O GRANDE CÍRCULO VICIOSO DO AMOR IMATURO - EVA PIERRAKOS






O GRANDE CÍRCULO VICIOSO DO AMOR IMATURO



"Saudações, meus caros amigos! Deus abençoe este encontro! Deus abençoe todos vocês! Esta noite deverei falar sobre um dos círculos viciosos muito comuns entre os seres humanos. Em certo grau ele opera na alma de todos os humanos. A maioria das vezes ele vive no subconsciente, apesar de algumas partes deste círculo estarem no nível consciente.

É importante neste trabalho que vocês sigam o círculo até que o desvelem inteiramente pois, do contrário, não conseguirão solucioná-lo. Minhas palavras não estão endereçadas tanto à sua mente inconsciente, ao seu intelecto, mas ao nível das suas emoções onde este círculo vicioso existe. Mesmo estando conscientes de algumas partes deste círculo vicioso, usem estas palavras para buscar todas as outras partes das quais vocês ainda não têm consciência.

Talvez alguns de vocês estejam totalmente inconscientes sobre qualquer parte deste círculo. Neste caso e, para começar, estas palavras lhes guiará de modo a tornar, ao menos parcialmente, consciente. Isto não será muito difícil pois muitos dos seus sintomas facilmente lhes mostrarão que, apesar de inconsciente, o círculo vive fortemente em vocês. Mesmo assim, não interpretem estas palavras achando que vocês conscientemente pensam e reagem de acordo com o círculo vicioso; percebam que ele está oculto.

Cabe a vocês tornar consciente a reação em cadeia no seu trabalho de caminho para a auto-descoberta e auto-realização. Tornar-se consciente destas correntes ocultas lhes dará liberdade e vitória. A maioria dos meus amigos percebem que existe, em cada personalidade, uma maneira ilógica de pensar, sentir e reagir, apesar de conscientemente seguir uma certa lógica. Tudo no inconsciente é primitivo, ignorante e muito freqüentemente ilógico, apesar de seguir uma certa lógica limitada e própria.

O círculo vicioso, que é o meu assunto desta noite, começa na infância, onde todas as imagens são formadas. A criança é totalmente dependente, necessita de cuidados; não pode apoiar-se sobre seus dois pés. Não pode tomar decisões maduras; ela não pode estar livre de desejos fracos e egoístas e, consequentemente, deve depender de outros seres humanos num certo grau. Assim a criança é incapaz do amor incondicional. O adulto maduro cresce a partir disto, uma vez que a personalidade como um todo amadureça harmoniosamente e uma vez que nenhuma das reações infantis permaneçam ocultas no inconsciente.

Se isto ocorrer, apenas parte da personalidade crescerá, enquanto que a outra parte - e uma parte muito importante - permanecerá imatura. Existem muito poucos adultos que são tão maduros emocionalmente quanto intelectualmente. A criança deseja ser amada; na verdade, ela necessita ser amada. Se existe um adulto capaz de proporcionar algo que ao menos lembre o amor divino, o conflito do qual falamos aqui não emergirá. Mas, mesmo neste caso, os problemas interiores de uma entidade nunca seriam solucionados.

Pois nada pode ser realmente solucionado por aquilo que uma outra pessoa faça ou deixe de fazer! É por isso que a vida neste planeta imperfeito e impuro é necessário para todas as almas que ainda não estão puras. A criança entra em contato com ambientes mais ou menos imperfeitos que trazem à tona seus problemas interiores. Por causa da falta de amor divino, a criança em sua ignorância clama por um amor exclusivo que não é divina nem humanamente possível.

O amor que ela quer é egoísta; ela não quer compartir este amor com os outros, com os irmãos e irmãs, nem mesmo com o outro genitor. A criança, geralmente, tem ciúmes dos dois: pai e mãe.

Contudo, se os pais não amam um ao outro, a criança sofre ainda mais. Assim o primeiro conflito surge a partir de dois desejos opostos. Por um lado, a criança quer o amor de cada um dos pais exclusivamente; por outro lado, ela sofre se os pais não amam um ao outro.

Como a capacidade de amar de cada genitor é imperfeita a criança, através de uma má-interpretação pensa que, a despeito da imperfeição, a maioria dos pais são ainda mais capazes de amar do que qualquer outra pessoa. Contudo, a criança sente-se excluída e rejeitada se os pais amam outros.

Resumindo, o amor exclusivo que a criança exige nunca poderá ser proporcionado. Além disto, todas as vezes que a criança é proibida de fazer o que quer, isto serve como "prova" adicional de que ela não está sendo suficientemente amada. Esta frustração faz com que a criança sinta-se rejeitada e, assim, gera ódio, ressentimento, hostilidade e agressão. Esta é a segunda parte do círculo vicioso. A necessidade de amor que não pode ser propiciada causa ódio e hostilidade contra as pessoas que ela mais ama. Falando de forma genérica, este é o segundo conflito do crescimento do ser humano.

Se a criança odiasse alguém a qual ela, ao mesmo tempo ama; se ela ama da sua própria maneira e sem desejar amor em troca, este conflito não emerge. O fato de existir o ódio pela pessoa que mais se ama cria um conflito importante na psique humana. É evidente que a criança se sentirá envergonhada sobre estas emoções negativas e, consequentemente, ela empurra o conflito para o subconsciente onde ele desaparece.

O ódio causa culpa, pois a criança foi ensinada muito cedo que odiar é mau, errado e pecaminoso, particularmente aos pais aos quais se deve amar e honrar. É esta culpa que vive sobre e dentro do subconsciente, que na personalidade adulta causa todo tipo de conflitos internos e externos. Além do mais, as pessoas não têm consciência das raízes destes conflitos até que decidam encontrar o que está oculto no seu subconsciente.

A culpa tem uma reação maior e de novo inevitável. Sentindo-se culpado, o inconsciente diz, "eu desejo ser punido". Assim o medo da punição emerge na alma o qual de novo é quase sempre completamente inconsciente. Contudo, as manifestações podem ser encontradas em vários sintomas, os quais se seguidos, levarão finalmente às reações em cadeia que agora descreverei.

Com o medo da punição uma nova reação é acionada. Todas as vezes que vocês estão felizes e sentindo prazer, ao invés disto ser um desejo natural, sentem que não merecem tais sentimentos. A culpa de odiar aqueles que mais amam, convence a criança que ela não é merecedora de nada bom, alegre ou prazeroso.

A criança sente que todas as vezes que ela se sentir feliz, a punição, que parece inevitável, será tanto maior. Conseqüente- mente a criança, inconscientemente, evita a felicidade, pensando que está pagando pela culpa desta maneira e, assim, evitando uma punição ainda maior. O fato de evitar cria situações e padrões que parecem sempre destruir tudo que elas mais desejam na vida.

É este medo da felicidade que leva a pessoa a todos os tipos de reações, sintomas, esforços e manipulações de emoções, todos doentios e até mesmo as ações que, indiretamente, criam padrões que aparecem como se tivessem acontecido involuntariamente, sem que a personalidade seja responsável por elas.

Assim, um outro conflito vem à existência. Por um lado, a personalidade está clamando por felicidade e realização, por outro lado, o medo da felicidade proíbe a realização. Apesar do desejo de felicidade nunca poder ser erradicado, devido a este sentimento de culpa profundamente ocultado, quanto mais a pessoa deseja felicidade, mais culpada se sente. Muitas imagens, tanto pessoais como coletivas são reunidas ao longo do caminho, todas ajudando a fortalecer esta reação em cadeia.


Assim, o medo de ser punida e o medo de não merecer a felicidade cria uma reação maior e mais complicada. A mente inconsciente pensa : "eu tenho medo de ser punido pelas outras pessoas, embora eu saiba que o mereça". É muito pior ser punido por outros, pois estarei, então, à mercê dos outros sejam pessoas, sejam acontecimentos, seja Deus, seja a própria vida.

Mas, talvez se eu me punisse, ao menos, poderia evitar a humilhação, a vulnerabilidade e a degradação de ser punido por forças exteriores a mim. Estes conflitos básicos de amor e ódio, de culpa e medo da punição existem em todas as personalidades humanas variando apenas o grau. O desejo compulsivo de autopunição devido a conclusões errôneas e ignorantes existem em todo ser humano em algum grau.

Assim a personalidade inflige sobre si mesma a punição. Isto pode acontecer de várias maneiras, seja por doença física que a psique produz ou por vários acontecimentos negativos, dificuldades, falhas ou conflitos em qualquer área da vida. Em cada caso, a área afetada depende da imagem pessoal que a criança formou e sustentou ao longo desta vida, até que seja encontrada e, eventualmente, dissolvida. Por conseguinte, se uma imagem existe relacionada à profissão e carreira, por exemplo, ela será fortificada pelo desejo inerente de autopunição; dificuldades a este respeito constantemente emergirão na vida da pessoa. Ou, se uma imagem conectada ao amor e à vida matrimonial existe, o mesmo padrão será verdadeiro aqui.

Portanto, se e quando vocês não conseguem ser bem sucedidos no desejo consciente e legítimo e, ao olhar para as suas vidas descobrem que o padrão de realização do seu desejo consciente constantemente foi frustrado, apesar de vocês não terem nada a ver com isso, apesar de um feito inesperado lhe ter acontecido, podem ter certeza de que não só existe uma imagem e uma conclusão errônea dentro de vocês mas que, além disto, está presente, também, a necessidade de autopunição.

Uma outra reação em cadeia neste círculo vicioso é a fragmentação da personalidade no fluxo dos desejos. A separação original entre o amor e o ódio, que deu início ao círculo vicioso, causa outras rupturas maiores, como pôde ser claramente visto até agora. Um dos sentimentos conflitantes é a necessidade de auto- punição, contudo, por outro lado, o desejo de não ser punido coexiste. Assim, uma parte oculta interpela "talvez eu consiga conviver com isto. Talvez eu possa me redimir de uma outra maneira pela minha grande culpa de odiar".

A redenção imaginária torna-se um tipo de barganha. O indivíduo o faz estabelecendo um padrão tão alto para si mesmo que é impossível alcançar em realidade. Esta pequena voz interior argumenta: "Se eu sou tão perfeito, se não tenho faltas ou fraquezas, se sou o melhor em tudo que realizo, então posso pagar pelo meu passado de ódio e ressentimentos". E como a pequena voz foi em um dado momento reprimida para o inconsciente, ela não está morta; ela ainda está viva no presente.

Você só pode livrar-se de algo se consegue torná-la consciente. É por isso que o mesmo velho ódio ainda está pendurado em você. É, também, por isso que constantemente sentem-se culpados. Se realmente fosse uma questão de passado, não sentiriam esta culpa aguda todo o tempo, mesmo não estando, a culpa, consciente.

Vocês pensam que sendo tão perfeitos podem evitar o castigo. Desta maneira está sendo criada a segunda consciência. Na realidade só existe uma consciência: é o eu superior, que é eterno e indestrutível; é a chama divina de cada ser humano. Não confundam esta consciência com a segunda consciência que está sendo artificialmente criada a partir da compulsão em pagar por um suposto pecado, ou mesmo por uma falha real. Tampouco os pecados imaginários ou as falhas reais podem ser pagos por uma consciência artificial e superexigente; na verdade, ninguém necessita ser punido.


Como todos vocês já sabem, a maneira de eliminar as verdadeiras falhas é muito diferente e muito mais construtiva. Se e quando vocês finalmente diferenciarem entre estes dois tipos de consciência, darão um grande passo à frente. A consciência pura e divina está, é claro, relacionada com o seu progresso, com o seu desenvolvimento espiritual e com o alcance de sua meta pessoal na vida. Está, também, relacionada à sua lei pessoal.

Quando digo lei pessoal, isto não deveria ser mal interpretado. Não significa o tipo de comportamento que as pessoas de vontade forte, primitiva, subdesenvolvida ou anti-social demonstram. Não significa viver numa fortaleza de separatividade, às vezes pelas suas próprias leis de egoísmo. Tais pessoas desconsideram não apenas a lei do seu governo mas, também, a lei divina. A lei pessoal a que me refiro é parte da lei divina; ela permanece sempre dentro dos moldes da divina e nunca a contradiz.

Contudo, cada criança de Deus é diferente em desenvolvimento, bem como, em caráter e temperamento. Cada pessoa tem diferentes qualidades e dificuldades. Consequentemente cada ser humano necessita de algo diferente para sua própria vida e, freqüentemente, algo diferente para cada período dentro da mesma vida. O que se aplica a uma pessoa necessariamente não se aplica a outras.

A lei divina é ampla e muito flexível. Desconhece a rigidez e generalizações e das má-interpretações humanas sobre a lei divina. Tais má-interpretações podem bloquear alguns indivíduos. Eles sentem-se agudamente oprimidos por suas expectativas e por tudo aquilo que, conscientemente, acham correto.

Talvez seus instintos egoístas ainda sejam tão fortes que sua consciência real e divina produza este efeito, mas talvez isto os esteja conduzindo de acordo com planos de vida do seu ego. Assim, talvez seu ambiente os conduza a fazer algo que por si mesmo seja correto e contudo pode não ser a coisa correta para vocês. Por outro lado, o que a sua consciência verdadeira quer que vocês façam pode, à primeira vista, parecer contrário à lei ética e moral do seu ambiente.

Apesar disto soar estranho para vocês, quando pensarem mais profundamente verão que não é tão estranho. A sua consciência divina nunca será diferente da ética e da moral divina. Portanto, se você tem coragem e independência para pensar sobre quais são as morais externas, descobrirão que em muitos casos elas podem estar em conformidade com a lei divina enquanto que, em outros casos, não.

Às vezes as morais externas são rígidas e sem sentido. Ao aderir a elas, vocês poderão machucar aos outros e a si mesmos, mais do que ao seguir a sua lei divina pessoal. A lei divina é sempre determinada primeiro e, principalmente, pelo medidor: ferir ou não aos outros. Podem haver situações na sua vida quando é inevitável ferir aos outros; estas situações emergem a partir da sua ignorância básica.

Em tais casos vocês devem deliberar e pesar cuidadosamente pedindo a Deus iluminação sobre qual decisão trará menor dor a todos ao seu redor. À medida que ouvem a voz da consciência divina, ela lhe trará paz e liberdade. Deixe-me enfatizar de novo: a sua lei e plano pessoais nunca serão imorais ou sem ética, na realidade. Às vezes pode parecer assim, de acordo com os padrões rígidos humanos, que sempre têm a tendência de seguir ao pé da letra e não de acordo com o profundo significado.

Padrões rígidos da humanidade são sempre, por natureza própria, não-divinos e compulsivos no mesmo sentido da sua segunda consciência artificial. Pois aquilo que habita no indivíduo sempre habita na humanidade como um todo. Apenas ao sentir profundamente a si mesmo e apenas através da completa honestidade consigo - a qual vocês já devam ter aprendido num certo grau - é que se pode captar o significado da verdadeira e real consciência que os guiará corretamente se não deixarem que a voz compulsiva da segunda consciência domine a consciência real.


Quando a sua consciência real for ouvida, vocês serão liberados, meus amigos, mesmo que a sua decisão termine sendo o desejo das suas emoções naquele momento. Aqui está a dificuldade; não existem regras. Num dado momento a sua consciência divina e real pode lhes dizer que façam aquilo que é incomum, desconfortável e contra todos os seus desejos egoístas. Então vocês esperam que aquela voz interior os alerte contra seus desejos egoístas. Em outros momentos, a maneira correta pode ser o que ambas, a consciência compulsiva e a real, estão dizendo, apenas os motivos podem ser diferentes.

Ou ainda em outros momentos, a sua consciência real lhes direciona para aquilo que vocês mais desejam, mas vocês não têm coragem de obedecê-la porque a sua consciência compulsiva fala alto demais.

Esta voz diz, "sinto-me culpado demais, não devo ser feliz, eu não mereço isto" mas, então a voz da sua consciência divina lhes diz que vocês devem se sentir liberados; devem sentir-se em completa harmonia consigo e com o mundo, qualquer que seja a decisão, qualquer que seja o resultado, quaisquer que sejam as dificuldades.

Pouquíssimas pessoas conseguem penetrar nesta voz da consciência divina todas as vezes e estar conscientes dela. Elas são constantemente açoitadas pelo carrasco das suas consciências compulsivas a qual veio à existência pelas reações em cadeia que mencionei anteriormente.

A segunda consciência compulsiva faz exigências as quais são impossíveis de realizar. Cada vez que não conseguem alcançar estes padrões, vocês sentem-se desproporcionalmente desqualificados. A cada falha em satisfazer a consciência compulsiva, vocês sentem cada vez mais fortemente que a punição é inevitável. Sentem a necessidade do castigo mais forte do que antes de terem reinventado esta segunda consciência.

Dizem para si mesmos "se eu nem mesmo sou capaz de ser tão bom e perfeito quanto eu deveria ser para a maioria das pessoas, então como posso ser perfeito com aqueles a quem odeio? Consequentemente, sei quanto devo ser punido e desprezado".

A barganha que vocês tentaram fazer não funcionou. Nunca poderia funcionar. Assim, o preço que pagam pela segunda consciência é alto - muito mais alto que o preço que todos devem pagar para viver a vida saudavelmente. O que acontece quando vocês não conseguem atingir estas metas? Inevitavelmente o resultado será um sentimento de inadequação e inferioridade.

Como não sabem que os padrões da sua consciência compulsiva são irracionais, irreais e impossível de realizar e como vocês acreditam, por trás da sua parede de separatividade, que as outras pessoas são bem sucedidas nessas tentativas enquanto vocês são os únicos derrotados, sentem-se completamente isolados e envergonhados, com a sua culpa secreta não apenas por odiar mas, também por ser incapaz de serem bons e puros.

Vocês podem dizer: "É correto e bom tornar-se perfeito". Vocês podem dizer: "A Consciência Divina não deseja esta percepção também? Certamente que aspira." Eu disse antes que às vezes a consciência divina e a compulsiva podem estar lutando pela mesma coisa. Em primeiro lugar, contudo, a maneira como é alcançada difere em cada caso. A consciência divina sabe que vocês não podem ser perfeitos ainda, ela quer lhes mostrar, passo a passo, como atingir a perfeição gradualmente, aceitando a si mesmos como são agora, sem culpa ou medo.

A consciência compulsiva desconhece tudo isso. Ela quer ser perfeita agora. Além disso, os motivos dessas duas vozes variam. A consciência divina tem tempo; ela deseja seu objetivo final com o propósito de amar melhor; ela sabe que a perfeição da verdade divina é a única maneira de dar amor e felicidade e tornar-se feliz e ser amado.

A segunda consciência é motivada pela fraqueza e pelo medo. Ela barganha, ela quer evitar algo que pode ou não ser bom, saudável e merecido - depende de como vocês olham para a tão chamada punição. Ela é orgulhosa demais para perceber que não pode ser perfeita ainda.

É, também, orgulhosa demais para lhes deixar aceitar a si mesmos como são agora. Consequentemente, devem sentir-se inferiores porque não são capazes de viver de acordo com seus altos padrões.

Todos os sentimentos de inferioridade na natureza humana podem ser reduzidos a este denominador comum. Enquanto este fato não for sentido e experienciado, não lhes é possível clarificar os sentimentos de inferioridade. Vocês devem desvendar todo o círculo vicioso e ver a sua irracionalidade; devem passar pelas emoções que fazem com que este círculo seja criado. Apenas então dissolverão esta reação em cadeia ponto por ponto e criarão novos conceitos dentro do seu eu emocional.

Quaisquer que seja as racionalizações usadas para explicar os seus sentimentos de inferioridade, elas nunca são a causa real. As outras pessoas podem conseguir obter sucesso de uma maneira ou de outra, mas isto por si mesmo nunca deveria lhes fazer sentir inferiores.

Sem os seus padrões artificialmente altos, vocês não sentiriam a necessidade de ser melhores ou tão bons quanto os outros em cada setor da sua vida. Poderiam aceitar com equanimidade que as outras pessoas são melhores ou fazem melhor em algumas áreas da vida, enquanto que vocês têm vantagens que a outros podem faltar.

Vocês não têm que ser tão inteligentes, tão bem sucedidos, tão bonitos quanto as outras pessoas são. Esta nunca deveria ser a verdadeira razão para os seus sentimentos de inadequação e inferioridade!

Esta verdade é sustentada pelo fato de que vemos as pessoas mais brilhantes, mais bem sucedidas e mais bonitas freqüentemente acalentando os piores sentimentos de superioridade do que aqueles que são menos brilhantes, menos bem sucedidos ou mais feios.

Esta inadequação e inferioridade serve para fechar mais ainda o grande círculo vicioso. Novamente, a sua pequena voz inconsciente interpela: "Eu falhei. Sei que sou superior mas, talvez, se eu pudesse receber uma grande quantidade de amor, respeito e admiração de outros isto pareceria com a mesma gratificação que originalmente busquei na infância e a qual me segurou no passado. Consequentemente me levando a uma posição de ódio e criando todo este círculo. A admiração e respeito de outros seria, também, a prova de que eu estava correto pois é impossível receber agora o que meus pais me negaram. Isto também mostrará que eu não sou tão inválido quanto eu suspeitava quando falhei em viver de acordo com os padrões da minha consciência compulsiva".

Naturalmente, estes pensamentos nunca são racionalizados conscientemente; contudo esta é a forma como as emoções discutem sob a superfície. Assim, fecha-se o círculo onde ele começa e a necessidade de ser amada e admirada torna-se muito mais compulsiva que originalmente era. Todos vários pontos desta reação em cadeia tornam a necessidade muito mais forte. Ao lado disto, existe sempre uma suspeita de que o ódio é injustificado - o que é verdade, mas num sentido diferente. A personalidade inconscientemente sente que se tal amor existe realmente, então a criança estava correta e seus pais, ou quem quer que seja que não lhes deu este amor, estavam errados. Assim a ânsia de amor torna-se cada vez mais obstinada e tensa, com motivos fracos, não saudáveis e completamente imaturos. Como esta necessidade nunca pode ser preenchida - quanto mais isto se torna aparente, maior fica a culpa - todos os pontos subseqüentes no círculo vicioso tornam-se piores à medida que a vida passa, sempre criando mais problemas e conflitos.

Apenas quando vocês desejam amar de uma maneira madura e saudável que não encubra motivos doentios e apenas quando estão desejosos por amar na mesma intensidade em que desejam ser amados e, consequentemente, aceitando os "riscos da vida" é que o amor poderá vir.

Lembrem-se que a personalidade doentia, na qual este círculo vicioso é forte, nunca pode aceitar o risco enquanto ela continuar a desejar o amor infantil e imaturo. Enquanto ela não puder arriscar coisa alguma pelo amor, ela não saberá como amar amadurecidamente.

Da criança não se deve esperar assumir este risco; contudo do adulto, sim. A criança interior tem apenas o desejo imaturo e a ânsia do amor e quer ser amada e mimada, cuidada e admirada mesmo pelas pessoas a quem ela não tem a intenção de amar em retorno; em algum grau, a proporção entre seu desejo de dar e a compulsividade para receber é muito desequilibrada.

Por causa desta injustiça básica, tal esquema não pode funcionar. Pois a lei divina é sempre justa e equilibrada. Nunca se recebe mais do que se investe. Quando investimos livremente, sem motivos fracos e compulsivos, pode-se não obter de volta o amor da mesma fonte em que você investiu mas, eventualmente, ele deverá fluir para você, desta vez num círculo benigno.

O que vocês dão para o exterior flui de volta, uma vez que não seja dado de maneira dividida, com o motivo de provar algo. Se os motivos para o amor limitado que vocês dão estão inconscientemente baseados no grande círculo vicioso, nunca poderão receber o amor de volta, mesmo se por um acaso vocês encontram alguém que, basicamente, poderia amar mais amadurecidamente do que ocorreria no ambiente que vocês, naturalmente, atraem por suas qualidades vibratórias.

Vamos supor que, a título de argumento, todas as suas necessidades de receber amor pudessem ser supridas enquanto você investe apenas um mínimo de emoção. Mesmo então, sua necessidade nunca seria suprida. Isto simplesmente porque o seu sofrimento interno necessita de uma resposta diferente. O amor que vocês anseiam com a idéia errônea de que ele o equilibrará não é a resposta.

Em outras palavras, vocês buscam por um remédio que não é o remédio para sua doença, assim, sua fome de amor permanecerá e nunca será saciada. É como um poço sem fundo. Assim o círculo se fecha.

É sua tarefa neste caminho descobrir este círculo dentro de si, experienciá-lo, particularmente no que diz respeito a onde, como, quem e para quem isto está dirigido dentro de vocês.

Tudo isso deve tornar-se uma experiência pessoal, antes que vocês possam dissolvê-lo. Se vocês deixam este círculo ser apenas um conhecimento intelectual, sem revivê-lo emocionalmente, o conhecimento não o ajudará. Repetindo: se não conseguem identificar os vários pontos do círculo vicioso nas suas emoções, a existência da reação em cadeia será, apenas, uma outra parte com conhecimento teórico que vocês absorveram, inteiramente separada das suas emoções.

Consequentemente, uma vez que descobrirem este círculo no seu trabalho pessoal, vocês podem rompê-lo, mas apenas após perceberem onde estão as premissas errôneas. Após perceberem onde estão as premissas errôneas terão de ver, que como crianças tinham razão em abrigar certos sentimentos, atitudes, necessidades e incapacidades que agora são obsoletos.

Devem, também aprender a ser tolerantes com as suas emoções negativas. Têm de compreendê-las. vocês têm que descobrir onde se desviaram nas suas tendências, exigências e desejos emocionais, do seu conhecimento consciente. Vocês devem saber perfeitamente bem e até mesmo pregar, que têm que dar amor e não estar tão preocupados em recebê-lo.

Mas todos vocês, nas suas emoções ainda desviam-se de tal conhecimento intelectual. A discrepância deve tornar-se plenamente consciente antes de esperar romper o círculo.

Apenas após ter percebido e completamente absorvido tudo isto e após terem pensado sobre a irracionalidade de certas emoções até então ocultas é que começarão a mudar lenta e gradualmente, quando vocês não esperarem que elas mudem no mesmo instante em que compreenderam a sua falta de racionalidade.

A mudança virá ao compreender o tempo perdido e ao perceber o quão limitadas pelo hábito estão. Se vocês descobrem as suas tendências errôneas, após terem descoberto as suas infantilidades, somente então é que estas emoções, lentamente, começarão a amadurecer.

Até agora não perceberam que as suas emoções freqüentemente clamavam pelo desejo de receber mais do que estavam aptos a dar. Elas, também, insistiam que vocês fossem amados exclusivamente. E ainda vivem - inconscientemente - com a conclusão errônea de que se um ente amado ama uma outra pessoa, ele ou ela necessariamente os amará menos.

Tudo isso é imaturo e está baseado em conclusões inteiramente errôneas. Apenas ao trazer estas reações emocionais à consciência é que perceberão isto. Então tornar-se-ão conscientes, ponto por ponto, do grande círculo vicioso.

Após as emoções terem vindo à superfície, vocês serão capazes de pensá-las completamente, considerando como e porque elas foram geradas. Quando vocês as enfrentam - sua ignorância, egoísmo e imaturidade - sem ficar envergonhados e aplicam nelas seus conhecimento conscientes, mostrando a si mesmo cada vez que recaem no hábito emocional velho e negativo o seu subconsciente gradualmente revela cada vez mais conclusões.

Cada ato de reconhecimento lhes ajudará a romper o seu círculo vicioso pessoal. Assim vocês tornar-se-ão livres e independentes. A alma humana contém toda a sabedoria, toda a verdade lá no fundo. Mas todas as conclusões errôneas encobrem tudo isso. Ao torná-las conscientes e então, trabalhando-as ponto por ponto, finalmente será alcançada a meta do desenvolvimento da sua voz interna de sabedoria que lhes guia de acordo com a sua consciência divina, de acordo com o seu plano pessoal.

Quando as leis divinas - em geral também as leis pessoais - são violadas em suas ações externas e internas, a sua consciência divina os conduz inexoravelmente a um processo cujo objetivo é restaurar a ordem e equilibrar a sua vida. Situações ocorrerão semelhantes a um castigo, contudo são o remédio para lhes trazer ao caminho correto. Onde quer e quando quer que vocês se desviem, o equilíbrio deverá ser restabelecido, para que, através das suas dificuldades, vocês finalmente cheguem a um ponto onde sejam capazes de mudar a sua direção interior. Mudarão não necessariamente nas suas ações externas e conscientes mas nos seus objetivos e exigências inconscientes e infantis.

Assim, meus queridos amigos, trabalhem este círculo vicioso e experienciem o quão ativo ele é na sua vida pessoal. Sejam todos abençoados, cada um de vocês, todos os que aqui estão, todos aqueles que leiam estas palavras, seus amigos e familiares. Levem estas bênçãos consigo, deixe-as fortalecer a sua coragem e força de vontade no caminho da auto descoberta. Esta é a única liberação possível, liberação de todas as conclusões errôneas, liberação dos seus altos padrões compulsivos que os faz sentir culpa e não merecimento com relação àquilo que Deus deseja para vocês: felicidade, luz, amor. Estejam em paz, meus queridos amigos! Estejam com o Senhor!"

Eva Pierrakos

Os seguintes avisos constituem orientação para o uso do nome Pathwork® e do material de palestras :

Marca registrada / Marca de serviço. Pathwork® é uma marca de serviço registrada, de propriedade da Pathwork Foundation, e não pode ser usada sem a permissão expressa por escrito da Fundação. A Fundação pode, a seu critério exclusivo, autorizar o uso da marca Pathwork® por outras organizações regionais ou pessoas afiliadas.

Direito autoral. O direito autoral do material do Guia do Pathwork é de propriedade exclusiva da Pathwork Foundation. Essa palestra pode ser reproduzida, de acordo com a Política de Marca Registrada, Marca de Serviço e Direito Autoral da Fundação, mas o texto não pode ser modificado ou abreviado de qualquer maneira, e tampouco podem ser retirados os avisos de direito autoral, marca registrada ou outros. Não é permitida sua comercialização. Considera-se que as pessoas ou organizações, autorizadas a usar a marca de serviço ou o material sujeito a direito autoral da Pathwork Foundation tenham concordado em cumprir a Política de Marca Registrada, Marca de Serviço e Direito Autoral da Fundação. O nome Pathwork pode ser utilizado exclusivamente por facilitadores e helpers que tenham concluído os programas regionais de transformação pessoal reconhecidos pela Pathwork Foundation.


Para obter informações ou para participar das atividades do Pathwork, por favor, contate :

Pathwork® Foundation . PO Box 6010, Charlottesville, VA 22906-6010, USA - Visite: www.pathwork.org.

Pathwork® Belo Horizonte (Chapter). R. Santa Catarina , 1630, 30170-081, Belo Horizonte/MG - Tel: (31) 3335-8457 - E-mail: rnlac@terra.com.br.

Pathwork® Brasília (Chapter). SQN 308, Bloco A, Apto. 303, 70747-010, Brasília/DF - Tel: (61) 272-0691– E-mail: gildamv@zaz.com.br.

Pathwork® Rio de Janeiro (Chapter). Estrada da Barra 1006, Apto. 702, Bloco 01, 22641-000, Rio de Janeiro/RJ -Tel: (21) 529-2322 – E-mail: mgrcosta@globalnet.com.br.

Pathwork® Rio Grande do Sul (Chapter). Av. Iguaçu, 485, cj. 401, 09047-430, Porto Alegre/RS - Tel: (51) 331-8293 – E-mail: dcaminha@zaz.com.br.

Pathwork® Salvador (Chapter). Rua Guillard Muniz, 412, 41810-110, Salvador/BA - Tel:(71)354-2952 - E-mail::rosacea@magiclink.com.br.

Pathwork® Paraíba (Chapter) Rua Josias Lopes Braga, 497, 58000-000, João Pessoa/PA -Tel: (83) 235-5188 / (83) 3224-2362 / 9967-8303 – E-mail: claubetenobrega@terra.com.br.

Pathwork® São Paulo (Afilliate). Rua Roquete Pinto, 401, 05515-010, São Paulo/SP - Tel: (11) 3721-0231 - E-mail: pathworksp@attglobal.net - Visite: www.pathwork.com.br.


Palestra do Guia Pathwork No. 50

Página 8 de 8

Fonte:

Grupos de estudo do Pathwork

Eva Pierrakos 24 de abril de 1959 Palestra n.º 050

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O CÍRCULO VICIOSO DO AMOR IMATURO



O círculo vicioso do amor imaturo começa na infância. A criança é indefesa, ela precisa de cuidados; ela não pode suster-se sobre as próprias pernas; ela não pode tomar decisões maduras; ela não pode ser livre de motivações fracas e egoístas. Por consequência, a criança é incapaz de um amor altruísta. O adulto maduro desenvolve-se em direção a esse amor desde que a personalidade amadureça harmoniosamente e contanto que nenhuma das reações infantis permaneça no inconsciente. Se isso acontece, apenas uma parte da personalidade vai crescer, enquanto outra parte - por sinal muito importante - continuará imatura.
.
A criança, em sua ignorância anseia por um amor exclusivo que não é humanamente possível. Ela não quer dividir amor com os outros, irmãos ou irmãs ou mesmo com um dos pais. A criança com frequência tem ciumes de ambos os pais. Contudo quando os pais não se amam a criança sofre ainda mais. Assim o primeiro conflito surge de dois desejos opostos. A criança não compreende que apesar da sua imperfeição os pais são plenamente capazes de amar mais de uma pessoa. Por não compreender este fato, ela se sente rejeitada e excluída se o pai ou a mãe amam outras pessoas. Em resumo, seus anseios nunca podem ser satisfeitos.

Essa frustração causa ódio e ressentimento, hostilidade e agressão em relação às mesmas pessoas a quem mais ama e a quem deve respeito. Este fato cria um grande conflito na psique humana. Sentindo-se envergonhada por sentir estas emoções que considera más, erradas e pecaminosas, coloca este conflito no inconsciente. Ao sentir-se culpado o inconsciente diz: mereço ser castigado. E aí surge o medo do castigo na alma. Em consequência, sempre que está feliz ou sente prazer a pessoa sente que não o merece. A culpa por odiar aqueles que mais ama convence a criança de que não é merecedora de nada que seja bom, alegre e prazeroso. Ela acha que por ser feliz o castigo seria ainda maior.

Esta fuga da felicidade cria situações e padrões que sempre parecem destruir tudo que é mais ardentemente desejado na vida. Esta situação pode gerar dois tipos de conduta: o desejo de autopunição (é melhor eu me punir do que ser punido por outras pessoas) ou então a personalidade pode concluir: Se eu for perfeito, se eu não tiver falhas nem fraquezas, seu eu for o melhor em tudo que fizer, então eu posso compensar o meu ódio e ressentimento do passado.
É óbvio que nem uma solução nem outra levam a qualquer tipo de satisfação na vida porque partem de conclusões erradas. Na realidade ninguém precisa ser punido, o modo de eliminar falhas verdadeiras é muito mais construtivo. Neste processo foi criada uma segunda consciência motivada por fraqueza e medo a qual é muito orgulhosa para perceber que você não pode ser tão perfeito ainda. Este orgulho também impede que você se aceite como é agora. Isto gera sentimento de inadequação e inferioridade.



Como consequência esta falsa consciência se propõe uma nova e falsa solução: se eu receber muito amor, respeito e admiração dos outros isso traria a satisfação pela qual eu originalmente ansiava e me foi negada. Aqui o círculo se fecha e a necessidade de ser amado se torna ainda mais compulsiva do que inicialmente. Quando todo este círculo vicioso se tornar consciente, compreendido e emocionalmente sentido e quando estivermos dispostos a amar na mesma medida em que desejamos ser amados é que o amor virá para nossa vida.

A criança interior tem um anseio imaturo por amor, por ser cuidada e acarinhada mesmo por pessoas a quem ela não tem a intenção de retribuir o amor. A proporção entre a disposição de dar e receber amor é muito desigual. Em razão desse desequilíbrio básico esse esquema não funcionará pois as leis divinas são sempre justas e equilibradas. De acordo com esta lei, tudo que você dá fluirá de volta. Trabalhando no sentido de descobrir esse circulo e vivenciá-lo você passará a ter a possibilidade de dissolvê-lo.

A alma humana contém toda a sabedoria, toda a verdade de que precisa mas elas são encobertas por este círculo de falsas premissas e falsas soluções. Quebrando o círculo vicioso e trabalhando cada elo desta corrente você, finalmente libertará a sua voz interior de sabedoria que o vai orientar de acordo com a consciência divina e segundo seu plano pessoal.


 

Compilado do livro: Não temas o mal - Eva Pierrakos e Donovan Thesenga
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte:http://agharta-mundointerior.blogspot.com.br/2012/12/o-circulo-vicioso-do-amor-imaturo.html
 
 
 
 

Comentários