GAUGUIN,PAUL-EUGÈNE-HENRI : BELA OBRA PÓS-IMPRESSIONISTA




Portrait de l'artiste (Self-portrait)
c. 1893-94 (210 Kb); Oil on canvas, 46 x 38 cm (18 1/8 x 15 in); Musee d'Orsay, Paris


Eugène-Henri-Paul Gauguin (Paris, 7 de Junho de 1848 -
Ilhas Marquesas, 9 de Maio de 1903) foi um pintor francês
do pós-impressionismo[1][2].

Apesar de nascido em Paris, Gauguin viveu os primeiros sete anos de sua vida em Lima, no Peru, para onde seus pais se mudaram após a chegada de Napoleão III ao poder. Seu pai pretendia trabalhar em um jornal da capital peruana e foi o idealizador da viagem. Porém, durante a longa e terrível viagem de navio acabou por ter complicações de saúde e faleceu. Assim, o futuro pintor desembarcou em Lima apenas com sua mãe e irmã[3].


Auto-retrato com halo, 1889.

 

Vida adulta e início de carreira


Quando voltou para seu país natal, em 1855, Gauguin estudou em Orléans e, aos 17 anos, ingressou na marinha mercante e correu o mundo. Trabalhou em seguida numa corretora de valores parisiense e, em 1873, casou-se com a dinamarquesa Mette Sophie Gad, com quem teve cinco filhos[2].
Aos 35 anos, após a quebra da Bolsa de Paris, tomou a decisão mais importante de sua vida: dedicar-se totalmente à pintura. Começou assim uma vida de viagens e boémia, que resultou numa produção artística singular e determinante das vanguardas do século XX. Ao contrário de muitos pintores, não se incorporou ao movimento impressionista da época[1]. Expôs pela primeira vez em 1876. Mas não seria uma vida fácil, tendo atravessado dificuldades econômicas, problemas conjugais, privações e doenças.
Foi então para Copenhagen, onde acabou ocorrendo o rompimento de seu casamento.
Sua obra, longe de poder ser enquadrada em algum movimento, foi tão singular como as de Van Gogh ou Paul Cézanne[4]. Apesar disso, teve seguidores e pode ser considerado o fundador do grupo Les Nabis, que, mais do que um conceito artístico, representava uma forma de pensar a pintura como filosofia de vida[4].
Suas primeiras obras tentavam captar a simplicidade da vida no campo, algo que ele consegue com a aplicação arbitrária das cores, em oposição a qualquer naturalismo, como demonstra o seu famoso Cristo Amarelo. As cores se estendem planas e puras sobre a superfície, quase decorativamente[2].
O pintor parte para o Taiti em busca de novos temas e para se libertar dos condicionamentos da Europa. Suas telas surgem carregadas da iconografia exótica do lugar, e não faltam cenas que mostram um erotismo natural, fruto, segundo conhecidos do pintor, de sua paixão pelas nativas. A cor adquire mais preponderância representada pelos vermelhos intensos, amarelos, verdes e violetas[3].
Morou durante algum tempo em Pont-Aven, na Bretanha, onde sua arte amadureceu. Posteriormente, morou no sul da França, onde conviveu com Vincent Van Gogh[1]. Numa viagem à Martinica, em 1887, Gauguin passou a renegar o impressionismo e a empreender o "retorno ao princípio", ou seja, à arte primitivista.
Tinha idéia de voltar ao Taiti, porém não dispunha de recursos financeiros. Com o auxílio de amigos, também artistas, organizou um grande leilão de suas obras.
Colocou à venda cerca de 40 peças[2]. A maioria foi comprada pelos próprios amigos de Gauguin, como por exemplo Theo Van Gogh, irmão de Vincent van Gogh, que trabalhava para a Casa Goupil (importante estabelecimento que trabalhava com obras de arte)[2].

Ficheiro:Paul Gauguin 026.jpg
O Cristo Amarelo, 1889.

Mesmo conseguindo menos de 3 mil francos, em meados de 1891 regressou ao Taiti, onde pintou cerca de uma centena de quadros sobre tipos indígenas, como "Vahiné no te tiare" a("A moça com a flor") e "Mulheres de Taiti", além de executar inúmeras esculturas e escrever um livro, Noa noa[1].
Quando voltou a Paris, realizou uma exposição individual na galeria de Durand-Ruel, voltou ao Taiti, mas fixou-se definitivamente na ilha Dominique[4]. Nessa fase, criou algumas de suas obras mais importantes, como "De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?", uma tela enorme que sintetiza toda a sua pintura, realizada antes de uma frustrada tentativa de suicídio utilizando arsênio[3].


Ficheiro:Paul Gauguin 145.jpgDuas taitianas com flores de manga, 1899.

Em setembro de 1901, transferiu-se para a ilha Hiva Oa, uma das Ilhas Marquesas, onde veio a falecer de sífilis[4].
Encontra-se sepultado no Cemitério de Atuona, Atuona, Arquipélago das Marquesas na Polinésia Francesa.[5]

Características da obra

Gauguin desenvolveu as técnicas do "sintetismo" e "cloisonnisme" (alveolismo), estilos de representação simbólica da natureza onde são utilizadas formas simplificadas e grandes campos de cores vivas chapadas, que ele fechava com uma linha negra, e que mostravam uma forte influência das gravuras japonesas[2].
A sua pintura é caracterizada por:
  • Natureza alegórica, decorativa e sugestiva;
  • Formas dimensionais, estilizadas, sintéticas e estáticas.

Obras e informações


Paul Gauguin
Paul Gauguin na década de 1880
Nome completoEugène-Henri-Paul Gauguin
Nascimento7 de junho de 1848
Paris, França
Morte9 de maio de 1903 (54 anos)Ilhas Marquesas
NacionalidadeFrança francês
OcupaçãoPintor
Principais trabalhosO Cristo Amarelo; Duas taitianas com flores de manga
Movimento estéticoPós-impressionismo
AssinaturaGaugin autograph.png


Ficheiro:Paul Gauguin 104.jpg
Vincent van Gogh pinta girassóis, 1888, Amsterdã

Existia uma certa amizade entre Gauguin e Vincent van Gogh. Apesar de não concordarem em muitos pontos de vista estavam sempre conversando sobre obras e tendências do mundo artístico. Este quadro afirma o laço de amizade existente entre ambos.
Ficheiro:Paul Gauguin 072.jpg
Café em Arles, 1888

Esta pintura foi uma entre muitas que foram temas comuns para Gauguin e Van Gogh. Não era raro eles escolherem um tema comum e realizarem estudos diferenciados. Sobre este quadro Gauguin ainda chegou a comentar que não gostou muito, pois dizia que o Café em Arles possuí cores escuras e uma decoração que não o agradava.
Ficheiro:Paul Gauguin 137.jpg
Jacó e o Anjo, 1888, Edimburgo

A obra retrata uma narrativa da Bíblia, quando Jacó volta para casa depois de muitos anos de solidão devido aos conflitos vividos com o Irmão Esaú. Segundo a Bíblia no caminho de volta Jacó luta com um Anjo durante uma noite inteira (parte superior). Luta essa que materializa a imagem do pensamento das mulheres que participam do sermão(parte inferior)
Ficheiro:Paul Gauguin 056.jpg
Mulheres de Taiti na Praia, 1891, Paris

Durante esta época o artista pintava muitos elementos da natureza. Mesmo não muito aparente, colocou uma flor no cabelo de uma das mulheres, como quem queria demonstar que estava fazendo algo diferente, porém não havia abandonado seu estilo.
Ficheiro:Paul Gauguin 062.jpg
O Filho de Deus nascido, 1896, Munique

Aqui é possível perceber facilmente a mistura de sua cultura ocidental com o estilo de vida primitivo dos taitianos. Utilizou nativos para retrar um fato cristão, bem como a cor amarela para enfatizar a santidade de Maria, deitada na cama.
Ficheiro:Woher kommen wir Wer sind wir Wohin gehen wir.jpg
De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?, 1897 Mus. de Belas-Artes - Boston

Uma tela de 4 metros, pintada em apenas um mês. Da direita para esquerda é possível notar uma evolução da vida humana. Começando com uma criança no canto, um adulto ao meio em contato com o conhecimento e no outro extremo uma velha anciã.

Ficheiro:Paul Gauguin 135.jpg

Vairumati, 1896 Museu de Orsay, Paris

Este quadro é composto basicamente de duas coisas que o artista gosta muito de incluir em suas obras: Mulheres e figuras misteriosas, como é o caso da ave típica do Taiti atacando um lagarto

Referências

  1. a b c d Paul Guarin - A arte na internet! (em português). Pintores famosos. Página visitada em 07 de junho de 2012.
  2. a b c d e f Exhibit Puts Focus on Gauguin's Art, Sexual Misconduct (em inglês). NPR (24 February 2011). Página visitada em 31 May 2011.
  3. a b c Paul Gauguin - Biografia (em português). UOL - Educação. Página visitada em 07 de junho de 2012.
  4. a b c d Cotter. "The Self-Invented Artist", The New York Times. Página visitada em 07 de junho de 2012. (em inglês)
  5. Paul Gauguin no Find a Grave.

 Ligações Externas

 Escritos

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Gauguin


M. Loulou
1890 (130 Kb); Oil on canvas, 55 x 46.2 cm (21 5/8 x 18 1/8 in); Barnes Foundation, Merion, PA



Nave, Nave Moe (Miraculous Source)
1894; Hermitage Museum, St. Petersburg


Paysannes bretonnes (Breton peasant women)
1894 (160 Kb); Oil on canvas, 66 x 92 cm (26 x 36 1/4 in); Musee d'Orsay, Paris











SÍNTESE DE SUA OBRA

Paul Gauguin nasceu em Paris, em 7 de junho de 1848. Quando tinha um ano de idade, seu pai, um jornalista político, embarcou com a família para o Peru, mas morreu na viagem. Entretanto, graças a pessoas ricas conhecidas de sua mãe em Lima, Gauguin passou os sete primeiros anos de sua vida naquele país, antes de voltar à França em 1855. Aos 17, Paul Gauguin entrou para a Marinha Mercante. Em seus cinco anos no mar, elevou-se ao posto de segundo-tenente e visitou o Panamá e o Pacífico, os lugares tropicais que sempre acompanharam seus pensamentos.
Em 1871, Gauguin retornou a Paris, onde um influente amigo da família conseguiu-lhe um trabalho como corretor de valores. Passou a década subsequente como um respeitável homem de negócios, casando-se com uma moça dinamarquesa, Mette Sophie Gad, com quem teve cinco filhos.
No início da década de 1870, Gauguin tornou-se um entusiasmado pintor de domingo e, em finais de 1876, já dominava suficientemente a pintura para que uma paisagem sua fosse aceita para exposição no Salão Anual Oficial. Entretanto, logo ele preferiu expor suas obras junto aos impressionistas, que eram ainda tidos como rebeldes inveterados. Trabalhando arduamente durante suas horas de folga, Gauguin adotou a técnica impressionista de pintar paisagens no próprio local, utilizando pinceladas curtas de pura cor para capturar os efeitos atmosféricos. Como seus grandes contemporâneos Cézanne e Van Gogh, considerava o Impressionismo um agente liberador, embora tenha acabado por dar origem a um estilo muito diferente.

 

Gauguin, sem dúvida, querida abandonar o mundo dos negócios e tornar-se um pintor profissional. O que fica menos claro é se ele o teria feito se não fosse o colapso econômico de 1882; no mínimo, sua má sorte financeira concedeu-lhe a desculpa de que precisava para começar uma nova carreira, na idade de 35 anos, como um artista em tempo integral.
Foram então anos de dificuldades. Mette foi morar com sua família em Copenhague, onde Gauguin também permaneceu por um tempo. Depois que ele partiu, os dois nunca mais voltaram a viver juntos. Em 1887, Gauguin fez sua primeira turnê artística nos trópicos, passando alguns meses no Panamá e na Martinica.
Forçado de volta à França pela malária e por pobreza, ele levou consigo telas vivas com cores novas e libertas de qualquer movimento artístico antecedente.
Contudo, o progresso artístico de gauguin foi ainda mais marcante durante suas visitas à Bretanha nos derradeiros anos da década de 1880, mostrando-se, nessa época, ainda remota e estimulantemente primitivo. Lá, ele começou a desenvolver seus estilo peculiar, com suas formas nitidamente delineadas e cores fortes. Seu estilo já estava definido em 1888, quando foi passear dois meses desastrosos em Arles em companhia de Vincent Van Gogh.

 

Em 1891, Gauguin já tinha se estabelecido como um líder entre os artistas e os poetas de Paris. Porém, ainda extremamente pobre, ele tomou a surpreendente decisão de se fixar no longínquo Taiti. O mais celebrado de todos os seus quadros foi pintado nessa ilha, e as imagens de uma simplicidade incorrompidamente primitiva tiveram um grande impacto sobre a imaginação ocidental. Embora Gauguin amasse as terras tropicais, a vida continuava dura, e em 1893 ele retornou a Paris, na esperança de que suas telas taitianas viessem a ser uma sensação e, por fim, trouxessem-lhe fama e segurança.
Após dois anos de decepções, Gauguin voltou para o Taiti, Já estava então doente, e seu mal foi agravado por uma condição sifilítica não-diagnosticada. Hospitalizado com muita frequência, engajava-se em trabalhos braçais e às vezes na política e no jornalismo locais. Sua produção artística era irregular; ainda assim, neste período produziu alguns de seus melhores quadros.
Em 1901, Gauguin retirou-se definitivamente da civilização que o intimidava, estabelecendo-se nas Ilhas Marquesas. Seu prazer nesse novo paraíso foi rapidamente estragado por sérios conflitos com as autoridades locais. Ele ainda estava recorrendo contra uma sentença de três meses por crime de difamação quando sua vida turbulenta foi difinitivamente cortada por um ataque cardíaco, em 8 de maio de 1903.

Informações retiradas do site:WWW.THEART.COM.BR
em 28.12.2005.

http://www.pintoresfamosos.com.br/?pg=gauguin

[creditofoto]
[creditofoto]
Em 1891, Guaguin foi ao Taiti,
onde pintou o cenário primitivo
e luminoso da região


"Quando a tua mão direita estiver hábil, pinta com a esquerda; quando a esquerda ficar hábil, pinta com os pés." Essa frase só poderia ser de Gauguin, um dos principais pintores do pós-impressionismo, que exerceu profunda influência em toda a arte moderna voltada para o exótico e o primitivo.

Eugène-Henri-Paul Gauguin era filho de um jornalista francês e de uma escritora peruana. Viveu em Lima de 1851 a 1855. Aos 17 anos, entrou para a Marinha Mercante, onde permaneceu por cinco anos e teve a oportunidade de visitar o Panamá e o Pacífico. Aos 23 anos, esteve no Brasil, passando um mês no Rio de Janeiro.

Em 1871, Gauguin retornou a Paris e começou a trabalhar como corretor de valores e a pintar nas horas livres. Casou-se com uma dinamarquesa, Mette Sophie Gad, com quem teve cinco filhos.

Foi em uma exposição impressionista, em 1874, que confirmou o seu desejo de ser pintor. Logo seus quadros também começaram a ser aceitos em exposições. Pissarro teve um interesse especial por suas obras, e o apresentou a Cézanne.

Em 1883, um colapso econômico o ajudou na decisão de tornar-se um artista em tempo integral. Estabeleceu-se em Ruen, com a mulher e os filhos, mas a experiência não deu certo. Mudaram-se então para Copenhagen, terra natal de sua esposa. Na Dinamarca ele não era feliz e retornou sozinho a Paris, em 1885. Instalou-se depois em Pont-Aven, na Bretanha, conhecido reduto de artistas.

Entre 1885 e 1886 encontrou Degas, Charles Laval, Emile Bernard e Van Gogh. Com Laval viajou a Martinica. Após um breve período com Vincent Van Gogh em Arles (1888), Gauguin abandonou cada vez mais a arte imitativa para a expressão com a cor.

Graças ao dinheiro conseguido com uma exposição de seu grupo no café Volpini em Paris, em 1891, partiu para o Taiti, onde pintou o cenário primitivo e luminoso da região, as formas opulentas de suas mulheres e a exuberância tropical. "Duas Mulheres na Praia" foi uma de suas primeiras obras no Taiti.

Dois anos mais tarde, retornou a Paris na esperança de suas telas fazerem sucesso. Frustrado, voltou ao Taiti em 1895. Hospitalizado com freqüência por uma condição sifilítica não diagnosticada, tentou em vão o suicídio em 1898. Em 1901, estabeleceu-se nas Ilhas Marquesas, morrendo dois anos depois.


Fonte:http://educacao.uol.com.br/biografias/paul-gauguin.jhtm
-->

Comentários