MUDRAS : FORMAS DESENVOLVIDAS DE ASANAS

 


Mudras sao formas desenvolvidas de Asanas. Não existe outra ação no mundo que dá o mesmo resultado que mudras. Mudras com as mãos regulam os 5 tattwas (elementos); ajuda no despertar da Kundalini e movimento ascendente do Prana. Estimulando uma parte do corpo pode-se ter efeito positivo em outra parte do corpo. Mudra é uma função da Yoga muito específica e científica onde cada um pode criar ou até mesmo mudar disposições internas e externas, por ex.: mental (raiva, distúrbio emocional, inteligência, etc.), espiritual (concentraçãoo, meditação) ou física (em várias doenças).



Existem vários tipos de Mudra mas aqui iremos discutir apenas Mudras com as mãos.
Os princípios dos Mudras com as mãos:


- Todo o universo é constituído de 5 elementos: Terra, água, fogo, ar e éter. Os 5 dedos representam os 5 elementos. O polegar representa o Fogo, indicador o Ar, dedo médio o éter, anular a Terra e o dedo mínimo a água.
- O corpo permanece saudável se os 5 elementos estão em equilíbrio, onde qualquer distúrbio no equilíbrio resulta em doença. Os 5 elementos controlam as glândulas internas, partes do corpo e suas funções.
- A ponta dos dedos de todo ser vivo possuem concentração do término de raízes nervosas que são pontos energético, de energia livre. A ciência também confirma que ao redor de cada ponta de dedo existe uma concentração de elétrons livres. Tocando a ponta dos dedos ou os dedos em certas partes da mão esta energia livre (prana) é redirecionada de volta para o corpo por canais específicos, de volta ao cérebro. A energia redirecionada viajando pelos nervos estimulam vários chakras. Mantendo as mãos nos joelhos estimula o Nadi Gupta e faz a energia despertar o Chakra Mulaadhar.
- A tensão aplicada ao nervo e/ou circuito psiconeural formado pelos mudras ajudam no equilíbrio dos 5 elementos (ou construção de bloqueios). A tensão da energia equilibrada e redirecionada afeta veia, tendão, glândulas e órgãos sensoriais, trazendo o corpo a um estado de saúde.

Benefícios dos Mudras:
- Mudras geram poderes que ajudam no desenvolvimento da mente e corpo, traz paz e felicidade;
- Mudras são remédios milagrosos e promovem alivio instantâneo de muitas doenças;
- Mudras podem ajudar em muitas doenças desde uma dor de ouvido a um ataque no coração
- Mudras ajudam no aspecto físico, mental e ate mesmo no aspecto moral de um indíviduo;
- Alguns mudras equilibram os elementos do corpo em 45 minutos, enquanto alguns sao rápidos o bastante para agir em apenas alguns segundos.
     
 Na ciência moderna sabemos que a matéria é constituída de 3 partes básicas:

Elétron: Possui energia negativa
Próton: Possui energia positiva
Neutron: Não possui polaridade




5 Dedos para 5 Elementos

Polegar representa o FOGO (elemento positivo): Aquece a água, fortalece o corpo por favorecer a digestão, induz a fome e sede, e mantem flexibilidade dos musculos e beleza da pele. Ajuda na formação do sangue, gordura e ossos.
Indicador representa o AR (elemento positivo): Regula a função do coração, circulação do sangue e mantem equilíbrio, força dos pulmões, ajuda na respiração, no movimento descendente de fezes e urina, move bile e muco (que não podem se mover sozinhos).
Dedo médio representa o ESPAÇO (elemento negativo): Para que o ar possa circular e manter o equilíbrio, é necessário espaço. O seu bloqueio pode ser fatal. Se a circulação é bloqueada, provoca dor levando a ataques do coração, paralisia, etc.
Dedo anular representa a TERRA (elemento neutro): Terra é a estrutura física do corpo como os ossos, músculos e sangue, etc.
Dedo mínimo representa a AGUA (elemento negativo): O corpo é constituído de aproximadamente 70% de água. Possui um papel muito importante na manutenção do coração e circulação do sangue. Ajuda na remocao de toxinas de corpo pelas glândulas linfáticas.

Mudras devem ser feitos de estomago vazio. 15 minutos de 2 a 3 vezes ao dia. Pare se apresentar acidez, queimação & indigestão.
A seguir estão alguns mudras que possuem ótimos benefícios na saúde:

Gyan Mudra
Melhora concentração e memoria, nervos do cérebro se tornam fortes, ajuda a liberar o stress e diminui a pressão sanguínea, favorece a meditação.

Udan Mudra
Melhora o desequilíbrio ou bloqueio de impulsos nervosos na região da garganta. Faz com que o prana flua livremente. Melhora a fala e a capacidade de oratória.
Vayu Mudra
Util nos desequilíbrio do elemento ar: gora, artrite, dor na articulação, paralisia, Parkinson, ciatalgia, dor no joelho e formação de gas. Alivia dores cervicais e na coluna. Util em problemas relacionados com circulação sanguínea.




Prana Mudra
Deixa o corpo ativo, saudável e cheio de energia, melhora a visão, aumenta a imunidade.

Surya Mudra
Equilibra o corpo, reduz peso / obesidade e aumenta o calor no corpo o que favorece a boa digestão. Util para redução de stress, aumento de força física e redução de colesterol no sangue. Util em diabetes e problemas relacionados ao fígado.

Apana-Vayu Mudra
Deixa o corpo mais saudável, útil em problemas de coração e do dosha Vata. Fornece alivio no caso de ataques do coração e também dores de cabeça, asma e pressão alta. Dá conforto se feito por 5-7 minutos enquanto sobe-se escada.

Varuna Mudra
Remove secura do corpo e torna a pele mais suave e radiante. Util em problemas de pele, problemas do sangue, rachaduras e deficiência do elemento agua. Torna o rosto mais bonito.

Linga Mudra
Aumenta o calor corporal. Bom para resfriados, tosse, sinusite, gripe, paralisia e pressão baixa. Seca o excesso de muco.

Abhaya Mudra - coragem, negação do medo
Bhumisparsa Mudra - chamando a terra como testemunha
Gajahasta Mudra (mão esquerda) - graça
Detalhe da entrada do Aeroporto Internacional de Nova Delhi - India


Ardhapataka Mudra - Trabalho energético
 

Surya Mudra - Nascimento, início, crescimento
 
Gyan Mudra - Concentraçao, meditação

Fonte:http://nacasadeshiva.blogspot.com.br/2012/07/ayurveda-principios-e-filosofia.html

Comentários