O QUE É SUDDHA DHARMA MANDALAM ? : É A GRANDE FRATERNIDADE BRANCA

Representação da Divina Hierarquia em Badari Vana:
Os quatro Kumaras, Naradeva, Náráyaná, Yoga Devi , Dakshinámurti, Siddhas e Mahatmas
 
 
 
  
SUBHAMASTU SARVA JAGATAM
 OM NAMAH SRI PARAMA RISHIBHYO YOGUIBHIYAHA
"Que todos os seres sejam felizes"
"OM - Glória aos Supremos Rishis e Yoguis"
 
 

O que é a Suddha Dharma Mandalam

Existe no mundo uma milenar Escola de Sabedoria denominada SUDDHA DHARMA MANDALAM.Ela é depositária da essência dos ensinamentos das tradições antigas, filosóficas e religiosas. Estes ensinamentos são universais e não sectários, que resultaram do estudo da evolução da vida e da forma e da trajetória da evolução humana. A Sabedoria ensinada por ela não é nova, pois o estudo dos mistérios da natureza tem estado em evolução desde idades imemoriais por investigadores capacitados para isso. Estes investigadores - os Mestres da Sabedoria, como são chamados - são seres humanos que no decorrer do processo evolutivo passaram do estágio humano ao período seguinte, o de Iluminados, Yoguis ou Adeptos. Elevando-se a este nível de Iluminação, por suas investigações e por suas experiências, o homem adquire o conhecimento. O conjunto dos conhecimentos adquiridos por estes Mestres tem sido revelado aos estudantes de todos os tempos, através de um processo gradual de auto treinamento atendendo, portanto, à estrutura de Escola. Seu ideal é o cume das aspirações do homem e seu propósito é a completa realização do destino humano, visando a realização do progresso material e espiritual da sociedade. A prática dos princípios ensinados pela Suddha Dharma Mandalam visam habilitar o aspirante a:
  • Estudar a natureza do homem e do universo.
  • Compreender sua posição na existência cósmica.
  • Coordenar sua vida interior e exterior e assim realizar, mediante a síntese do Yoga, as potencialidades humanas que o conduzirão à obtenção da paz e da felicidade.Seus métodos incluem a prática de quatro Dharmas:
  • Ahimsa - Não violência.
  • Satyavachana - Veracidade.
  • Loka-Kainkarya - Serviço desinteressado ao mundo.
  • Dhyana - Meditação: prática introspectiva que nos leva ao conhecimento dos aspectos mais profundos da natureza humana.
Em 1915 os Mestres desta Escola, percebendo o crítico momento pelo qual passaria a humanidade e reconhecendo o necessário amadurecimento e interesse, permitiu que seus princípios básicos e seu sistema de treinamento fossem revelados publicamente, juntamente com a revelação de textos antigos, alguns completamente inéditos , guardados nas grutas do Himalaia. Assumiu esta tarefa um de Seus discípulos, o Presidente da Suprema Corte de Madras, Índia, Sir Subramanya Ayer. No Ocidente, Sri Vájera Yogui Dasa, nome iniciático de Benjamin Guzmán Valenzuela, conhecido e premiado pintor chileno, estabeleceu grupos de estudos e práticas da Suddha Dharma Mandalam e treinou pessoas para continuar o trabalho iniciático desta Escola.

MESTRES DA SUDDHA DHARMA MANDALAM


Instrutores da Suddha Dharma Mandalam

Swami Subramanyananda
 
Dr. Sir S. Subramanya Ayer Avergal, Juiz, Presidente da Suprema Corte de Madrás, Índia, vice-presidente da Sociedade Teosófica naquele período, foi escolhido pela Grande Hierarquia Branca do Himalaia para divulgar externamente, em 1915, sua existência, propósitos e ser a Primeira Autoridade Iniciática Externa. Foi admitido na Ordem dos Anandas, sendo chamado Swami Subramanyananda e, por meio de elevadas Iniciações, participa da milenar linha de Gurus, chamada Guruparampara.

Pandit K. T. Srinivasacharyar
Pandit K. T. Srinivasacharyar - grande erudito, designado pela Hierarquia para receber os antigos textos guardados em uma biblioteca oculta conhecida como Maha Guha, tais como o original do Bhagavad Gita, o Sanátana Dharma Dipika, o Suddha Raja Yoga, o Pranava Vada, o Updghata ou comentário do Gita e outros. Foi designado como Segunda Autoridade Iniciática Externa da Suddha Dharma Mandalam. Provém de uma família de grandes sábios da Índia.

Vasudeva Row (esquerda)  Subramanya (centro)
Srinivasacharyar (direita)
Os três primeiros divulgadores da Suddha Dharma Mandalam ao mundo. Vasudeva Row foi um grande comentarista dos textos sagrados que a Suddha Dharma revelou e foi o Presidente da Instituição após a passagem do Pandit Srinivasacharyar aos planos sutis, em 1929.

Sri T. M. Janárdana
Sri Janárdana, a Terceira Autoridade Iniciática Externa da Suddha Dharma Mandalam. Executou um grande trabalho de divulgação dos princípios Suddhas através da publicação da revista The Suddha Dharma e a instrução de discípulos em várias partes do mundo, de 1934 a 1966. Foi o primeiro Instrutor indiano a vir à América, em 1965, sendo uma grande fonte de bênçãos pelos países por onde passou: Chile, Uruguai, Argentina e Brasil tendo, em nosso país, visitado Ashrams e fundado outros, inclusive o Ashram Ananda, de Uberlândia.

Sri Vájra Yogi Dasa
Sri Vájra Yogui Dasa, nosso querido Mestre, que foi designado desde antes de seu nascimento, pelos Mestres da Suddha Dharma, a divulga-la no ocidente. Foi Iniciado desde os primeiros tempos do Swami Subramanyanda e, desde então, realizou um imenso trabalho de divulgação dos princípios Suddhas em toda a América e Europa, até seu mahasamadhi ocorrido no ano de 1984. Recebeu dos Mestres da Hirarquia a função de Instrutor e Iniciador da Suddha Dharma Mandalam tendo transmitido estas funções aos Gnana-Dhathas, aqueles que foram designados para a continuação de seu trabalho no mundo. Em sua homenagem foi criada a Fundação Sri Vájera, de caráter educacional, cultural e assistencial.



 



ALAM



Swami Narayanananda Ayurved Saraswati
(Dr. José Ruguê Ribeiro Junior)
.....

O que é Swami:

                
UM SWAMI E UM SACERDOTE HINDU
 
                Num passado distante, cuja data precisa não é clara, Sánkara que na linguagem da Suddha Dharma Mandalam é chamado o maior mensageiro do Governo Espiritual do Mundo que já pisou neste planeta conforme as palavras do Swami Subramanyananda em seu prólogo do Sanátana Dharma Dípika vol. I, foi até Josimath, próximo de Badari Vana, no Himalaia e obteve aí sua iluminação. Retornando de lá propagou a grande revelação do mais transcendente conceito do Sanátana Dharma que é o princípio da Unidade Suprema (Brahm – o Absoluto).
Sánkara
Seus quatro primeiros discípulos criaram quatro Pittas ou sedes centrais nos quatro pontos cardeais da Índia. Eles foram chamados Sankaracharyas. Até os dias de hoje existem os CINCO  sucessores dos Sankaracharyas nos mesmos Pittas originais e eles são os representantes de Sánkara e máximas autoridades do ADVAITA VEDANTA e do Sanátana Dharma no mundo externo.
 
A partir de Sánkara se criaram as dez Ordens dos Swamis (Dasnamis), aqueles que adotavam a completa rendição à vida de auto-realização e serviço desempenhando o papel de Gurus ou Mestres.
 
De acordo com particularidades internas da disciplina e sucessão discipular existem denominações como Swami Saraswati, Swami Puri, Swami Thirtha e outros.
 
Assim sendo, independentemente de a qual Escola específica um Swami esteja ligado ele é sempre iniciado por outro Swami e ligado à tradição de Sankaracharya.

A Suddha Dharma Mandalam possui uma “linha própria” de Swamis?

                
Se nós nos reportarmos ao Prólogo do Swami Subramanyananda da edição em sânscrito do Srimad Bhagavad Gita,
ele e o Pandit Srinivasacharyar comentam que receberam os originais dos Textos Sagrados inéditos, dos seguintes Swamis que possuem elevado grau dentro da Suddha Dharma Mandalam: Swami Brahmananda, Swami Bhavananda, Swami Yogananda, SwamiSivananda. Vale lembrar que estes são Seres que não se deixaram conhecer pelo público em geral, não devendo ser confundidos com seus homônimos famosos no ocidente. Aqueles membros da SDM que tiveram a Graça de receber iniciações internas e a Disciplina de Raja Yoga receberam um conjunto de práticas das quais consta a invocação do Guruparampara (a sucessão dos Gurus - Acharyaparamparavandanam). Entre aproximadamente 30 nomes que
são mencionados, com seus respectivos mantras invocatórios estão os Swamis citados acima sendo, quase todos os trinta, Swamis Saraswatis, Swamis Thirthas, Swamis Puris. Isso significa que os Swamis da Suddha Dharma Mandalam que outorgaram as Iniciações, os Textos Sagrados e toda a autoridade ao Swami Subramanyananda também foram iniciados dentro da tradição pela qual nosso querido Swami Narayanananda Saraswati Ayurved (Dr. José Ruguê) foi iniciado.
 
Nossos três reveladores externos Swami Subramanyananda, Pandit Srinivasacharyar e Sri Vasudeva Row
conservaram essa tradição sendo fotografados com suas respectivas marcas na testa de suas linhas adwaita, dwaita, visishtadwaita.
A razão disso é que a Suddha Dharma Mandalam é a quintessência da tradição e não a negação dela ou um credo em particular, conservando os princípios essenciais da tradição védica
 
 
 
 

 
Swami Narayanananda e Sankaracharya de Prayag Swami Madhavananda Saraswati

Havan às margens do Sagrado Ganga

Parmarth Niketan Ashram - Rishikesh
 

 

Conferência em New Delhi promovida pelo Ministério da Saúde da Índia
 

YOGA ABHISHEKA DE SWAMI NARAYANANANDA DIRIGIDO PELO PRESIDENTE DA UNIVERSAL SANATANA DHARMA FOUNDATION Pandit Prabhakar  COM A PARTICIPACAO SUA SANTIDADE O SANKARACHARYA DE PRAYAG:

 

 

O ponto culminante de todo o processo para nosso querido Swami Narayanananda ocorreu no dia 01 de Novembro. Ele foi conduzido a um pequeno Templo dedicado a Shiva, nos arredores de Delhi, onde se realizou sua Diksha de reconhecimento formal como Swam,i. A linda e comovente Cerimônia foi oficiada pelo Pandit Prabhakar – Presidente do Parlamento Mundial de Religiõs, do Universal Sanátana Dharma e da World Academy of Ayurveda, uma pessoa extremamente reverenciada por todos aquelesque se aproximavam dele como grande autoridade em sânscrito e na
Ciência Védica. Ele pessoalmente conduziu a Cerimônia de nosso Swamiji com a participação de várias autoridades.
 
Swamiji diante dessa mais pura manifestação da tradição védica sentiu sua consciência interna trazer ao externo todo o potencial de sua alma antiga já tão experimentada nessa ciência védica. Ele portava para tão especial ocasião os objetos que seu Mestre tão querido e reverenciado Sri Vájera Yogui Dasa havia lhe outorgado em momentos de grande manifestação espiritual como o Kamandalu, a Yoga Danda e o Yantra de Bhagavan Mitra Deva.
Durante a Cerimônia muitas manifestações do elemento fogo ocorreram no fogo sacrificial. Após o término desta parte do ritual, Swami Narayanananda foi conduzido a um amplo estúdio, as portas de abriram e estavam a sua espera Sua Santidade o Sankaracharya de Prayag Swami Madhavananda Saraswati, Sua Santidade Tai Situpa Rimpoche, emanação de Maitreya e grande Mestre dentro do Budismo tibetano e várias outras autoridades. Todos homenagearam a entrada de Swamiji adornando-o com os paramentos e guirlandas da ocasião.
Estava sendo realizada a gravação de um documentário sobre Yoga pelo Marwah Studio – University of Media Arts e toda a Cerimônia de Yoga Abhysheka de Swamiji foi documentada nesta gravação. Primeiramente falou Sua Santidade o Sankaracharya Swami Madhavananda Saraswati, em seguida Sua Santidade Tai Situpa Rimpoche e logo Swami Narayananandaji sob profunda emoção espiritual. Ao final o Sankaracharya se colocou em pé, assim como Swami Narayanananda, e completou a Cerimônia de reconhecimento de Swamiji, fazendo os atos específicos e, em alta voz, concedeu sua designação final como SWAMI NARAYANANANDA AYURVED SARASWATI o que foi seguido de uma ampla saudação dos presentes com... Jaya Swami Narayanananda Ayurved Saraswati ki Jay.
 
Em seguida, o Rimpoche concedeu sua benção especial. 
Ao final, o próprio Sankaracharya entregou o Diploma como Ayurved Saraswati para Swamiji e o Pandit Prabhakar outro Certificado como Ayurved Saraswati e como represente da Wourld Academy of Ayurveda fundada pelo Presidente da Índia há muitas décadas atrás.
                          
                   
 

O QUE SIGNIFICA PARA A INSTITUIÇÃO SUDDHA DHARMA MANDALAM A PRESENÇA DE UM SWAMI?

                
É a consolidação da continuidade, dentro da mais pura tradição védica, da autoridade para outorgar Diksha e conceder o sistema de Sádhana original como impartia Swami Subramanyananda e o Pandit Srinivasacharyar. Ademais, a continuidade do trabalhodestes grandes Mestres no sentido de divulgar o Sanátana ou Suddha Dharma na Índia, como a publicação da versão original em sânscrito e inglês dos Textos revelados naquele país com o apoio das comunidades do Sanátana Dharma da lá.  O objetivo de Swamiji é treinar e preparar o grupo dos discípulos Suddha mais próximos e totalmente devotados ao trabalho de propagar e viver o Dharma formando um corpo de Yoguis treinados no sistema Suddha e dedicados à evolução de todos os seres.
Também abrir as portas da Iniciação para aqueles fervorosos aspirantes que se interessem por seguir a disciplina deste prístino sistema atendendo a Vontade do Supremo Senhor Sri Bhagavan Náráyaná e de Bhagavan Mitra Deva.
 
 

Comentários

  1. Somos gratos ao reverenciado Sri Vájera Yogui Dasa por nos conceder o tão querido Swami Narayananda, que dá continuidade, propaga e nos ensina o Sanátana Dharma!

    ResponderExcluir

Postar um comentário