RITUAIS INDIANOS SAGRADOS : POR QUE ACENDEMOS A LAMPARINA E TEMOS UMA SALA DE ORAÇÕES ?

Por que acendemos a lamparina?

Diariamente, na maioria dos lares indianos acende-se uma lamparina perante o altar do Senhor. Em algumas casas ela é acesa ao amanhecer, e em outras, também ao entardece e mantida acesa permanentemente (Akhanda Deepa). Todas as celebrações têm início com o acender da lamparina, que permanece acesa até o final da cerimônia.

A luz simboliza o conhecimento. A escuridão, a ignorância. O Senhor é o Princípio do Conhecimento (Chaitanya), que é a fonte, o animador e o iluminador de todo o conhecimento. Desta forma, a luz é adorada como o próprio Senhor.
O conhecimento remove a ignorância, assim como a luz remove a escuridão. O conhecimento é também uma riqueza interna permanente, através do qual toda meta externa pode ser alcançada. Sendo assim, acende-se a lamparina para reverenciar o conhecimento como a forma do bem maior.
Por que não acender uma lâmpada comum ou um abajur? Isso também removeria a escuridão. Mas a lamparina a óleo possui um significado espiritual mais profundo. O óleo ou ghee (um tipo de manteiga indiana) na lamparina simboliza nossos vaasanas ou tendências negativas, e o pavio simboliza nosso ego. Quando aceso pelo conhecimento espiritual, os vaasanas são exauridos vagarosamente, bem como nosso ego. A chama de uma lamparina sempre queima para cima. De forma semelhante, devemos obter o conhecimento de modo a atingirmos ideais mais elevados.
Ao acendermos a lamparina, devemos orar:
Deepajyothiparabrahma
Deepasarvatamopahaha
Deepenasaadhyate saram
Sandhyaadeeponamostute

Eu me prostro para a lamparina do amanhecer / entardecer
Cuja luz é o Princípio do Conhecimento (o Senhor Supremo)
Que remove a escuridão da ignorância, através do qual
tudo pode ser obtido na vida.

Por que temos uma sala de orações?

A maioria dos lares indianos possui uma sala de orações ou altar. Uma lamparina é acesa e o Senhor é adorado diariamente. Outras práticas espirituais como japa (repetição do nome do Senhor), meditação, paaraayana (leitura das Escrituras), orações, cânticos de devoção, etc. também são realizados nesse altar ou sala de oração. Uma adoração especial também é realizada em ocasiões festivas como aniversários, festivais e coisas do gênero. Cada membro da família, jovem ou idoso, comunga e adora o Divino.
O Senhor é toda a criação. Ele é também, conseqüentemente, o dono da casa em que moramos. A sala de orações é o cômodo principal da casa. Somos os ocupantes terrenos de Sua propriedade. Essa noção nos livra do falso orgulho e posse.
A atitude ideal a ser tomada é referir-se ao Senhor como o verdadeiro dono de nossos lares e de nós próprios como zeladores de Sua morada.
Caso isso seja difícil, deveríamos ao menos pensar Nele como um convidado muito bem-vindo. Assim como receberíamos um convidado importante com o maior conforto, da mesma maneira felicitamos a presença do Senhor em nossos lares com uma sala de orações ou altar, que deve ser mantido limpo e bem decorado.
O Senhor é onipresente. Para lembrarmos que Ele reside em nossos lares, mantemos salas de orações. Sem a graça do Senhor, nenhuma tarefa pode ser realizada com sucesso ou facilmente. Invocamos Sua graça ao comungarmos com Ele na sala de orações todos os dias e em ocasiões especiais.
Cada cômodo da casa é dedicado a uma função específica. Por exemplo, o quarto para o descanso, a sala de estar para receber visitas, a cozinha para cozinhar, etc. A mobília, decoração e ambientação de cada cômodo nos conduzem aos objetivos a que servem. Da mesma forma para a meditação, adoração e oração, devemos ter o ambiente adequado, daí a necessidade de uma sala de orações.
Pensamentos sagrados e vibrações sonoras permeiam o local e invadem as mentes daqueles que lá estão. Pensamentos e vibrações espirituais acumulados através de meditação, adoração e cânticos regulares lá realizados permanecem na sala de orações. Mesmo quando estamos cansados ou agitados, ao nos sentarmos na sala de orações, sentimo-nos calmos, rejuvenescidos e espiritualmente erguidos.

Fonte:http://www.kriya.org.br/por-que-temos-uma-sala-de-oracoes/

Comentários