O BELO FILME AVATAR,XAMANISMO E SIMBOLISMO EM DEFESA DA NATUREZA,DA TERRA MÃE

Filme Avatar, Xamanismo e Simbolismo

Avatar
Avatar segue um clima de filme comum no mundo do cinema, a personagem principal se une com desconhecidos por causa de um objetivo não muito honesto, mas com o tempo ele convive com essas pessoas e se sente acolhido e acaba se arrependendo do que pretendia fazer e fica do lado das pessoas que antes ele ia ferrar.

Também tem muito da "Jornada do Herói" onde a personagem principal do filme vai para um mundo diferente do seu e passa por provações até chegar ao fim da história como uma pessoa nova.

Mas contrário do que se pode pensar ao ver um filme com efeitos especiais que revolucionaram o cinema Avatar tem também um enredo muito bem trabalhado, o escritor e diretor James Cameron começou  a escrever o filme em 1995 porém o filme só começou a ser produzido próximo de 2006.

O nome Avatar vem do sânscrito अवतार e pode significar duas coisas, "Aquele que descende de Deus" ou "Reencarnação", termo geralmente designado para seres divinos de planos superiores em corpos de carne.

A história se passa em um mundo futurístico onde os humanos exploram um valioso mineral em uma Lua chamada Pandora, um mundo selvagem habitado por diversas criaturas, os habitantes mais inteligentes de lá são os Na'vi que vivem em aldeias.
Para entrar em contato com os Na'vi os humanos criam corpos ou melhor avatares geneticamente modificados com base no dna dos humanos e dos Na'vi assim eles podem usar esses corpos para entrar em contato com os nativos de Pandora.
O modo de viver dos Na'vi é rústico e primitivo porém, tem grande respeito com a natureza da qual chamam de Eywa, uma grande Mãe que basicamente seria Tudo.



A cultura e o modo de viver dos Na'vi foi criada com base no modo de viver de indígenas de diversos locais no mundo, principalmente dos nativo-americanos.
Por causa disso temos diversas semelhanças no povo Omaticaya com outras culturas onde a prática xamânica existe ou existiu.

Antes de mais nada uma explicação básica sobre o que é Xamanismo encontrada na Wikipédia:
"Xamanismo é um conjunto de práticas que envolve coisas como magia, filosofia, transes, práticas religiosas, contato com espíritos, animais, mortos e etc."


Para começar devemos ver a organização dos Omaticaya que tem dois líderes, Eytucan o chefe que é o líder guerreiro e Mo'a a líder espiritual.
Isso também acontece com os indígenas onde geralmente temos o Cacique e o Pajé que seria o Xamã.
Podemos ver no quase no final do filme Mo'a entrando em transe para se comunicar com Eywa.

A forma de se ligar com os animais também lembra um assunto muito conhecido no xamanismo que se tornou popular e depois modinha, o animal de poder, geralmente se deve conquistar de alguma forma o animal de poder e depois você e ele se tornam um.

Também existem as iniciações, quando Jake Sully vai fazer sua primeira conexão com seu Ikran (dragão), existem outros Omaticaya  mais jovens, esse é um ritual de passagem que os jovens passam quando chegam em certa idade, isso acontece também em algumas aldeias, as provas são diversas algumas muito bizarras.
Quando ele é aceito como um Omaticaya ele tem o corpo pintado, uma prática comum em alguns tipos de rituais.

Mas o que realmente importa no filme é dito para Jake diversas vezes por Neytiri que é que tudo está conectado e todos vieram de Eywa e para ela vão retornar em um grande ciclo, é por isso que era possível se escutar os mortos se conectando com as árvores, pois a energia deles havia retornado para Eywa.
Mas melhor do que eu explicar é eu mostrar o que é dito no filme:
Sementes da Árvore da Vida

"Ela fica o tempo todo falando do fluxo e energia dos espíritos dos animais...Eu estou tentando entender essa forte conexão que o povo tem com a floresta, ela fala de uma rede de energia, que flui através de todas as coisas vivas, ela diz toda energia é só emprestada e quem um dia tem que ser devolvida."

A saudação deles é "Eu vejo você", um modo de dizer que a pessoa enxerga a outra por dentro, essência, energia.

A árvore onde os Omaticaya vivem era considerada sagrada, obviamente tinha que ser já que ela era gigantesca e eles viviam lá, mas muitas culturas antigas adoravam as árvores, aqui na América do sul havia o costume de se enterrar os mortos próximos de árvores assim, subiriam até o topo delas.
Um detalhe importante é que no centro da árvore existe uma espiral que lembra o símbolo da Kundalini.

E Jake Sully é o arquétipo do herói da história, se prestarem atenção podem ver que tudo gira em torno do renascimento dele, ou como se diz no filme: "Uma vida termina e outra começa", o irmão morto dele simboliza uma parte dele morto, uma que foi deixada para trás.
O avatar dele antes de ser usado esta em um tubo semelhante a um útero, o modo que os avatares estão também parecem crianças dentro do útero, até se mechem.
Após começar a viver em seu avatar, Jake renasce, é iniciado pelos Na'vi  e começa a deixar seu EU antigo e vida antiga para trás e no final ele esta totalmente transformado e não é mais a pessoa de antes, a grande alquimia.

Esse é foi um pequeno resumo do simbolismo e referências ao xamânismo do filme Avatar que sempre "vale a pena ver de novo".

Fonte:http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com.br/2012/12/filme-avatar-xamanismo-e-simbolismo.html 




Comentários