O VALOR INESTIMÁVEL DOS VEDAS - HELENA P. BLAVATSKY

 
O VALOR INESTIMÁVEL DOS VEDAS.
(L.1.pág.108).

Nos vedas, por exemplo, encontramos prova positiva de que já em 2000 a.C. os sábios hindus e os eruditos devem ter tido conhecimento da rotundidade de nosso globo e do sistema heliocêntrico. Eis por que Pitágoras e Platão tão bem conheceram esta verdade astronômica; pois Pitágoras obteve seu conhecimento na Índia, ou de homens que lá estiveram, e Platão repetia fielmente os seus ensinamentos.Há fatos que provam que certos cálculos astronômicos eram tão corretos entre os caldeus da época de Júlio César como o são hoje.

Quando o calendário foi reformado pelo Conquistador, descobriu-se que o ano civil se coadunava tão pouco com as estações, que o verão adentrava pelos meses de outono e os meses de outono por todo o inverno. Foi Sosígenes, o astrônomo caldeu, quem restabeleceu a ordem na confusão,recuando em noventa dias o dia 25 de Março, e assim fazendo este dia corresponder ao equinócio da primavera; e foi Sosígenes ainda que fixou a duração dos meses tal como ela existe ainda hoje.

Na América, o exército de Montezuma descobriu que o calendário dos astecas concedia um número igual de dias e de semanas a cada mês. A extrema correção de seus cálculos astronômicos era tão grande, que nenhum erro foi neles descoberto durante as verificações posteriores, ao passo que os europeus que desembarcaram no México em 1519 estavam, graças ao calendário juliano, aproximadamente dez dias adiantados em relação ao tempo correto.
É às traduções escrupulosas e inestimáveis dos livros védicos e às pesquisas pessoais do Dr. Haug,que devemos a corroboração das pretensões dos filósofos herméticos. Pode-se facilmente provar a época de Zaratusta Spitama (Zoroastro) é de uma antigüidade incalculável. Os brâmanas, aos quais Haug atribui quatro mil anos, descrevem a disputa religiosa entre os antigos hindus que viveram no período pré-védico e os iranianos. Os combates entre os devas e os asuras - os primeiros representado os hindus e os últimos os iranianos - são minuciosamente descritos nos livro sagrados.

Helena P. Blavatsky. Ísis Sem Véu, vol I.

Comentários