A "CADEIA" DO SAMSARA : O QUE PODEMOS FAZER PARA ESCAPAR DO SAMSARA

A "cadeia" de Samsara

O círculo externo da Roda da Vida, contém doze imagens únicas cada ligadas entre si. Estes são chamadosdvadasanga pratityasamutpada ou os 12 factores interdependentes. Estes factores podem ser considerados como os elos de uma corrente, cada um dos factores é causada pela anterior e conduz para o lado, isto em essência, constitui a razão para o renascimento - Samsara.
Samsara - a roda da vida, eu poderia lembrá-lo, a percepção budista sobre a vida ou a razão por trás existência. Ele começa no estado subconsciente do Bardo, continua no nascimento e termina no momento da morte, assim a tradução literal: a roda da vida.

Os 12 Factores interdependente da Roda da Vida:

1- Ayida - Ignorance -

Um homem cego: após a morte o espírito se encontra em um estado de total de inconsciente, mergulhou na ignorância fundamental.

2 - samskara - Karmic impulsos -

Um oleiro colocando sua roda em ação: O espírito é impulsionado para fora do estado de inconsciente, pelos grãos cármicas incorporados em seu "reservatório de consciência" (subconsciente).

3 - Vijnana - Consciência -

Um macaco olhando através de uma janela de uma casa: Consciência ou mais especificamente as faculdades que nos permitem perceber formas, sons, cheiros, etc., dê lentamente lugar.

4 - Namarupa - Formas e Nomes -

Dois homens em uma barca: As funções individuais egocêntricos usando: formas, sensações, percepções, volições e consciente. Os primeiros (formas) é tangível, mas o resto são meras criações mentais, que não pode ser tocado nem visto, mas apenas nomeados. No estado do Bardo, formas também são criações mentais, semelhante aos sonhos, mas são percebidos pelos indivíduos como tendo características físicas.

5 - Ayatana - A activação dos campos sensoriais -

A properous casa procurando: Associado com seu órgão de sentido: formas, cheiros, sons, etc., começam a aparecer.

6 - Sparsha - Contato -

Homem e mulher em união: Não há contato entre sentido e forma. O estado do Bardo, este contato é visto em uma visão pelo espírito da criança ser.

7 - Vedana - Sensations -

A pessoa que está sendo baleado no olho com uma seta: Contato leva a sensações: bom, mau ou neutro.

8 - Trishna - para querer -

Um homem intoxicando-se: Sensation, quer seja bom ou ruim, cria uma plataforma onde o desejo por um objeto, é criado. Se a sensação em ponto morto, em seguida, o desejo é reduzido a simplesmente aceitar a realidade do objeto.

9 - Upadana - para aproveitar -

Uma pessoa apanha da fruta de uma árvore: Seize é a ação que segue querendo. dentro do conceito de  Bardo, essa ação corresponde à união com a matéria, ou para nós o esperma eo óvulo se tornar um embrião. Consciência está presente em um embrião.

10 - Bhava - Tornando-se -

Uma mulher grávida: "tornando-se" designa a preparação de um certo tyoe de existência, que pode ser visto como o período de gestação.

11 - Jati - Nascimento -

Uma mulher dando à luz.

12 - Jaramarana - Envelhecimento e morte

Um homem carregando um cadáver para ser cremado: Assim que nascemos, começamos a idade e envelhecimento, eventualmente, isso vai nos levar à morte. O espírito, em seguida, cai de volta para a ignorância e encontra-se de volta para o primeiro elo na cadeia.

O que podemos fazer para escapar Samsara:

Parece haver muitos conceitos diferentes que temos de pensar, primeiro é a idéia de Bardo ou o Estado Intermediário, então a noção de desejo, ignorância, ódio e inveja: cada um desses conceitos é fundamental para a compreensão da Roda da Vida . Há apenas uma solução para escapar Samsara: Enlightement.
Fonte:http://www.thangka-mandala.com/blog/the-wheel-of-life-2/

Comentários