CLAUDIO NARANJO,GRANDE PSIQUIATRA DA NOVA PSICOLOGIA HUMANISTA - AUTO-BIOGRAFIA E BIOGRAFIA

 

Autobiografía

 
 
 
Eu nasci em 24 de novembro de 1932. Cresci em um ambiente musical, cursei os primeiros anos de escola em Valparaiso e depois em Santiago, me formei como Médico em 1959. Depois de um aprendizado inicial com piano, estudei composição musical, mas parei de compor depois de entrar na universidade de medicina, em uma época na qual me envolvi com uma universidade extra oficial. Influencias importantes desse periodo foram visionario chileno Totila Albert (poeta e escultor) , o poeta David Rosenman Taub, e o filósofo polonês Bogumil Jasinowski.
Depois de minha graduação como médico fui contratado pela Escola de Medicina do Chile para fazer parte do pioneiro Centro de Estudos de Antropologia Médica (CEAM) fundado por Franz Hoffman em 1960, ao mesmo tempo que fazia a minha residencia psiquiátrica na Universidade de Psiquiatria Clínica, dirigida então por Ignacio Matte-Blanco, além de participar de uma análise didática no Instituto Chileno de Psicanálise.
Depois de estar envolvido um tempo com pesquisas relativas aos efeitos de deshumanização da educação médica tradicional, viajei brevemente para os EE.UU. com uma missão requerida pela Universidade do Chile de explorar o campo do aprendizado perceptual, e tive a oportunidade de conhecer o trabalhos do Dr. Samuel Renshaw e de Hoyt Sherman - ambos interessados na percepção do todo, assim como ambos na Universidade do Estado de Ohio, em Columbus.
Posteriormente estive em Harvard como um visitante escolar Fullbright envolvido em estudos de valores - alternando entre o Centro de Estudos da Personalidade (este em sua maioria com equipes de intelectuais herdeiros de Henry Murray, posteriormente sob a direção de David McClelland) e Emerson Hall, no Departamento de Relações Sociais - aonde eu fui participante do Seminario de Psicologia Social de Gordon Allport assim como estudante de Tillich.
Mais tarde, um convite para aprender através da participação nas atividades do Centro de Avaliação e Pesquisa da Personalidade (também uma cooperativa da cultura Murray) cheguei em Berkeley, me apaixonei pela cidade e tive ocasião de me deixar absorver pela atmosfera da contra-cultura.
Uma afiliação com a Fundação Guggenheim me permitiu retornar a Berkeley - depois de um ano no meu pais de origem e na universidade - para passar um ano e meio continuando com meus estudos em valores e, principalmente, a crescer e aprender enquanto utilizava a maior parte do meu tempo no Instituto de Avaliação e Pesquisa da Personalidade (IPAR), aonde fui aceito como Pesquisador Associado com previlegios muito preciosos no campus que incluiam facilidades de computação e acesso à Biblioteca.
Em seguida tive a oportunidade de me tornar o amigo mais próximo de Carlos Castaneda, de me tornar aprendiz de Fritz Perls, e de fazer parte da comunidade de Esalen. Também participei dos workshops sobre consciencia sensorial de Charlotte Selver, e fiz parte dos encontros com o grupo terapêutico psicodélico de Leo Zeff, que se reunia cada dois meses - ao qual mais adiante viria a contribuir com muito sucesso com o uso da harmalina, MDA e ibogaina.
Este era o ambiente que antecedeu ao meu trabalho quando retornei ao Chile, em 1977, onde eu queria criar um programa incluindo algumas disciplinas que Esalen proporcionava sem integrá-las, enquanto que no Chile - um programa Esalen-no-Chile publicado na época no Catálogo de Esalen - formei um único grupo estável de estudantes que iria experienciar um currículo integrativo.
Nessa época, ao retornar ao Chile, foi também o tempo de dirigir pesquisas psicofarmacológicas - associándo-me com Shulgin e Sargent - assim como uma época de iniciar minhas explorações na terapia individual com psicodélicos e formar um grupo de terapia psicodélica. Também foi o momento quando eu viajei brevemente para participar de duas conferencias pioneiras: A Conferencia de LSD da Universidade da California em 1967 (aonde apresentei minha pesquisa sobre psicoterapia assistida com ibogaina) e a conferencia auspiciada pelo Instituto Karolinska com o título de "Pesquisa Ethnopharmacologica para Drogas Psicoativas".
Após algum tempo trabalhando na Escola Médica da Universidade do Chile, no Centro de Estudos de Antropologia Médica e no Instituto de Psicologia Aplicada, retornei a Berkeley como imigrante, e me integrei ao IPAR, aonde continuei minhas atividades como Associado em Pesquisas e também dirigindo workshops no Instituto Esalen (aonde fui recebido como "associado visitante", e eventualmente me tornei um dos tres sucessores de Fritz Perls, (juntamente com Jack Downing e Robert Hall) na época em que Perls emigrou para o Canadá. Também fiz algumas viagens ocasionais a Los Angeles para visitar Jim Simkin e receber dele treinamento e supervisão adicionais.
Em 1969 fui previlegiado em me tornar um consultor para o Centro de Procedimentos e Pesquisas Educacionais, criado por Willis Harman em SRI. Me foi dada a tarefa de informar quanto das técnicas espirituais e psicológicas em voga eram aplicáveis na educação, e meu relatório foi publicado como um monográfico de SRI entitulado "O Desenvolvimento do Homem". Posteriormente, este se tornou o meu primeiro livro "A Única Busca". Nesta época também eu estava escrevendo algumas das minhas experiências no âmbito da terapia psicodélica (mais tarde publicado como "A Viagem Sanadora"), aceitei o convite de Robert Ornstein para ser co-autor de um livro sobre meditação, e também aceitei o convite da Dra. Ravenna Helson para empreender um exame qualitativo das diferenças entre livros representativos dos fatores "Matriarcal" e "Patriarcal" descobertos por ela em uma pesquisa inicialmente com matemáticos e depois em trabalhos de autores de livros infantis de ficção. Isto me levou ao meu livro "A Criança Divina e o Herói" - que seria publicado muito tempo depois.
A morte acidental de meu único filho na noite da Páscoa de 1970 parecia colocar um ponto final a um estagio na minha vida. O próximo estagio começou com uma peregrinação guiada por um mestre espiritual chamado Oscar Ichazo e um retiro espiritual que culminou em "uma peregrinagem dentro da peregrinagem", um periodo de isolamento no deserto perto de Arica, no norte de Chile, que foi para mim o verdadeiro começo da experiencia espiritual, vida contemplativa e guia interior.
Depois de sair de Arica no fim de 1970 - após 6 meses - comecei a ensinar um grupo que incluía minha mãe, alguns estudantes prévios de gestalt e amigos - e este grupo chileno me deu a experiência e confiança necessárias para lançar meu trabalho posterior em Berkeley - que começou em setembro de 1971. Este grupo em Berkeley iniciouse como uma improvisação e se tornou um programa que originou uma corporação sem fins lucrativos chamado Instituto SAT. Posteriormente eu participei neste programa principalmente como projetista do processo e supervisor de uma atividade implementada por meus estudantes e uma série de professores convidados: Zalman Schachter, Dhiravamsa, Chú Fang Chu, Sri Harish Johari e Bob Hoffman.
Em 1976 fui professor visitante no Campus de Santa Cruz da Universidade da California por dois semestres, e mais tarde, intermitentemente, no Instituto para Estudos Asiáticos da California (hoje em dia CIIS), e comecei a oferecer workshops na Europa, refinando dessa forma aspectos do mosaico de atividades do programa SAT - terapia Gestalt e sua supervisão, aplicações do eneagrama da personalidade, meditação interpessoal, música como recurso terapêutico e como extensão da meditação, auto-percepção guiada e processos de comunicação - até que em 1987 eu pude juntar as partes em um todo novamente com a companhia dos meus novos colaboradores, e o SAT renasceu na Espanha sob o nome de "SAT em Babia" - um programa para desenvolvimento pessoal e profissional. Desde então o programa se extendeu para Italia, Brasil e México com muito sucesso, e eu tenho dividido a minha agenda anual entre essas atividades no exterior e os meus escritos em casa (em Berkeley).
Desde o final dos anos oitenta eu revisei e completei um livro anterior sobre terapia Gestalt e publiquei dois novos, publiquei tres livros relativos ao eneagrama e também "A Agonia do Patriarcado", versando sobre a minha interpretação dos problemas sociais como expressão da infra valorização do nutrimento e do instinto e a solução dos mesmos no desenvolvimento harmonioso de nosso potencial "tri-cerebrado", também publiquei um novo livro sobre meditação "Entre Meditação e Psicoterapia", e "Cantos do Despertar", sobre a interpretação dos grandes livros do ocidente como expressão da "viagem interior" e variações sobre a "historia do herói".
Desde o final dos noventa eu tenho atendido a muitas conferencias de educação e tentado influenciar a transformação do sistema educacional em varios países - a partir de uma convicção de que nada é mais esperançoso em termos de evolução social do que o incentivo coletivo da sabedoria individual, compaixão e liberdade. Meu livro "Mudando a Educação para Mudar o Mundo", publicado em espanhol no ano 2007, tem como objetivo estimular os esforços de professores dentre os graduados do SAT que estão começando a se envolver no projeto do SAT-na-Educação, o qual oferece às equipes das escolas e aos estudantes nas escolas de educação um "curriculo suplementar" de auto-conhecimento, restauração de relações e cultura espiritual.
Claudio Naranjo 
 
 

Uma declaração pessoal

Por um longo tempo eu resisti a "mostrar meus produtos" publicamente. No entanto, agora eu me sinto feliz ao pensar que através da Internet eu posso interessar às pessoas sobre as minhas receitas para uma cura social, através da herança de Totila Albert e a minha própria - em um momento em que estou deixando a escola integrativa psico-espiritual que criei há uns 36 anos atrás.
Dr. Claudio NaranjoEu resisti a entrar na Internet, não só por ter estado muito absorvido nos meus diversos projetos para poder ocupar-me de anunciá-los, como também pela fé de que é benéfico para o desenvolvimento orgânico de uma comunidade de buscadores de se manterem fora do interesse público, e também devido à confiança de que um pouco de esconderijo pode operar alguma seleção natural de acordo com a motivação entre aqueles que se sintam atraídos pelo que tenho a oferecer, e isso ajuda ao que eu quero fazer. Um estímulo que me fez aceitar o oferecimento de Martin Cohen (há alguns meses atrás) no sentido de criar uma página web para mim foi o fato de ficar sabendo que existem mil entradas na Internet com o meu nome (e eu imagino que provàvelmente me veria muito mal representado pela maioria se eu tivesse tempo para lê-las). Me fez também aceitar esse oferecimento o fato de ser apropriado vir de uma pessoa que foi um bibliotecario e que teve um departamento da midia em uma universidade norte-americana, além de ter sido discípulo e assistente de Buckminster Fuller e Ivan Illich.
Principalmente, porém, a minha motivação de ter uma página web é a oportunidade de compartilhar minha visão referente ao potencial único que a educação tem de levar-nos a um mundo melhor do que este em que estamos vivendo no declinio da civilização patriarcal. É também uma oportunidade de descarregar uma grande responsabilidade em uma época da minha vida em que, aos 74 anos, postergar tal responsabilidade não seria sábio. Tal como se verá, eu tive um treinamento previlegiado em muitos campos, e haver explorado-os estão gerando abundantes e variados frutos. A maioria do que eu compreendi ou criei ao longo do tempo se entrelaçou no meu trabalho, e não sòmente nos meus escritos mas também no meu trabalho com pessoas. Tenho a impressão que tudo converge em duas tarefas continuas:
  1. a de dar voz a Totila Albert em nosso mundo contemporâneo, e
  2. militar na direção da transformação da educação patriarcal em uma educação para "seres tri-cebrados harmônicos."
Eu não havia imaginado como seria entrar no mundo da web (www), e agora que o momento se aproxima eu me sinto muito satisfeito frente a esse iminente nascimento social planetario. Eu imagino que irá aumentar não sòmente a circulação das minhas idéias, como também dos meus livros e conferencias filmadas. E, talvez eu esteja muito otimista, mas eu acho que será difícil não ser recebido com intêresse. Eu até imagino e espero que esta página web possa tornar-se um fator impulsionador do processo continuo de mudança da educação para que entre em um estagio acelerado.
Depois de fazer uma lista das minhas diversas especialidades e campos de atividades, vejo uma certa simetria que poderia ser expressada através da imagem de um pássaro com suas duas asas, cabeça e extremidade. Portanto eu pedi à minha amiga Jaclyne Scardova para desenhar um para mim, e ela produziu o pássaro de fogo que estou utilizando como apoio para a sinopse. Nas plumas de chamas da asa esquerda estão agrupados os temas sobre espiritualidade, enquanto que a asa direita mapeia aspectos da psicologia e psicoterapia. A cabeça indica os meus escritos na área de críticas sociais e a visão de uma sociedade sadia, e a extremidade se refere às atividades práticas:
  1. minhas idéias sobre a transformação da educação,
  2. minha descrição do programa SAT,
  3. e a seção sobre a aplicação do SAT para educação na forma de um "curriculo para humanização" que pode servir como um suplemento à formação acadêmica.
Esta página web tem como objetivo proporcionar um ponto de referencia para pessoas interessadas no meu trabalho aonde elas poderão explorar todas as áreas das minhas contribuições, encontrando amostras de textos que escrevi (alguns fora de circulação há muito tempo), e também encontrar meios para navegar nas áreas do meu trabalho passado ao mesmo tempo que atualizarse com o novo.
Me desculpo com meus leitores por não estar disponível para responder perguntas ou comentarios - isto não significa que não esteja interessado em recebê-los - porém seria incompativel com o trabalho da minha vida neste momento dedicar tempo para a tarefa de mais correspondencia daquela que eu já tenho. Também lamento que não possa oferecer uma escolha em diversos idiomas para o material anexo. Espero que essa possibilidade irá ocorrer aos poucos através do interêsse de varios amigos em diferentes países. Eu lhes agradeço antecipadamente.
 
 
 
 
 
O ascenso do Fênix
 
 
 
 
 
 
Biografia
 
Claudio Naranjo, médico psiquiatra e músico chileno, nasceu a 24 de novembro de 1932, em Valparaíso. Com sólida formação em música, abandonou o piano e a composição ao entrar na universidade.
Trabalhou, na Escola de Medicina do Chile, no Centro de Estudos de Antropologia Médica, fundado em 1960, ao tempo em que fazia residência médica em psiquiatria clínica. Pesquisou então a desumanização da educação médica tradicional.
Ao viajar para os EUA para explorar o campo do aprendizado perceptual, conheceu os trabalhos sobre a percepção do todo de Samuel Renshaw e Hoyt Sherman, da Universidade de Ohio em Columbus. Mais tarde, num estudo dos valores em Harvard, interessou-se pelo estudo dapersonalidade e da psicologia social. Esse envolvimento o levou a Berkeley, então vivendo a atmosfera da contra-cultura, onde se tornou pesquisador associado. Estas circunstâncias o levaram a conviver com Carlos Castañeda e Fritz Perls, e a participar da comunidade do Instituto Esalen. Aprendeu sobre consciência sensorial e participou de um grupo terapêutico psicodélico.
Voltando ao Chile em 1967 formou um grupo integrando todas essas experiências em um currículo. Dirigiu então pesquisas psicofarmacológicas e iniciou a terapia psicodélica. Tendo retornado definitivamente aos EUA, foi um dos terapeutas a substituir Perls em Esalen.
Consultor do Centro de Procedimentos e Pesquisas Educacionais, criado por Willis Harman, publicou uma monografia sobre técnicas espirituais e psicológicas de uso corrente que podem ser usadas na educação. Na mesma época escreveu em co-autoria um livro sobre técnicas demeditação, e desenvolveu um estudo sobre caracteres matriarcais e patriarcais em profissionais de focos diferentes.
Ao perder seu único filho em acidente em 1970, iniciou uma jornada espiritual guiada por Oscar Ichazo, que culminou com um retiro espiritual no deserto de Arica, norte do Chile. Ichazo desenvolvera a protoanálise, a partir dos ensinamento de G. I. Gurdjieff sobre o eneagrama. Formou então grupos de ensino, primeiro no Chile, e depois em Berkeley, em 1971, onde o grupo acabou por se constituir numa organização sem fins lucrativos chamada Instituto SAT. Vários professores convidados participaram destes cursos.
Foi professor do CIIS (Califórnia) e ministrou oficinas na Europa. Entre seus mestres espirituais nos EUA estão Swami Muktananda, Idries Shah e Tarthang Tulku Rimpoche.
Refinando, pela síntese dessas experiências, o programa SAT, este passa a reunir:
  • terapia Gestalt e sua supervisão
  • aplicações do eneagrama da personalidade
  • meditação interpessoal
  • música como recurso terapêutico e como extensão da meditação
  • auto-percepção guiada
  • processos de comunicação.
Em 1987 surge na Espanha uma forma ampliada do SAT, que se torna então um programa de desenvolvimento pessoal e profissional. Atualmente o programa existe também no México, Itália e Brasil.

Livros publicados

  • A criança divina e o herói - ISBN 85-87293-27-3
  • Os nove tipos de personalidade
  • Mudar a educação para mudar o mundo
  • O eneagrama da sociedade - ISBN 858729332-x
  • Entre meditação e psicoterapia
  • The way of silence and the talking cure
  • The end of patriarchy
  • Consciousness and creativity
  • How to be
  • Gestalt therapy
  • Transformation through insight
  • Enneatypes and psychotherapy

Fontes




   

Publicações











A Criança Divina e o Herói(2001)
Páginas: 160
ISBN: 85-87293-27-3
O livro de Cláudio Naranjo é de fundamental importância para pais, professores, bibliotecários, pedagogos ou qualquer pessoa que conviva ou trabalhe com crianças. O leitor vai poder acompanhar Naranjo nas suas elocubrações sobre O Pequeno Príncipe, O Hobbit, Gilgamesh e outras histórias, levando-o a refletir sobre os temas apresentados.
Mudar a Educação Para Mudar o Mundo
(2005)
Páginas: 356
"Este manuscrito e seu último livo (O Eneagrama da Sociedade) sugerem que Naranjo entrou nessa fase de reflexão que faz os grandes pensadores, os que têm a ambição de entender a raiz profunda de nossos males, e ousam transpor as fronteiras de sua própria disciplina" – Dra. Cecília Monteiro, Centre Nacionale de la Recherche Scientifique, Paris
Os Nove Tipos de Personalidade
O Dr. Naranjo autor alia rigor e entretanto clareza, comunicando-se perfeitamente com Claudio Naranjo seus diferentes livro publicos - profissionais da area Nove Tipos de Personalidade, Os psi e leigos. Uma vez que conhecemos a caracteristica geral da nossa personalidade, podemos nos libertar escritor da tirania que autor nos sufoca.
Coisas que Venho Dizendo...sobre o amor, a consciência, o terapêutico e a solução para o problema do mundo
2008
Páginas: 96
ISBN: 978-85-87293-55-8
"A primeira qualidade do autor evidenciada neste pequeno volume é seu poder de síntese. Apenas poucas páginas foram suficientes para deixar o leitor familiarizado com o núcleo de uma extensa obra desenvolvida, publicada e praticada operacionalmente ao longo de décadas de fértil pensamento original e abrangente" – Alaor Passos, Sociólogo e Professor da Universidade de Brasília - UnB
O Eneagrama da Sociedade - Males do Mundo Males da Alma
(2004)
Páginas: 200
ISBN: 858729332-x
Paixões, patologias e motivações neuróticas são consideradas pelo autor como perturbações de nossa capacidade amorosa e de manter relações saudáveis
Entre Meditação e Psicoterapia
1ª edição
Páginas:272
Uma obra integradora, onde o oriente e ocidente encontram–se para oferecer ao leitor, as técnicas de meditação das diversas tradições espirituais junto com à psicoterapia. Uma contribuição substancial para o desenvolvimento da consciéncia, uma busca do eu almejada pela psicoterapia, por meio da espiritualidade.

 
Fonte:http://www.claudionaranjo.net/navbar_portuguese/publications_portuguese.html



VÍDEOS


link-http://www.youtube.com/channel/HCNX-83ofPmC4


Claudio Naranjo, Esalen 1968

 

Claudio Naranjo y su búsqueda.


 

Claudio Naranjo - La conciencia de la consciência

 

Comentários