SINAL WOW ! CAPTAMOS UMA TRANSMOSSÃO ALIENÍGENA INTELIGENTE ?

Sinal Wow! Captamos uma transmissão alienígena inteligente?

Sinal Wow! Captamos uma transmissão alienígena inteligente?

Em 15 de agosto de 1977, cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) detectaram o famoso sinal Wow!. Este foi um sinal de rádio de banda estreita muito forte, que durou 72 segundos, e por mais de 30 anos, continua intrigando os cientistas.
O sinal Wow recebe o nome por um acaso bastante engraçado. Depois de descobrir o sinal, Jerry Ehman (um dos cientistas do SETI) circulou e escreveu “Wow!” ao lado dele. Para melhor ou pior, o nome pegou.
O Big Ear foi o telescópio responsável por encontrar o sinal Wow. Ele consistia de duas antenas que apontavam para pontos um pouco diferentes no céu. Sabemos que o sinal só foi detectado por uma das antenas e, infelizmente, pela maneira com que o Big Ear processa os dados, não há nenhuma maneira de determinar qual antena realmente detectou o sinal.
Para complicar, o Big Ear era um radiotelescópio fixo, por isso era um escravo da rotação da Terra. Ele só poderia verificar a região do céu para qual ele estava apontado. Devido a isso, o Big Ear só podia observar uma seção do céu durante 72 segundos (e é precisamente por isso que o sinal Wow dura apenas 72 segundos).
No entanto, sabemos um pouco sobre as origens do sinal.
Depois de muita pesquisa, os astrônomos foram capazes de determinar que o sinal provavelmente originou-se da constelação de Sagitário, a cerca de 2,5 graus ao sul de Chi Sagittarii.
Supondo que havia um sinal constante que estava sendo transmitido por uma raça alienígena, nos seus primeiros 36 segundos esperávamos que sinal aumentasse sua intensidade, e nos próximos 36 segundos que ele diminuísse. A este respeito, o gráfico que foi criado pelo sinal Wow é quase exatamente o que seria de esperar para se ver de uma comunicação extraterrestre.
wow-signal-curve

Lendo o sinal Wow

O sinal tem o código 6EQUJ5. Um espaço em branco na impressão tem uma intensidade entre 0 e 1. Após isso, intensidades 1-9 são correspondentes ao número (de modo que um 2 tem uma intensidade de 2.0). A-Z tem intensidade a partir de 9 (assim, A tem uma intensidade de 10.0, B de 11.0, e assim por diante).

Existem duas frequências diferentes que foram dadas: o valor inferior é 1420.356 MHz e o valor superior é 1420.4556 MHz.
A coisa emocionante sobre estas frequências é que a linha de hidrogênio está bem no meio delas (1420.40575177 MHz). A linha de hidrogênio é a linha espectral de radiação eletromagnética que o hidrogênio cria quando seu estado de energia é alterado. Como isso acontece com uma frequência tão alta, é a hipótese de que os extraterrestres (ou futuros seres humanos?) podem usar a linha de hidrogênio para se comunicar uns com os outros.

Uma explicação?

Os astrônomos usaram o Big Ear para procurar uma repetição no sinal, mas, infelizmente, não tiveram sorte. Em 1987 e 1989, os astrônomos usaram a matriz META e também vieram de mãos vazias. A lista dos telescópios de rádio que foram caçar um segundo sinal Wow é muito, muito longa. No topo da lista está provavelmente o Very Large Array e o telescópio de 26 metros no observatório Mount Pleasant, ambos os quais são muito mais sensíveis do que o Big Ear.
Ambos não tiveram sucesso.
No final, o sinal Wow é o único sinal do tipo que já foi detectado. Então, de onde é que ele vem?
Bem, é possível (mas improvável) que o sinal foi reforçado pela atmosfera da Terra. Se você olhar para as estrelas, você vai vê-las cintilando – isso acontece por causa de um mecanismo que é conhecido como “cintilação interestelar.” Isto poderia ter melhorado o sinal Wow. No entanto, esta é uma das explicações mais fracas porque não explica como o sinal parece artificial ou por que nós não vimos nada parecido em pesquisas subsequentes.
Alguns astrônomos acreditam que o sinal se originou a partir da Terra, e foi refletido de volta para nós a partir de um pedaço de lixo espacial. Mas, novamente, algumas das peças não se encaixam. A faixa de 1420 MHz é reservada para fins astronômicos e é, portanto, restrita (sinais de rádio terrestres não estão autorizados a transmitir nessa frequência).
Assumindo que o sinal era alienígena, é possível que tenha sido uma explosão de uma só vez (para ver se alguém estava ouvindo, ou para se comunicar com um nave / planeta deles em nossa direção). É possível que o sinal estava em curso há algum tempo, mas parou no momento em que voltamos a ele (o que seria um golpe de sorte incrível para nós). É possível que o sinal seja uma transmissão de varredura para ver se alguém, no caso nós, existe além deles.
No entanto, muitos astrônomos (incluindo o próprio Ehman) não acreditam que o sinal tenha vindo realmente de extraterrestres. “Eu me recuso a tirar conclusões a partir de dados tão vastos e que permitem tantas interpretações.” Nós podemos nunca saber o que causou o sinal Wow. No momento, as possibilidades são muito vastas e os dados também incompletos.
Em todo caso, afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias, e essa, infelizmente, não é uma delas. [FromQuarksToQuasars]

Fonte: http://misteriosdomundo.org/sinal-wow-captamos-uma-transmissao-alienigena-inteligente/#ixzz3k9u8vzR8

Sinal Wow! Captamos uma transmissão alienígena inteligente?

Comentários