RENASCIMENTO E KARMA - AYYA KHEMA




Renascimento e karma

Por ter criado carma, a consciência a renascer surge. Mas não precisamos pensar em renascimento apenas em uma vida futura. Na verdade, renascemos a cada momento com novos pensamentos e sentimentos, e trazemos conosco o carma criado em momentos passados.
Se estávamos com raiva no momento passado, não nos sentiremos bem imediatamente. Se estávamos amando um minuto atrás, nos sentiremos bem agora.
Assim, vivemos de momento a momento com os resultados de nosso carma. Cada manhã, particularmente, pode ser encarada como um renascimento. O dia é jovem, estamos cheios de energia, e temos todo um dia pela frente. Cada momento ficamos mais velhos e já estamos bem cansados no final para cair no sono e ter uma pequena morte — tudo que podemos fazer é nos virar na cama; nossa mente está delirante e nebulosa.
Cada dia pode ser visto como toda uma vida, já que só podemos viver um dia de cada vez. O passado já foi e o futuro pode vir ou não. Apenas este renascimento, este dia, este momento, é importante.
Ayya Khema, em “When the Iron Eagle Flies”.Tricycle’s Daily Dharma, 29 de novembro, 2007

Comentários