NOVA PESQUISA DE AGÊNCIA AMERICANA REFORÇA RELAÇÃO ENTRE ZIKA E MICROCEFALIA

Foto: AFPImage copyrightAFP
Image captionPesquisa americana analisou mortes de dois bebês brasileiros

Nova pesquisa de agência americana reforça relação entre zika e microcefalia


11-02-2015
Uma das maiores autoridades de saúde dos Estados Unidos afirmou ter sido encontrada a "evidência mais forte até agora" do efeito do zika vírus em bebês em gestação.
Tom Frieden, chefe do CDC (sigla em inglês para Centro de Controle de Doenças), falava a políticos em Washington.
Por sua vez, a OMS (Organização Mundial da Saúde) ainda não confirma a ligação do zika vírus com a microcefalia - embora reconheça fortes evidências disso.
Frieden disse que dados de casos de duas crianças do Brasil, que morreram logo após o nascimento, indicaram que o vírus passou das mães para os filhos.
Porém, ele disse que a conexão suspeita ainda não foi definida.
Atualmente, o Ministério da Saúde investiga 3.670 casos suspeitos de microcefalia – quando a criança nasce com um cérebro de tamanho menor que o normal. Cerca de 400 foram confirmados e 700, descartados.
Frieden disse que pesquisas intensivas estão sendo realizadas para descobrir mais sobre o vírus e desenvolver uma vacina contra ele – embora ela possa virar realidade apenas daqui a muitos anos.
"Nós provavelmente veremos números significantes de casos de zika em Porto Rico e outros territórios americanos", afirmou Frieden.
Ele afirmou que o CDC garantirá recursos para os Estados americanos combaterem o mosquito transmissor.
Também nesta quarta-feira, a OMS, que classificou a epidemia de zika como uma "emergência global de saúde pública", elaborou orientações para que as mulheres se protejam contra o vírus.

Métodos contraceptivos

Foto: GettyImage copyrightGetty Images
Image captionOMS ainda não confirma ligação direta entre zika vírus e microcefalia
O organismo afirmou que até que se saiba melhor se o contato sexual pode transmitir o vírus "todos os homens e mulheres que vivem ou retornaram de uma área onde o zika está presente – especialmente mulheres grávidas e seus parceiros – devem receber orientação dos riscos potenciais de transmissão sexual e adotar práticas sexuais seguras".
"Isso inclui o uso correto e consistente de camisinhas, um dos mais efetivos métodos de proteção contra todas as infecções transmitidas sexualmente", afirmou a OMS.
O uso de métodos contraceptivos é uma assunto polêmico na América Latina devido ao posicionamento contrário da Igreja Católica.
Uma organização liberal católica – Católicos por Opção – pediu ao papa Francisco para deixar claro que as mulheres da América Latina devem ser capazes de seguir sua consciência sobre métodos contraceptivos e aborto. O pontífice deve visitar o México nesta semana.
A OMS disse que não recomendou restrições a viagens para as áreas afetadas, mas alertou que mulheres grávidas ou que pretendem engravidar procurem orientação médica antes de viajar para áreas onde o zika está presente.
Fonte:http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160210_zika_frieden_eua_lk

Comentários