A ORIGEM DA DANÇA DO VENTRE - RAFAEL KOHLER



DANÇA DO VENTRE

Hoje, trarei uma série de artigos sobre danças, suas origens e lendas, as chamadas danças sagradas, seus cultos, rituais e etc.

A origem da dança do ventre é polêmico, onde há diversas versões e contradições.
Mas uma das versões diz que ela veio do antigo Egito, que segundo eles, era um ritual ligado a fertilidade da terra e da mulher, nas religiões que cultivavam a grande Deusa.

Originalmente o nome da Dança do Ventre é Racks el Sharqi, cujo significado do árabe é Dança do Leste. Posteriormente este nome foi traduzido pelos franceses como Danse du Ventre e pelos norte-americanos como Belly Dance.

A Dança do Ventre é uma dança de origem oriental, cujo surgimento exato em termos de localização histórica e geográfica nos é desconhecida. Ou seja, não se sabe ao certo onde e nem quando a Dança do Ventre se originou.

A literatura histórica sobre este assunto é escassa e duvidosa, e os poucos autores que se arriscaram a escrever sobre isso concordam.

Há poucos documentos e registros que atestam o passado histórico da Dança do Ventre.

Devido à dificuldade de encontrar informações confiáveis, surgem diversas interpretações, teorias e hipóteses.

A mais aceita delas diz que a Dança do Ventre surgiu no Antigo Egito, em rituais, cultos religiosos, onde as mulheres dançavam em reverência a deusas.

Com movimentos ondulatórios e batidos de quadril, as mulheres reverenciavam a fertilidade, celebravam a vida.

Ou seja, tratava-se de uma dança ritualística, em caráter religioso, sem apresentações em público.

Essas mulheres reverenciavam as deusas que acreditavam ser as responsáveis pela vida da terra, pela vida gerada no ventre da mulher, e pelos ciclos da natureza.

Há quem diga que ao dançarem as mulheres também se preparavam para ser mães, já que a movimentação da Dança do Ventre ajudava a fortalecer a região pélvica, facilitando o parto.

Dizem que quando os árabes invadiram o Egito, eles se apropriaram da Dança do Ventre e a disseminaram para o resto do mundo.





Por Rafael Kohler
 
 

VÍDEOS

Rania : Belly-dance - Superstars -

 

 

Farida - sha'abi, El Hantoor

 

 Bellydance SUPERSTARS


 

Comentários