MUDE AS PAREDES DA CASA : TORNE SUA CASA MAIS COLORIDA E ACONCHEGANTE


Papel também na parede da cozinha
(Foto: House Beautiful)


Pode ser para decorar, ajustar alguma falha ou simplesmente para marcar uma nova etapa da vida do morador. Modificar as paredes da casa pode significar diversas coisas, mas o comum é o poder que uma mudança desse tipo pode trazer. Projetos em paredes, como uma nova cor ou a aplicação de papéis e adesivos revigoram o ambiente e, muitas vezes, transformam até os próprios moradores!
Pensando nisso resolvi trazer algumas ideias e dicas para quem quer entrar nessa onda!
Colocando um pouco de cor
A escolha desse complemento na decoração deve ser bem analisada para trazer o resultado esperado. A designer Mariana Siriani, da MyDecor, indica algumas dicas para ajudar nessa escolha:
1. Os tons pasteis e neutros são extremamente importantes para o sucesso da decoração, como o branco, o bege e as variações de cinza e marrom. Elas são cores bases, convivem bem com outras tonalidades, dão a sensação de ampliar o ambiente e trazem sofisticação.
2. Para ter um local mais tranqüilo, aposte em paredes com cores frias, como o lilás e o azul (na gama de tons mais claros). A mistura com cores mais urbanas, como o cinza chumbo deixa o ambiente moderno e descontraído.
3. Já para ter aconchego e harmonia, a escolha deve permear as cores quentes. Locais de confraternização, como salas e cozinhas, são ótimos para essa opção.
4. As vibrantes como, por exemplo, o azul turquesa, conseguem descontrair espaços de maior seriedade.
(Foto: Project Nursery)
Para a cozinha, gosto muito da tinta-lousa, uma aliada para um ambiente moderno e sem precisar gastar muito. Você mesmo pode aplicar a cor em um espaço menor e serve ainda para os convidados interagirem, deixando recadinhos.
Papéis de Parede
Não me canso de falar que os papéis de parede voltaram com tudo, não apenas nos detalhes, como também em grandes espaços. Mas esse produto ainda é mal visto por muita gente, considerados como bregas e antiquados. Aqui respeitamos as opiniões, mas vale abrir um pouco a cabeça para entender o limite de cada um e até onde ir com essa opção.
K&G Distribuidor de Papel de Parede (Foto: Divulgação)O papel de parede está se reinventando e não fica mais tímido no quarto do bebê. Cada vez mais ele ganha ares modernos e práticos, tanto pela facilidade de aplicação – comparando como era no passado -, como nos materiais que eles são produzidos, que evoluíram muito. Hoje em dia eles podem durar de cinco a 12 anos.
Esse produto pode ser aplicado por profissionais, indicados nas lojas onde se adquire o material ou pelo próprio morador. Nesse caso é importante ter paciência e cuidado para realizar o trabalho.
Alguns cuidados:
1. Livre a parede de furos, umidade e respingos de tinta. Para eliminar as imperfeições, a K&G indica passar uma lixa, e em casos de tinta óleo, pintar com uma base de látex.
2. Meça a altura da parede e corte as faixas quer serão usadas, deixando 10 cm para o rodapé e 10 cm para o teto.
3. Na sequencia deve-se espalhar a cola do centro para as bordas do papel. Passar a cola na parede ajuda a fixar melhor. Depois disso, rapidamente, coloque a primeira faixa.
4. Com uma espátula corte o excesso de papel e continue a aplicação das faixas.
Dica Pode Entrar!
1 – se tiver medo de ousar, opte por um espaço pequeno ou por um papel mais neutro. Isso já fará diferença na sua decoração. O lavabo é um bom local para começar.
2 – preste atenção também na ambientação: móveis mais pesados pedem papeis mais neutros, principalmente se o objetivo é destacar a parede.
3 – os desenhos clássicos são mais fáceis de combinar. Se a sua escolha for algo mais forte, use em locais que não tenham muita permanência de pessoas, como corredores.
4 – se a grana estiver curta, visite lojas como Leroy Merlin, Tok & Stock e Etna, que algumas vezes têm preços mais em conta.
Adesivos
O adesivo também é uma ótima saída paras o detalhe, como, por exemplo, fazer um charme em quarto mais clean, com uma imagem acima da cama.
Adesivo Mexicana da www.mkmania.com.br (Foto: Divulgação)
Azulejo com cara de novo
Há ainda casas e apartamentos mais antigos com azulejos nas paredes, principalmente em banheiros. Alguns estão em perfeito estado e trazem até aquele ar mais vintage. Outros precisam de ajustes e, para esses, há opções bem práticas para quem não quer enfrentar a dor de cabeça que algumas reformas podem trazer.
Uma boa saída é pintá-los com tinta à base de água. Geralmente não é necessária preparação prévia e um galão rende bastante – já que o azulejo absorve menos que uma alvenaria, por exemplo. A duração também é boa, cerca de dois anos.
Para essa opção, antes de qualquer coisa, lembre-se de limpar bem o azulejo com detergente neutro, na sequencia reserve os locais que não devem receber a cor (cantos, tetos, pisos, louças, etc.). Uma fita adesiva e jornais podem resolver isso.
Dica Pode Entrar!
Como comentei anteriormente, o azulejo absorve menos a tinta e, por isso, deve ser bem espalhado, bem mesmo. Caso contrário ficará com marcas da tinta escorrida.
Outros revestimentos
Por último, há a opção de revestimentos em diversos materiais, como o concreto de alto desempenho, com boa resistência e aplicação relativamente simples – as peças são coladas diretamente na parede e dispensam o uso de argamassa e rejunte.
Revestimento em concreto Beton, por Cristiana Bertolucci Estúdio. (Foto: Divulgação)
Outra ideia é esse mosaico artesanal de chapas de MDF, indicados para paredes internas e externas, mas cobertas.
Linha Volpi da Oca Brasil, MDF de alta densidade. (Foto: Divulgação)
Linha Ikat da Oca Brasil, MDF de alta densidade. (Foto: Divulgação)
Agora é escolher o que mais agradar e colocar a mão na massa!

Fonte:http://br.mulher.yahoo.com/blogs/pode-entrar/

Comentários