ANGELINA JOLIE EM ARTIGO NO 'NY TIMES',DESABAFA APÓS VISITAR CAMPOS DE REFUGIADOS NO IRAQUE E SÍRIA

Angelina Jolie (Foto: AKM/Gsi Brasil)

Angelina Jolie visita refugiados no Iraque e faz críticas aos governos

Atriz é embaixadora da boa vontade da Agência das Nações Unidas para Refugiados 

Embaixadora da boa vontade na ONU, a atriz Angelina Jolie visitou, no último domingo (25-01-15), campos de refugiados onde sírios e iraquianos estão abrigados em razão dos conflitos que atingem a região, e resolveu se pronunciar sobre o assunto em um artigo publicado no jornal The New York Times, na quarta-feira (28)
Em artigo no 'NY Times', Angelina Jolie desabafa após visitar campo de refugiados
Atriz escreveu sobre as experiências em um campo de refugiados no jornal publicado na terça-feira (27-01-15)
Angelina Jolie, embaixadora da boa vontade da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (HCR), visitou o Iraque no domingo (25) e criticou a falta de verbas para os refugiados do país e da Síria.

A estrela revelou que já fez 50 visitas ao país desde 2007 e que, a cada temporada, o sofrimento dos refugiados aumenta, declarou na região de Khanke, nordeste do Iraque.
Em 2014, mais de 2 milhões de pessoas deixaram suas casas. Metae delas se refugiou no Curdistão, ao norte do Iraque, e a situação por lá fica cada vez mais preocupante.
Ao todo, 13 milhões de pessoas já foram expulsas de seus lares no Iraque e Síria. Por conta disso, as Nações Unidas, com a ajuda de Jolie, têm pedido para que os governos de diversos países ajudem na crise.
Angelina visitou algumas famílias de descolados, que disseram a ela que não querem voltar aos antigos bairros, por medo da repressão religiosa e violência.
Angelina Jolie (Foto: AP)

Leia abaixo trechos do artigo:
"Visitei o Iraque 5 vezes desde 2007, e não vi nada que se compare ao sofrimento que estou testemunhando agora. Vim visitar os campos de refugiados onde iraquianos e sírios estão procurando desesperadamente por proteção contra os combates que atingem suas regiões", contou.
"Por muitos anos visitei acampamentos, e todas as vezes, eu me sento em uma barraca para ouvir histórias. Eu tento fazer o meu melhor para dar apoio. Para dizer algo que vai mostrar solidariedade e dar algum tipo de orientação. Nesta viagem eu fiquei sem palavras", diz.
"O que dizer a uma mãe com lágrimas correndo pela face, que diz que a sua filha está nas mãos do Estado Islãmico, e diz que desejaria estar lá também? Mesmo que tiversse que ser torturada e estuprada, ela diz, seria melhor do que não estar com sua filha", conta ela que, ao lado de Brad Pitt, é mãe de seis crianças.
"O que dizer a uma criança de 13 anos que descreve os armazéns onde ela e outras viviam, em que, três de cada vez, eram chamadas para ser estupradas por homens?", indagou Angie. "Quando o irmão dela descobriu, se matou". Ela continua: "O que você pode falar quando uma mulher da sua idade te olha nos olhos e lhe diz que toda a sua família foi morta em frente dela, e que ela agora vive sozinha em uma barraca e tem rações alimentares mínimas?".
"Na tenda seguinte, conheci uma família de 8 crianças. Sem pais. Pai assassinado. Mãe desaparecida, provavelmente raptada. O garoto de 19 anos é o ganha pão. Quando comentei que era uma grande responsabilidade para sua idade, ele apenas sorriu e abraçou a irmã mais nova. Ele diz ser grato pela oportunidade de trabalhar para ajudá-los. Ele realmente quer dizer isso. Ele e sua família são a esperança para o futuro. Eles são resistentes contra o impossível".
A atriz conclui pedindo ajuda das autoridades e a comunidade internacional. "Não é o suficiente defender os nossos valores em casa, em nossos jornais e em nossas instituições", escreve ela. "Nós também temos que defendê-los nos campos de refugiados do Oriente Médio, e nas cidades-fantasma em ruínas da Síria."
Angelina Jolie em missão no Iraque (Foto: AP)
 
Angelina Jolie (Foto: AP)
Fonte:http://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2015/01/angelina-jolie-desabafa-apos-visitar-campo-de-refugiados.html

Comentários