VEJA A RADIAÇÃO DE URÂNIO SENDO EMITIDA COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS




Veja Radiação de Urânio Sendo Emitida COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS



Uma câmara de vapor é apenas uma caixa de vidro selada e contendo vapor de água ou de álcool supersaturados. Quando uma partícula de radiação ionizante passa pelo vapor, ela ioniza algumas moléculas do vapor que acabam se tornando núcleos de condensação, e as gotículas que se condensam revelam o caminho percorrido pela radiação ionizante.

O interessante é que a trilha formada denuncia que tipo de partícula a formou, trilhas criadas por partículas alfa (dois prótons e dois nêutrons) são mais largas e apresentam sinais de deflexão por colisão (quando colidem com alguma coisa) e se a partícula for um elétron, ela é mais fina e geralmente mais reta. E quando se aplica um campo magnético, as partículas formam curvas para a direita ou para a esquerda, mas sempre as positivas para o lado oposto das negativas (o sentido depende da direção que o campo magnético está apontando e da direção das partículas ionizantes).

Neste vídeo fantástico, uma câmera de vapor ou “cloud chamber” caseira é usada, e vários minérios de urânio são colocados sobre ela: Torbernite, Uraninite, Autunite, Urânio da mina Rosglas (França), Betafite, Urânio empobrecido, e uma bolinha de óxido de urânio. Não preciso dizer qual a amostra mais radiativa, preciso?





Fonte:http://hypescience.com/minerios-de-uranio-em-uma-camera-de-vapor/?



Radioatividade do Urânio


O que tem a ver a radiação do Urânio com manchas em filmes fotográficos? Pode parecer estranho, mas foi exatamente isso que permitiu a descoberta da radioatividade deste elemento. 

O cientista francês Henry Becquerel (1852-1908) foi o responsável por esta façanha, veja como foram feitos os testes de Becquerel com a radiação do Urânio:

1. Primeiramente ele envolveu chapas fotográficas com papel preto e as guardou em gavetas que continham o sal sulfato duplo de potássio e uranilo;

2. Após alguns dias depois percebeu que as mesmas continham manchas, este fato o levou ao questionamento: por que as chapas, apesar de estarem envoltas pelo papel e bem escondidas, ficaram manchadas?

3. Becquerel concluiu que o que manchava as chapas fotográficas não eram raios solares, devido o material estar bem protegido da luz solar, mas poderia ser uma espécie de radiação proveniente do Urânio;

4. A partir deste teste surgiu uma dúvida: será que outros sais também mancham as chapas fotográficas? Becquerel então realizou mais testes envolvendo outros sais, mas somente quando o sal de Urânio estava envolvido é que ocorriam os efeitos radioativos. 

Estas observações levaram Becquerel a concluir que o Urânio se tratava de um elemento radioativo, e a radiação emitida por ele recebeu a denominação de raios de Becquerel. Estes estudos com Urânio radioativo renderam a Henry Becquerel o prêmio Nobel.

É importante lembrar que os raios de Urânio são invisíveis, penetrantes e altamente perigosos e por isso são nocivos a nossa saúde.



Publicado por: Líria Alves de Souza em Química Nuclear


Fonte:http://www.mundoeducacao.com/quimica/radioatividade-uranio.htm

Comentários