eles abate-lo e beber seu sangue fresco (enquanto ainda quente), que é embalado com vitaminas essenciais.
O rio do tempo é apenas um reflexo do passado, presente e futuro e que como nossos antepassados ​​viveram no passado é como vivemos agora e como nossa descendência viverá no futuro ". (Carta de Raipon)
Rússia indígena
Foto por Bryan Alexander

AS AMEAÇAS QUE A RÚSSIA

Nos últimos dias, as pessoas na Rússia indígena estão enfrentando muitas ameaças à sua cultura e modo de vida tradicional. Uma das questões mais graves é o sedentarismo e assimilação com a língua e cultura russas. A migração da população russa para o norte nos últimos dois séculos teve um forte impacto nas comunidades indígenas. Há 30 anos 70% dos povos indígenas da Sibéria preferiam o estilo de vida nômade ou semi-nómada, agora é apenas 10%.
Rússia indígena
Foto por Bryan Alexander
Após o fim do comunismo, os jovens começaram a abandonar as aldeias e a mudar para as grandes cidades. Infelizmente, muitos deles lutam para se adaptar ao estilo de vida urbano e lutar contra o alcoolismo, problemas mentais e desemprego. 
Outra questão comum do povo russo nativo é ambiental. Graças às mudanças climáticas o permafrost está derretendo ea terra é afetada pela infra-estrutura, extração de recursos e poluição.
"Temos medo de que com todas essas novas indústrias, não será mais possível migrar. E se não podemos migrar mais, nosso povo pode simplesmente desaparecer completamente "(Nenets herder Sergei Hudi).
As pessoas na Rússia indígena já provaram que são fortes, resistentes e adaptáveis ​​para seguir o estilo de vida, a cultura e as tradições de seus ancestrais. 
Agora também é sobre nós para apoiá-los e ajudá-los a sobreviver e manter um modo de vida sustentável.
Fonte: http://www.56thparallel.com/indigenous-russia/#sthash.NIlmGsP9.dpuf

Rússia indígena

Comentários