COM MEDO DE RETALIAÇÃO RUSSA,AUTOR DE DOSSIÊ SOBRE TRUMP FOGE DE CASA - CAÇA ÀS BRUXAS POLÍTICA ?

Trump e seus filhos Ivanka e Donald Jr acompanham 
evento de coletiva de imprensa - LUCAS JACKSON / REUTERS
Com medo de retaliação russa, autor de dossiê sobre Trump foge de casa
Ex-agente que compilou informações delicadas teme pela própria vida, diz 'Telegraph'

LONDRES - O ex-agente do MI6 (serviço secreto britânico) que fez o dossiê utilizado pela Inteligência americana sobre Donald Trump, no qual afirma que os autores de ciberataques russos teriam informações comprometedoras sobre o presidente eleito, fugiu de casa após ter sua identidade revelada, contou o "Telegraph". O magnata chamou o caso de "grande conspiração".
Christopher Steele, 52 anos, fugiu de sua casa em Surrey na quarta-feira após ter seu nome ventilado na imprensa americana e britânica, informou o diário inglês. Segundo fontes ligadas a Steele, ele teme uma retaliação "imediata e potencialmente perigosa". Não se sabe
seu paradeiro.
Steele confundou a Orbis Business Intelligence Ltd, que preparou o dossiê de 35 páginas que alega que o Kremlin teria obtido informações comprometedoras sobre Trump — um material divulgado pelo site "BuzzFeed" inclui até uma suposta contratação de prostitutas para urinar em uma cama utilizada pelo casal Obama em Moscou. A pesquisa foi inicialmente financiada por republicanos anti-Trump, e depois por democratas.
A rede CNN, que noticiou o caso, disse que seu relatório "difere profundamente" daquele veiculado pelo site.
Após ter sido alvo das declarações constrangedoras, Trump negou veementemente todas as alegações do documento, cuja veracidade não foi oficialmente comprovada. E comparou os tempos de hoje à época da Alemanha nazista.
“As agências de Inteligência nunca deveriam ter permitido que estas notícias falsas ‘vazassem’ ao público. Mais um último tiro em mim. Estamos vivendo na Alemanha nazista?”, escreveu.
Alguns minutos antes, o magnata nova-iorquino disse que esta era uma tentativa de minar a sua vitória eleitoral em novembro:
“Eu venci uma eleição facilmente, existe um grande movimento e oponentes desonestos tentam minimizar a nossa vitória com notícias falsas. Um estado lamentável”, escreveu.
Além disso, Trump também negou que mantenha laços com a Rússia, depois de ter repetidamente elogiado o presidente russo, Vladimir Putin, na corrida eleitoral.
 “Rússia nunca tentou usar influência sobre mim. Eu não tenho nada a ver com a Rússia. Sem acordos, sem empréstimos, sem nada!”
As informações aludem também a supostas trocas de informações durante vários anos entre Trump e o Kremlin. Em uma teleconferência com jornalistas, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o caso era uma farsa criada para prejudicar ainda mais as relações entre Estados Unidos e Rússia.
— É uma falsidade total. A fabricação de semelhantes mentiras é uma evidente tentativa óbvia de prejudicar as nossas relações bilaterais — disse Peskov, que também descartou as alegações de que ele próprio estaria fortemente envolvido na condução de uma campanha russa para minar a candidata presidencial Hillary Clinton. — Você tem que reagir a isso com um certo humor, mas há também um lado triste. A histeria está sendo atiçada para manter uma caça às bruxas política.

Comentários