TATUAGEM DE HENNA : CULTURA ÁRABE

TATUAGEM HENNA CULTURA ÁRABE:
Henna (árabe) designa tanto uma planta (Lawsonia inermis), como o corante dela extraído.
Este corante é muito usado no Norte de África e na Índia, seja para colorir os cabelos de castanho, seja para tatuar as mãos e o corpo. Esta tatuagem é temporária e desaparece ao fim de uma semana.
Proveniente da casca e das folhas secas, o corante tem uma cor castanho-avermelhada e é comercializado pela indústria de cosméticos; no entanto, há produtos com aditivos que, para dar um tom mais escuro ao corante, podem causar problemas de saúde.

Henna (árabe) designa tanto uma planta (Lawsonia inermis), como o corante dela extraído.
Este corante é muito usado no Norte de Áf
rica e na Índia, seja para colorir os cabelos de castanho, seja para tatuar as mãos e o corpo. Esta tatuagem é temporária e desaparece ao fim de uma semana.
Proveniente da casca e das folhas secas, o corante tem uma cor castanho-avermelhada e é comercializado pela indústria de cosméticos; no entanto, há produtos com aditivos que, para dar um tom mais escuro ao corante, podem causar problemas de saúde.


A primeira vez que vi uma mão toda desenhada levei um susto! Pensei: – “Nossa! O que é isso?” – Achei que as mão estavam sujas de tinta (e estavam mesmo haha…, só que era de propósito!). A partir daquele dia, ver mãos desenhadas com henna passou a ser uma rotina por aqui. E na curiosidade de tentar entender aquilo que me chamou tanto a atenção, resolvi investigar mais a fundo as suas origens e significados.
Por mais de cinco mil anos a henna tem sido um símbolo de boa sorte, saúde e sensualidade no mundo árabe. A planta tem sido associada com a magia positiva e fornece um link para uma idade antiga cheia de espíritos bons e maus, (baraka e jnoun).
Diz a lenda que Maomé (Mohammed) usava a henna para tingir a barba e que a flor henna era a favorita do profeta. Como resultado, a henna ocupa um lugar único no mundo muçulmano. Ela é usada tanto para fins decorativos e mágicos como em sanções religiosas.
As primeiras evidências claras de aplicação de henna no corpo aparece em múmias egípcias, cujo cabelo e as unhas foram coradas com os tons de marrom avermelhado de henna. Cresceu bastante no Egito e foi levada para a Índia onde era usada, pelo menos desde 700 AD para a decoração de mãos e pés.
Noivas em todo o mundo árabe ainda participam da tradicional festa da henna. A pasta de henna é cuidadosamente aplicada e deve permanecer em repouso sobre a pele por várias horas para criar uma mancha escura. Durante esse tempo, a noiva é aguardada por seus amigos e familiares onde tem uma última oportunidade para se socializar, sem as responsabilidades de uma esposa (tipo festa de solteiro).
Enquanto a atual geração de mulheres árabes aplicam a henna para se divertir, algumas ainda se voltam para ela pelas suas propriedades mágicas. A henna também é usada para proteger contra a feitiçaria e muitos dos motivos usados são projetados para afastar o “mal olhado” (baraka).
Os desenhos vão desde motivos floridos até desenhos geométricos.
Se tiver um tempinho, vale a pena assistir esse vídeo e ver como as figuras vão se encaixando e dando uma forma simpática e elegante. Acho que até eu vou fazer uma tentativa, afinal, quem está na chuva é pra se molhar…haha…bjs!


Fonte:http://www.aquitemazeitonas.com/2011/09/02/henna-a-arte-da-cultura-arabe/

As tradicionais tatuagens árabes, feitas nas mãos e corpos são comuns principalmente em casamentos e festas. O material utilizado é o corante de Henna (planta Lawsonia inermis). Os corantes são produtos em forma líquida ou em pó e são usados para diversos fins não só nos países árabes, mas também na Índia e em outras partes do mundo como um dos componentes básicos de cosméticos, como a tintura de cabelo, por exemplo.
A coloração original da Henna é castanho-avermelhada, mas é possível encontrar produtos com aditivos que deixam o corante preto.
Na cultura árabe, as tatuagens de Henna são feitas de duas formas:
Artistas: mulheres especialistas em desenhos com Henna são contratas para fazer desenho livre no corpo e mãos das mulheres
Molde: os desenhos são vendidos em uma espécie de molde, que permite que as mulheres façam as tatuagens sem o auxílio de uma artista. Basta colar o adesivo na pele e espalhar a Henna na superfície
Aí vão alguns desenhos incríveis e bem tradicionais:
Fonte:http://superfluous.com.br/2012/12/10/mundo-arabe-as-tradicionais-tatuagens-de-henna/

Comentários