A ESTRANHA RAZÃO DAS LISTAS DAS ZEBRAS

Zebras têm listras para se defender de insetos (Foto: Marieke IJsendoorn-Kuijpers/Flickr/Creative Commons)
 (FOTO: MARIEKE IJSENDOORN-KUIJPERS/FLICKR/CREATIVE COMMONS)

A estranha razão das listas das zebras
Despistar os predadores? Nada disso. Biólogos da Universidade da Califórnia têm uma teoria diferente
O motivo pelo qual zebras têm listras nunca havia sido examinado de forma muito sistemática. No entanto, cientistas da Universidade da Califórnia decidiram resolver o mistério. E, para eles, a explicação está na necessidade dos animais de se defenderem de insetos.
A equipe, segundo a Wired, descobriu que picadas de moscas foram as responsáveis por esse caminho tomado durante a evolução das zebras. Hipóteses anteriores diziam que as listras geravam um efeito de camuflagem, controlavam o calor e ainda tinham uma função social.
Mais listras foram detectadas em zebras que         vivem em áreas com moscas
Para encontrar uma resposta exata, os cientistas da UC analisaram variações de listras de uma série de espécies e subespécies de equídeos levando em conta a localização dos animais. Em seguida, a região onde eles ficam foi comparada com outras variáveis — como temperatura e distribuição de moscas e predadores naturais.
Mais listras foram detectadas em zebras que vivem em áreas com moscas. "Fiquei espantado com nossos resultados", afirmou o professor Tim Caro, autor do estudo. Por que zebras, em particular, evoluíram com as listras e não outros mamíferos? Os pesquisadores acreditam ter a ver com o fato de elas terem os pelos muito mais curtos do que qualquer outro bicho semelhante com cascos, o que significa que não estão tão bem protegidas.

Agora, você deve estar se perguntando como listras impedem moscas de picar. Pois é, para isso, os cientistas ainda não encontraram uma resposta, mas ainda assim estão felizes com a descoberta. "Ninguém sabia por que zebras têm tal coloração impressionante", comemora Caro. "Resolver enigmas evolutivos aumenta o nosso conhecimento do mundo natural e pode desencadear um maior compromisso em sua conservação."
Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/04/estranha-razao-das-listas-das-zebras.html
Zebras têm listras para se defender de insetos (Foto: Marieke IJsendoorn-Kuijpers/Flickr/Creative Commons)

Comentários