HISTÓRICO DA APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E NOVENA

 



Quando Nossa Senhora apareceu pela primeira vez em Fátima, no dia 13 de maio de 1917, Lúcia acabara de completar 10 anos; Francisco estava para completar 9; e Jacinta, a menor, tinha pouco mais de 7 anos.                                      
A aparição era de uma donzela formosíssima, que parecia ter dezoito anos de idade, e vinha rodeada de claridade fulgurante, tanto que as crianças na primeira vez se assustaram e pensaram em fugir. A aparição, porém, de voz dulcíssima, as tranquilizou, e assim ficaram. O folheto publicado pelo Visconde de Montelo sobre as aparições diz o seguinte: "O vestido da Senhora era de uma alvura puríssima de neve, assim como o manto, orlado de ouro que lhe cobria a cabeça e a maior parte do corpo. O rosto, de uma riqueza de linhas irrepreensíveis e que tinha um não sei que de sobrenatural e divino, apresentava-se sereno e grave e como que toldado de uma leve sombra de tristeza. Das mãos, juntas à altura do peito, pendia-lhe rematado por uma cruz de ouro, um lindo rosário, cujas contas brancas brancas de arminho, pareciam pérolas. De todo o seu vulto, circundado de um esplendor mais brilhante que o sol, irradiavam feixes de luz, especialmente do rosto, de uma formosura impossível de descrever, incomparavelmente superior a qualquer beleza humana. 
  
                                        

As crianças, surpreendidas, pararam bem perto da Senhora, dentro da luz que a envolvia. Nossa Senhora então deu início a seguinte conversação com Lúcia:

- Não tenhais medo. Eu não vos faço mal.

- De onde é Vossemecê?

- Sou do Céu.
- E que é que Vossemecê quer?

- Vim para vos pedir que venhais aqui seis meses seguidos, no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Depois, voltarei ainda aqui uma sétima vez.

- E eu vou para o Céu?

- Sim, vais.

- E a Jacinta?

- Também.

- E o Francisco?

- Também; mas tem que rezar muitos Terços. Lucia lembrou-se então de perguntar por duas jovens suas amigas que haviam falecido pouco tempo antes:

- A Maria das Neves já está no Céu?

- Sim, está.

- E a Amélia?

- Estará no Purgatório até o fim do mundo.

Nossa Senhora fez então um convite explícito aos pastorinhos:

- Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores?
- Sim, queremos.

- Ides, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto.

Nossa Senhora ainda acrescentou: "Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra". Depois, começou a Se elevar majestosamente pelos ares na direção do nascente, até que desapareceu.


A aparição convidou as criaturas a voltarem todos os meses no dia treze, durante seis meses no dia treze, durante seis meses consecutivos àquele local, popularmente conhecido pelo nome de Cova da Iria, situado a pouco mais de dois quilômetros da igreja paroquial de Fátima.

A princípio ninguém prestava crédito às afirmações das crianças, que eram apodadas de mentirosas por toda a gente, mesmo pelas pessoas de suas famílias. A 13 de junho (dia da 2ª aparição) umas 50 pessoas acompanharam os videntes, na esperança de presenciarem o que quer que fosse de extraordinário. Nos meses seguintes o concurso de curiosos e devotos aumentou consideravelmente, reunindo-se talvez 5.000 pessoas em julho, 18.000 em agosto e 30.000 em setembro, junto a azinheira sagrada.

No momento em que se verificava a aparição, inúmeros sinais misteriosos de que muitas pessoas fidedignas dão testemunho, se sucederam uns após outros na atmosfera e no firmamento.

A aparição recomendou insistentemente que todos fizessem penitência e rezassem o terço do Rosário. Comunicou às crianças um segredo, que não podiam revelar a ninguém, e prometeu-lhes o céu. 


Fonte:http://obrademarianazare.blogspot.com.br/2011/05/historico-da-aparicao-de-nossa-senhora.html

Novena a Nossa Senhora de Fátima



Oração Inicial

Ó Santíssima Virgem Maria, que nas montanhas de Fátima revelastes aos três pastorinhos uma mensagem de paz e de esperança para toda a humanidade e, ao mesmo tempo, fizestes um chamado à conversão, à penitência e à oração, alcançai-nos a graça que insistentemente vos pedimos nessa novena (pedir a graça), se for para maior glória de Deus, honra vossa e salvação de nossas almas.
Que o Imaculado Coração de Maria seja o nosso refúgio e o caminho que nos conduz a Deus. Amém.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós.


1 Dia: Ó Santíssima Virgem de Fátima, que na Cova da Iria aparecestes a Lúcia, Jacinta e Francisco vestida toda de branco, mais brilhante que o sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios de sol mais ardente, iluminai-nos com a Luz de Cristo, tornai a nossa alma mais pura do que a neve e livre de toda a mancha do pecado.

2 Dia: Ó Santíssima Virgem de Fátima, que anunciastes a vontade de Jesus estabelecer no mundo a devoção ao Vosso Imaculado Coração e que prometestes a salvação a quem abraçar essa devoção, levai-nos todos para o Céu e que lá sejamos como flores cultivadas por Vós, adornando o trono de Deus.

3 Dia: Ó Santíssima Virgem de Fátima, que apresentastes na palma da mão o Vosso Imaculado Coração cercado de espinhos, simbolizando os pecados da humanidade, nós vos pedimos a graça da conversão, do arrependimento de nossos pecados e um verdadeiro amor à penitência.

4 Dia: Ó Santíssima Virgem de Fátima, Vós sois a Senhora do Rosário, que pedistes em todas as aparições que rezássemos o terço todos os dias a fim de alcançarmos a paz, eis que estamos diante de Vós a fim de implorar a paz para o mundo, para o nosso País, para a nossa cidade, para a nossa família e também a paz para o nosso coração e para a nossa alma. Dai-nos a paz de Cristo, no Reino de Cristo.

5 Dia: Ó Santíssima Virgem de Fátima, que mostrastes aos três pastorinhos o inferno para onde vão as almas dos pobres pecadores empedernidos, nós vos pedimos que sejais a nossa advogada e que os vossos olhos misericordiosos a nós volvei. Por isso rezamos a oração ensinada por Vós: "Ó meu Jesus, perdoai-nos, livai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem".

6 Dia: Ó Santíssima Virgem de Fátima, que pedistes orações e sacrifícios pela conversão dos pecadores, queremos oferecer desde já todos os nossos sofrimentos: "Ó Jesus, é pela conversão dos pecadores, e em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria".

7 Dia: Ó Santíssima Vrgem de Fátima, com os joelhos em terra e a fronte curvada, rezamos a oração que o Anjo da Paz ensinou aos pastorinhos: "Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos! Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam".

8 Dia: Ó Santíssima Virgem de Fátima, que realizastes o milagre do sol, quando o astro rei bailou diante da multidão estupefata, para atestar a veracidade das aparições, nós vos pedimos forças para atender ao vosso pedido: "Não ofendam mais o Nosso Senhor, que já está muito ofendido".

9 Dia: Ó Santíssima Virgem de Fátima, que infundistes nos pastorinhos o amor e a devoção ao Santo Padre que teria "muito que sofrer", nós vos pedimos que nos dê o espírito de veneração e docilidade ao Papa e a todos os ministros de Deus e uma fidelidade inquebrantável aos ensinamentos da Santa Igreja.

Oração Final

Ó Santíssima Virgem de Fátima, que viestes ao mundo como mãe solicita, a fim de indicar os meios de salvação para a humanidade pecadora: a recitação do Rosário, a comunhão reparadora dos cinco primeiros sábados e a devoção ao Imaculado Coração de Maria. A Vossa celestial promessa penetra em nossa alma como um bálsamo e nos dá alento e esperança:  
"Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará".
Que o Imaculado Coração de Maria seja o nosso refúgio e o caminho que nos conduz a Deus. Amém.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós.
Rezar três Ave-Marias.


Oração que o Anjo da Paz rezou com Lúcia, Jacinta e Francisco

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente e ofereço-vos o Preciocíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é oefendido. E pelos méritos infinitos do seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-vos a conversão dos pobres pecadores.

Fonte: Associação Católica Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós, que recorremos a Vós!

Comentários