SUTRA DO CORAÇÃO DA PERFEIÇÃO DA SABEDORIA





O Sutra do Coração da Perfeição da Sabedoria




Este é o Sutra do coração. O termo “sutra” se refere de forma geral às escrituras canônicas que são tratadas como registros dos ensinamentos orais do Buda Sidarta Gautama.
"Sobre este sutra repousa a Lótus Sagrada. Ela veio a nós, não fomos até ela. Ela abriu em nosso coração e nos trouxe a luz da sabedoria, compreensão, pelo sentido do amor pleno.
Quando perguntei para alguns alunos ja haviam sido "tocados por Deus", expressão cristã para o mesmo fenômeno, a maioria não sabia responder, mas uma senhora soube narrar de forma perfeita a sensação e o que se vive. Disse ela:
- Eu estava dirigindo, e comecei a sentir uma enorme paz, aos poucos todas as coisas se diluíram na minha frente, me obrigando a parar o carro no acostamento. Eu estava em meio a muita luz, e la nada havia e ao mesmo tempo tudo, mas tudo existia. Eu senti e percebi que todas minhas preocupações, que todas as coisas que possuo, que até quem sou não importavam e que tudo o que existe provinha daquilo. Se felicidade existe aquilo era algo muito maior, só posso definir como perfeição. Eu sabia tudo e ao mesmo tempo nada. Eu só existia simplesmente e isso bastava. Os seres de luz existiam, mas eram nada, tudo era aquele vazio cheio, um absoluto de perfeição.
Poucos compreenderam o que ela quis dizer, então recomendei que pedissem para Deus que lhes mostrassem. Quando falo Deus falo deste absoluto criativo e não de um deus, pois tudo está neste absoluto, inclusive os deuses, não sendo errado se remeter a divindade nas suas muitas formas. No mundo se discute demais como e quem esta certo a respeito do divino e pouco realmente nos preocupamos em viver o estar no divino em estado de divindade e iluminação. O Sutra do coração é importante devido a esta narrativa, ao seu mantra, que dentre muitos é um dos caminhos para se chegar ao estado certo de contato. Ser um iluminado, é simplesmente manter-se nele até que vc não saia ou entre, mas viva no estado desperto atemporal, ou seja, no vazio (cheio), com Deus, dentro dele, em luz diluido o tempo todo. E se juntarmos o conhecimento do budismo tibetano, com a oração cristã, a meditação zen, a fé muçulmana e os ensinamentos dos Mestres indianos como Sai Baba e Yogananda, vamos chegar nesta coisa simples que Kwan Yin ensina que é vibrar alto, ou chamar atenção dos guias de tal maneira e tão constantemente de coração sincero e aberto que nos tornamos iluminados. Uma vez meu ex-marido me perguntou porque eu tinha esta "mania" de buscar a iluminação se eu não sabia o que era. Na época respondi que não sabia, mas no meu coração havia uma vontade tremenda de chegar neste estado até então desconhecido para mim. Hoje, sei que esta vontade tinha sua raiz, nos pequenos momentos que mesmo sem saber o que se passava, desde a infância, eu acessava este estado perfeito.  Hoje, busco mantê-lo. faltam anos ainda até que consiga sempre estar assim, mas o que são anos se o objetivo é sublime, não levamos anos desde o nascimento até a faculdade? Então para nos iluminar, anos são nada e alguns entram nela e não saem mais. Cada um tem seu tempo e não devemos julgar qual  o tempo certo. Meus alunos ja sente, quando estou em luz e quando estou "normal" e eles também ja sabem quando estão em luz. Pratique, leia e ore a Sutra do coração e peça para Kwan Yin lhe levar ao estado iluminado permanente." 
(Comentário ao texto do site: por Yasoha).

O SUTRA DO CORAÇÃO

Assim ouvi em certa ocasião. O abençoado se encontrava em Rajagriha, no Monte dos Abutres, com uma grande assembleia de monges e bodhisattvas. Naquela ocasião, o abençoado estava absorto na concentração, que examina todos os fenômenos, chamada “Profunda Percepção.”
Ao mesmo tempo, o bodhisattva mahasattva arya Avalokiteshvara contemplava a própria prática da profunda perfeição da sabedoria e via os cinco agregados também como vazios de natureza inerente.
Então, através do poder do Buda, o venerável Shariputra disse ao bodhisattva mahasattva aryaAvalokiteshvara: “Como deve proceder qualquer filho de linhagem que queira dedicar-se à prática das atividades da profunda perfeição da sabedoria?”
O bodhisattva mahasattva arya Avalokiteshvara respondeu assim ao venerável Sharadvatiputra. “Shariputra, qualquer filho ou filha de linhagem que queira praticar a atividade da profunda perfeição da sabedoria deve contemplá-la da seguinte forma: apreendendo corretamente e repetidas vezes aqueles cinco agregados como também vazios de natureza inerente.
“Forma é vazia. Vazio é forma. A vacuidade não é nada além da forma; a forma também não é nada além da vacuidade. Da mesma maneira, sensação, discriminação, fatores compostos, e consciência são vazios.”
“Shariputra, assim também, todos os fenômenos são vacuidade; não têm características, não são produzidos, não cessam; não são imaculados, nem maculados, não diminuem, nem aumentam.”
“Assim Shariputra, na vacuidade não há forma, nem sensação, nem discriminação, nem fatores compostos, nem consciência; não há olho, nem ouvido, nem nariz, nem língua, nem corpo, nem mente; não há forma visual, nem som, nem odor, nem paladar, nem objeto tátil, nem fenômeno. Não há elemento do olho e assim por diante até e inclusive nenhum elemento da mente nem elemento da consciência mental. Não há ignorância, nem extinção da ignorância, não há envelhecimento nem morte, nem extinção do envelhecimento nem da morte; Assim também, não há sofrimento, nem a sua causa, nem a sua cessação, nem o caminho; não há a sabedoria exaltada, nem realizações, nem fracassos.”
“Por isso, Shariputra, como não há realizações, os bodhisattvas confiam e permanecem na perfeição da sabedoria, suas mentes isentas de obscurecimentos e de medo, transcendem todos os erros, e alcançam finalmente o nirvana. Todos os budas dos três tempos também despertaram inteiramente para a insuperável, perfeita e total iluminação, por terem se dedicado à perfeição da sabedoria.
“Assim, o mantra da perfeição da sabedoria, o mantra da grande sabedoria, o mantra insuperável, o mantra inigualável, o mantra que pacifica totalmente todo sofrimento, como não é falso, deve ser conhecido como verdadeiro. O mantra da perfeição da sabedoria é proclamado:”
TADYATHA [OM] GATE GATE PARAGATE PARASAMGATE BODHI SVAHA
“Shariputra, é assim que o bodhisattva mahasattva deve treinar-se na profunda perfeição da sabedoria.”
Então, o abençoado surgiu do estado de concentração e louvou o bodhisattva mahasattva aryaAvalokiteshvara dizendo: “Muito bem, muito bem, filho da linhagem, é assim mesmo. A profunda perfeição da sabedoria deve ser praticada assim como você revelou, e até mesmo os tathagatas se alegrarão.”
Quando o abençoado disse isto, o venerável Sharadvatiputra, o bodhisattva mahasattva aryaAvalokiteshvara, e toda a assembléia ao seu redor, juntamente com o mundo de devas, humanos, asuras, e espíritos se encheram de alegria e louvaram o que fora dito pelo abençoado.
(O Sutra de Coração da Perfeição da Sabedoria: Traduzido do tibetano, consultando os comentários hindus e tibetanos e boas traduções anteriores de Gelong Thubten Tsultrim (George Churinoff), no primeiro dia de Saka Dawa, 1999, noTushita Meditation Centre, Dharamsala, India. Revisado em 8 de março de 2001, no deserto de Novo Mexico, EUA. Traduzido para o português por Marly Ferreira em setembro, 2001 e atualizado em julho de 2004.)

 

Forma é vazia. Vazio é forma. A vacuidade não é nada além da forma; a forma também não é nada além da vacuidade. Da mesma maneira, sensação, discriminação, fatores compostos, e consciência são vazios.


— Avalokiteshvara

O SUTRA DO CORAÇÃO

Veja alguns vídeos com recitações do Sutra do Coração em português.


(Caso você não consiga visualizar o vídeo, clique no link a seguir: Sutra do Coração em Português)


(Caso você não consiga visualizar o vídeo, clique no link a seguir: Recitação do Sutra do Coração (em português))


No mundo de hoje podemos nos permitir esta maravilhosa mistura de ritmos e sentir que também nos levam ao estado de luz!
 
 

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