HOMENS SAPIENS É MAIS DESENVOLVIDO QUE NEANDERTAL ? TALVEZ NÃO

Homo sapiens é mais evoluído que Neandertal? Talvez não

Ferramenta de osso descoberta em junho 2014 durante escavações na França

15/01/201514h04 

Uma ferramenta de osso que data da era do homem de Neanderthal foi descoberta por pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, em um sítio arqueológico na França e colocou em cheque a nossa compreensão atual da evolução do comportamento humano.
"Esta é a primeira vez que uma ferramenta de osso com multifunções deste período foi descoberta. É a prova de que os Neandertais eram capazes de compreender as propriedades mecânicas do osso e sabiam como usá-lo para fazer ferramentas. Essas habilidades são geralmente atribuídas a nossa espécie, a Homo sapiens", disse Luc Doyon do Departamento de Antropologia da universidade, que participou das escavações.

Neandertais viveram na Europa e na Ásia ocidental no período do Paleolítico Médio, entre 250 mil a 28 mil anos atrás.
Durante grande parte do século 20, os peritos pré-históricos estavam relutantes em reconhecer a capacidade da espécie de incorporar e dominar as técnicas necessárias para trabalhar com materiais como o osso. No entanto, ao longo das últimas duas décadas, muitas pistas indicam o uso de materiais duros de animais pelos Neandertais.
"Nossa descoberta é um indicador adicional do trabalho com ossos feito pelos Neandertais e ajuda a colocar em questão a visão linear da evolução do comportamento humano", disse Doyon.
A ferramenta em questão foi descoberta em junho 2014 durante escavações no Grotte du Bison em Arcy-sur-Cure, na França.
Extremamente bem preservada, a ferramenta vem do fêmur esquerdo de uma rena adulta e sua idade é estimada entre 55 mil e 60 mil anos. Marcas observadas sobre ela permitiram traçar a sua história. A obtenção de ossos para a fabricação de ferramentas não foi a principal motivação para os Neandertais. Acima de tudo, eles caçavam para obter a rica energia fornecida pela carne.
Marcas sugerem a utilização do fragmento de osso esculpido para afiar as arestas de corte das ferramentas de pedra. Finalmente, lascas e um polimento significativo mostram a utilização do osso como um raspador.
"A presença desta ferramenta de osso em um contexto em que as de pedra são abundantes sugere uma escolha oportunista do fragmento e sua modificação intencional em uma ferramenta pelos Neandertais", disse Doyon. "Durante muito tempo se pensou que, antes dos Homo sapiens, outras espécies não possuíam a capacidade cognitiva para produzir este tipo de artefato. Esta descoberta reduz a diferença presumida entre as duas espécies e nos impede de dizer que um era tecnicamente superior à outra".

Fonte:http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2015/01/15/ferramenta-sugere-que-homo-sapiens-nao-eram-mais-evoluidos-que-neandertais.htm

Comentários