O PODER TRANSFORMACIONAL DE OLHAR NO OLHO ( EYE GAZING)


O PODER TRANSFORMACIONAL DE OLHAR NO OLHO 

( EYE GAZING)


 “Quando o contato visual entre duas pessoas é iniciado e mantido, um circuito energético invisível é estabelecido entre os dois participantes, dissolvendo as barreiras que normalmente os separam uns dos outros, aproximando-os cada vez mais de uma consciência compartilhada de união”.


Parece estranho, mas aparentemente os benefícios de olhar no olho de um estranho valem à pena. O termo em inglês é chamado de eye gazing
A última tendência a surgir na cena de bem-estar da Austrália não tem aplicativos associados, nem acessórios elaborados e, certamente, sem taxas de administração. Tudo o que você precisa é um parceiro para manter contato visual em silêncio.
O The Human Connection Movement (Movimento da Conexão Humana) fez quatro eventos de observação pública – três em Sydney e um em Melbourne – onde os convidados “compartilham um minuto de silêncio e se conectam com alguém [eles] nunca se conheceram” através de um contato visual ininterrupto e engajado.

Como uma sociedade, acho que fomos condicionados a evitar o contato visual porque não é socialmente aceitável, e esses eventos são sobre desaprender esses paradigmas para promover interações genuínas“, diz Igor Kreyman, fundador do The Human Connection Movement
“A maioria das comunicações é não-verbal e através do olhar nos olhos somos capazes de nos conectar uns com os outros em um nível mais profundo. É uma prática transformadora e de cura”, diz ele.
Origens

Assim, o olhar fixo (eye gazing) em si não é novo. Pode ser rastreado há milhares de anos atrás.
A antiga tradição tântrica adota os benefícios espirituais de olhar nos olhos (ou, olhar a alma) como uma prática usada para aprofundar a intimidade.
A prática foi impulsionada quando o autor Michael Ellsberg inventou Eye Gazing Parties, uma onda que rapidamente se tornou uma alternativa popular em  Nova York.
No momento em que ele foi citado dizendo:
é muito mais fácil ter uma conversa fascinante com alguém depois que você gastou dois minutos olhando em seus olhos“.
Em 2010, a artista sérvia Marina Abramovic ganhou manchetes – e além do mundo da arte – quando ela completou uma retrospectiva de três meses no Museu de Arte Moderna de Nova York.
A exposição de Abramović, intitulada “The Artist is Present“, a viu sentada silenciosamente no espaço da galeria, mantendo o contato visual com os clientes que se sentavam diante dela.
Kreyman aborda esta exposição como sua inspiração para começar o The Human Connection Movement.
Esse vídeo abaixo do The Liberators International desafia as pessoas a compartilhar um minuto de contato visual com um estranho,  115.000 pessoas em 140 cidades em todo o mundo participaram de eventos públicos no “World’s Biggest Eye Contact Experiment“.
“Somos como ilhas no mar, separadas na superfície, mas conectadas no fundo”Willian James.
O que esperar da primeira vez que você olhar no olho de alguém

Os testemunhos citam um amplo espectro de reações emocionais, desde a exaltação até o relaxamento absoluto, depois que o desconforto inicial desaparece.
“No início você pode se sentir um pouco nervoso ou inseguro, mas rapidamente você vai perceber que algo profundo está acontecendoÉ importante estar aberto e não ter expectativas “, diz Kreyman.
“Ao experimentar isso, como meditação ou yoga, toda vez que você pratica é um pouco diferente. Pessoas diferentes espelham aspectos diferentes de você, e há uma série de fatores que influenciam a resposta que uma sessão pode desencadear. Eu geralmente deixo sentimento extremamente grato”, diz Kreyman.
“Eu estava incerto do que esperar [a primeira vez que olhei fixamente num evento], mas também curioso”, disse Mark Clough, 51, de Melbourne.
“A primeira vez que eu pratiquei olho no olho, fiquei surpreso. Minhas parceira – uma estranha – não estava apenas olhando para mim; Ela estava olhando nos meus olhos, convidando-me a encontrá-la lá. Naquela primeira sessão eu estava tremendo e tive que me perguntar se eu era corajoso o suficiente para permitir esse ato total de vulnerabilidade, durante o qual ela chorou e nós dois rimos.
“Agora estou em contato com várias pessoas com as quais eu olhei fixamente, vi  que é uma maneira incrível de conectar pessoas em um mundo tão desconectado e ocupado“, diz Clough.
Então, quais são os benefícios de olhar no olho?

“Você se torna mais consciente em suas interações cotidianas, começa a desenvolver relacionamentos mais significativos com as pessoas, torna-se mais paciente, seus relacionamentos com sua família e amigos melhoram”, diz Kreyman.
Os olhos, como dizem os poetas, é o espelho da alma.
Emergir generosamente na alma de alguém, através dos seus olhos,  aumenta potencialmente nossa amplitude de compaixão para com o outro, elimina instantaneamente qualquer sentido de competitividade e percebemos que não existe Eu e Você, que tudo é uma coisa só.
5 dicas para começar …

  1. Experimente olhar com alguém em quem você confia por um minuto.
  2. Você pode também olhar no seu próprio olho no espelho e verá melhor suas verdadeiras motivações.
  3. Medite por alguns minutos antes de olhar os olhos.
  4. Lembre-se: não há limite de tempo. Com cada olhar e você pode ficar o tempo que quiser, e sair sempre que quiser.
  5. Use algo confortável, assim você é capaz de se concentrar
Fonte:http://yogui.co/o-poder-transformacional-de-olhar-no-olho-eye-gazing/

Comentários