MANUSCRITOS DO MAR MORTO COM MAIS DE DOIS MILÊNIOS SÃO PUBLICADOS ON-LINE



 ( AFP PHOTO/MENAHEM KAHANA )

Milhares de manuscritos do Mar Morto, que datam de mais de dois milênios, foram fotografados e a partir de agora podem ser consultados na internet, anunciou nesta terça-feira a Autoridade de Antiguidades israelense.
Entre esses manuscritos, figuram fragmentos dos pergaminhos mais antigos do Antigo Testamento descobertos até agora, em particular os Dez Mandamentos, do capítulo 1 do Gênese, até os Salmos e o Livro de Isaías, em sua integralidade e textos apócrifos.
As técnicas mais modernas de tratamento da imagem, desenvolvidas principalmente por especialistas da Nasa, foram utilizadas para arquivar e tirar do anonimato o conjunto dos milhares de fragmentos de manuscritos até agora pouco acessíveis ao grande público devido a sua fragilidade.


 (AFP PHOTO/MENAHEM KAHANA )
Os procedimentos empregados permitirão também analisar melhor o estado de conservação desses documentos, que datam do terceiro ao primeiro século de nossa era. O lugar onde foram encontrados os rolos do Mar Morto, considerados uma das descobertas arqueológicas mais importantes do século XX, foi localizado por acaso por um pastor de cabras em 1947, em Qumran, em uma gruta perto do Mar Morto na Cisjordânia.
Os documentos mais antigos remontam ao século III antes de Cristo e o mais recente foi redigido no ano 70, no momento da destruição do segundo Templo judeu por legiões romanas.
A maioria desses documentos estão conservados no Museu de Israel, em Jerusalém, e alguns foram apresentados no exterior, mas sua fragilidade limita sua manipulação e sua exposição à luz.

Fonte:AFP - Agence France-Presse
http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2012/12/18/interna_tecnologia,337808/



Manuscritos do Mar Morto disponíveis na internet

  • Os mais antigos textos bíblicos datam do primeiro século d.C.

Mais de seis décadas depois da descoberta dos Manuscritos do Mar Morto — e milhares de anos após terem sido escritos — Israel completou a disponibilização on-line das cinco mil imagens dos mais antigos textos bíblicos conhecidos, numa parceria com a Google. A livraria digital agora está completa, com o Livro do Deuteronômio, que inclui a lista dos Dez Mandamentos, e um trecho do primeiro capítulo do Gênesis, datado do primeiro século d. C..


O objetivo é democratizar o acesso aos textos religiosos, antes disponíveis apenas para poucos especialistas.
— Apenas cinco pessoas em todo o mundo são autorizadas a manusear os manuscritos — afirmou o responsável pelo patrimônio histórico de Israel, Shuka Dorfman. — Agora, todo mundo vai poder tocar os manuscritos na tela.
Os textos são considerados a descoberta arqueológica mais importante do século XX. Acredita-se que tenham sido escritos e guardados pelos essênios, uma seita judaica, nas cavernas de Qumran, às margens do Mar Morto, há 2 mil anos. As milhares de folhas de pergaminho, escritas em hebraico e aramaico, são consideradas essenciais para a compreensão do judaísmo e das origens do cristianismo.
Textos dos manuscritos aparecem de forma praticamente idêntica na Bíblia, escrita 500 anos depois, e ajudam a entender o ambiente em que Jesus viveu, revelando informações sobre os judeus daqueles tempos. Os textos podem ser acessados em www.deadseascrolls.org.il


Fonte:http://oglobo.globo.com/ciencia/manuscritos-do-mar-morto-disponiveis-na-internet-7129518#ixzz2GkzGvrk7

Comentários