FESTIVAL SAGRADO DE GANESHA CHATURTHI - 5 DE SETEMBRO - MANIFESTAÇÕES DO AMOR DIVINO!

Resultado de imagem para festival sagrado de Ganesha Chaturthi
Manifestações do Amor Divino!

Pensamento para o dia 05 de Setembro de 2016

Hoje é o festival sagrado de Ganesha Chaturthi. Ga simboliza intelecto (buddhi), Na significa sabedoria (vijnana). Então, Ganapati é o mestre de buddhi e vijnana. Ele o abençoará com um bom intelecto e conferirá sabedoria. Vinayaka é também chamado de 'Vighneshwara' (removedor de obstáculos). Nenhum obstáculo pode entrar no caminho de uma pessoa que ora a Vinayaka. Adoração a Vinayaka confere sucesso aos esforços espirituais, bem como aos mundanos. Ganapati é também chamado de ‘Mooshika Vahana’ (aquele que tem um camundongo como Seu veículo). Você pode se perguntar como um pequeno camundongo pode carregar em suas costas uma personalidade robusta como Vinayaka. Aqui mooshika não significa apenas um camundongo. Simboliza a escuridão da ignorância, porque é na escuridão que o camundongo se move. Portanto, o nome ‘Mooshika Vahana’ refere-se a quem subjuga ignorância e dissipa a escuridão. Invista tempo para entender o significado interno do princípio de Ganapati, venere Vinayaka neste dia auspicioso e receba Suas bênçãos.
(Sathya Sai Baba,Discurso Divino, 10-09-2002)


GANESHA CHATURTHI – O SENSACIONAL E POLÊMICO ANIVERSÁRIO DE GANESHA NA ÍNDIA

A origem exata do festival Ganesh Chaturthi é desconhecida, mas acredita-se que tem sido celebrada em toda a Índia durante vários séculos.
Em 1893, Bal Gangadhar Tilak, também conhecido como “Pai da agitação indiana” começou a instalar grandes imagens de Lord Ganesha em público, numa tentativa de contrariar a decisão britânica que impedia encontros organizados. Desde essa data, o festival tem crescido com força e agora é comemorado em toda a Índia e em muitas partes do mundo.
O último dia do festival anual Hindu de Ganesh Chaturthié comemorado de forma espetacular em toda a Índia: Milhares de seguidores marcam o fim das comemorações do aniversário de 11 dias do deus hindu Ganesha com enormes desfiles coloridos ao longo das ruas para cantar, dançar e culminar com a imersão dos ídolos do deus no mar ou rio mais próximo. A imersão final é vista como um ritual de despedida para sua viagem de volta para sua casa na montanha sagrada de Kailash. 
É esperado que mais de 50.000 estátuas gigantes sejam imersas no último dia do festival em toda a Índia . As celebrações anuais são um espetáculo sensacional, mas ambientalistas também alertam que a imersão contínua de figuras não-biodegradáveis está poluindo as águas da Índia e põe em risco a vida aquática.
Veja as surreais imagens do Ganesha Chaturthi de anos passados, na última foto se vê dançarinos nas ruas de París comemorando a data especial. 
Quer saber mais sobre o significado e simbolismo de Ganesha? Veja o infográfico.

Fonte:http://yogui.co/ganesha-chaturthi-o-sensacional-e-polemico-aniversario-de-ganesha-na-india/

Resultado de imagem para festival sagrado de Ganesha Chaturthi

Resultado de imagem para festival sagrado de Ganesha Chaturthi

Resultado de imagem para festival sagrado de Ganesha Chaturthi



Comentários