ESCOLA PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS INCENTIVA CULTURA DE PAZ ATRAVÉS DA MEDITAÇÃO

Escola pública de Floripa incentiva 

cultura de paz através da meditação


Aline Torres
Do UOL, em Florianópolis

Na escola municipal Lupércio Belarmino da Silva os professores estavam preocupados com o nível de ansiedade e estresse dos alunos. Foi quando a nova professora de educação física, Rosângela Martins dos Santos, 49, propôs uma estratégia pouco usual nas escolas para lidar com o problema: meditação.

A prática fez tanto sucesso na escola que chamou a atenção da Prefeitura de Florianópolis, que estuda a possibilidade de ampliar esses ensinamentos para outros estabelecimentos da rede.

"A meditação desperta o que existe de melhor nas crianças. Não apenas força, coordenação, flexibilidade, que normalmente são os resultados de exercícios físicos, mas consciência, criatividade e um sentimento de pertencimento, de inclusão", defende Santos, que medita desde seus 19 anos.

Em 2009, após conhecer um método chamado Yoga na Educação, criado pela francesa Michelina Klak e pelo suíço Jacques De Coulon, ela levou a prática pessoal para as aulas. Transferida para a Lupércio Belarmino, Rosângela incorporou outra técnica: a meditação para paz, desenvolvida pela indiana Anmol Arora.

A experiência é simples. Os alunos formam um círculo, inspiram e expiram profundamente, depois repetem em voz alta: "eu estou em paz", "minha família e meus amigos estão em paz", "minha escola está em paz".

Na prática da tarde em que a reportagem do UOL acompanhava as atividades, Elithon Eduardo Adriano, 7, fez uma pequena interferência: "Professora! Por que não falamos nossa escola?" Quando questionado sobre o motivo da mudança, respondeu: "É que a escola não é minha. Ela é de todos".

Cerca de 5 mil crianças brasileiras meditam nas escolas

A meditação para paz é ensinada em 194 escolas brasileiras, segundo a ONG Mente Viva, do qual Anmol Arora é coordenadora. Cerca de cinco mil crianças nos país praticam a técnica desenvolvida pela psiquiatra.
A meditação trabalha o ritmo da respeiração, trazendo mais quietude e foco ao praticante. "Existe algo essencial para vida, que ao nascer já sabemos, mas que com passar dos anos as pessoas desaprendem: respirar. A respiração é um caminho para dentro,  depois que me conheço, estou pronto para conhecer o mundo, que também sou eu", afrimou Santos.

Benefícios da Meditação na Escola

"A meditação desperta o que existe de melhor nas crianças. Não apenas força, coordenação, flexibilidade, que normalmente são os resultados de exercícios físicos, mas consciência, criatividade e um sentimento de pertencimento, de inclusão", defende a professora de educação física Rosângela Martins dos Santos, que medita desde seus 19 anos .
Em 2009, após conhecer um método chamado Yoga na Educação, criado pela francesa Michelina Klak e pelo suíço Jacques De Coulon, a professora de educação física da escola levou a prática pessoal para as aulas e incorporou outra técnica: a meditação para paz, desenvolvida pela indiana Anmol Arora.
Após notar que a escola estava preocupada com o nível de ansiedade e estresse dos alunos, a professora Rosângela Martins dos Santos propôs a meditação nas aulas de educação física.
A prática fez tanto sucesso na escola que chamou a atenção da Prefeitura de Florianópolis, que estuda a possibilidade de ampliar esses ensinamentos para outros estabelecimentos da rede.


Fonte:http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/08/31/

Comentários