FERNANDO DE NORONHA : UM PARAÍSO NA TERRA







Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a 545 km da capital pernambucana, Recife, e a nordeste do estado do Rio Grande do Norte. Constitui um Distrito estadual de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal, cuja sigla era FN, e a capital era Vila dos Remédios. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado. A ilha principal tem 17 km² e fica a 545 km do Recife e a 360 km de Natal.
Após uma campanha liderada pelo ambientalista gaúcho José Truda Palazzo Jr., em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional, com cerca de 8 km², para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos rotadores (Stenella longirostris), que se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos - o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta. O centro comercial em Noronha é Vila dos Remédios, mas não é considerada capital por ser a ilha um distrito estadual. O parque nacional é hoje administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

História

Detentos durante o trabalho.

A ilha, ao ter sido descoberta pelo reino de Portugal, foi designada de Ilha de São João da Quaresma, provavelmente por Gaspar de Lemos, em 1500, ou por uma expedição da qual Duarte Leite erroneamente terá atribuído o comando a Fernão de Noronha, realizada em 15011502. Porém o primeiro a descrevê-la foi Américo Vespúcio, que tomou parte na expedição de Gonçalo Coelho.
O facto de já ser chamada Ilha de Fernão de Noronha por Frei Vicente do Salvador[6], tal como hoje é conhecida, está justificado por provir do nome do primeiro proprietário da capitania hereditária, Fernão de Noronha ou Fernão de Loronha, após doação de D. Manuel I em 16 de fevereiro de 1504.
O arquipélago foi invadido algumas vezes, nomeadamente em 1534 por ingleses, de 1556 até 1612 por franceses, em 1628 e 1635 pelos holandeses, voltando ao controle português em 1700, para ser novamente conquistada pelos franceses em 1736 e definitivamente ocupada pelos portugueses em 1737.

Território federal

Nas divisões territoriais do Brasil datadas de 31 de dezembro de 1926 e 21 de dezembro de 1937, Fernando de Noronha aparece como distrito de Recife.
O Território Federal de Fernando de Noronha foi criado em 9 de fevereiro de 1942, pelo decreto-lei federal, de nº 4102, desmembrado do estado de Pernambuco. A entidade administrativa durou 46 anos, sendo extinta em 5 de outubro de 1988 e reincorporada ao seu estado de origem. A capital do território era Vila dos Remédios.

Colônia prisional

Antes de se tornar o paraíso turístico e ecológico dos dias atuais, o arquipélago foi local de detenção de condenados enviados a cumprir pena no presídio ali existente, que funcionou de 1737 a 1942, sendo que de 1938 em diante apenas para presos políticos do Estado Novo.
Reportagem da revista O Cruzeiro, de 2 de agosto de 1930, descreve o presídio como fantasma infernal para esses proscritos da sociedade, que viviam completamente alheios ao que se passava no resto mundo, apesar de o Governo proporcionar aos presos uma vida saudável de trabalho e de conforto.[7]

Situação atual


Morro do Pico, ponto mais alto de Fernando de Noronha com 321 metros.

Pela constituição federal de 1988, mas especificamente o artigo 15 que trata das disposições constitucionais e transitoriais, o território de Fernando de Noronha foi extinto e sua área foi reincorporada ao estado de Pernambuco. A partir da constituição estadual de Pernambuco, de 1988, a região tornou-se um distrito estadual, estatuto que detém até hoje.
Atualmente há controvérsias sobre a qual estado o arquipélago deveria pertencer. Considerando a localização geográfica, Fernando de Noronha está mais próximo ao estado do Rio Grande do Norte. Segundo o deputado Ismael Wanderley (PMDB-RN), que à época da criação da constituição de 1988 tentou aprovar uma emenda que anexava o arquipélago ao Rio Grande do Norte, este estado não teria naquele momento um negócio turístico forte e por isso não conseguiu exercer influência suficiente para aprovar a emenda.[8]

 Economia


O turismo é a principal fonte de renda do arquipélago. Na foto, a Praia do Sancho. Pouco além desta praia uma reserva com mais de 600 golfinhos rotadores está estabelecida.

O arquipélago de Fernando de Noronha possuía em 2005 um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 22.802.000,00[5] e uma renda per capita de R$ 10.001,00.[5] O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do distrito estadual foi calculado em 0,862 (PNUD/2000).[4] No arquipélago existe apenas uma única agência bancária, do Banco Santander.

Atrações turísticas

Praias

Mergulho


Fernando de Noronha é um dos melhores lugares para a prática de mergulho do mundo.

Fernando de Noronha é um local de mergulho recreativo de nível internacional. Com águas quentes ao seu redor, mergulhos a profundidade de 30 a 40 metros podem ser feitos agradavelmente sem necessidade de usar roupa de neoprene.
Próximo à ilha existe a possibilidade de se fazer um mergulho avançado e visitar a Corveta Ipiranga, que repousa a 62 metros de profundidade, depois de ser afundada naquele ponto intencionalmente, após um acidente de navegação.
A ilha conta com três operadoras de mergulho, oferecendo diferentes níveis de qualidade de serviço.
Além disso, o arquipélago conta com interessantes pontos de mergulho livre, como a piscina natural do Atalaia, o naufrágio do Porto de Santo Antônio, a laje do Boldró, dentre outros.
O arquipélago possui diversificada vida marinha, sendo comum observar diversas espécies de peixes recifais, tartarugas e eventualmente tubarões e golfinhos.

 Boldró

Boldró é onde está localizado o centro de convenções do Projeto TAMAR/ICMBio. Seu nome foi dado por militares americanos e é originário da expressão em inglês Bold Rock, que significa Pedra Saliente em português.

Outros locais de interesse turístico

 Parque Nacional Marinho

Pix.gifIlhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Fernando noronha.jpg
Morro Dois Irmãos, na Baía do Sancho.
País Brasil
Tipo
Critériosix, x
Referência1000
Região**Brasil
Coordenadas51º 30' 0″ N, 0º 7' 30″ O
Histórico de inscrição
Inscrição2001  (25ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.


O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é uma unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio. Criado em 1988, ocupa a maior parte do arquipélago e possui uma variedade de fauna e flora únicas. Ótimo local para turismo, porém, devido à fiscalização do ICMBio, algumas das ilhas têm a visitação controlada.

Problemas ecológicos

Embora protegida pela designação de parque nacional, muito do seu ecossistema terrestre está destruído. A maior parte de vegetação original foi cortada na época em que a ilha funcionava como presídio, para tornar mais difícil que prisioneiros fugissem e se escondessem.
Existe também o problema das espécies invasivas, especialmente a linhaça, originalmente introduzida com a intenção de alimentar gado, sendo que, atualmente, a sua disseminação pelo território está fora de controle, ameaçando o que resta da vegetação original. Sem a cobertura das plantas, a ilha não retém água suficiente durante a estação seca, e a vegetação adquire um tom marrom, secando como consequência.
Observa-se também a incoerência da permissão de criação de ovelhas na ilha, ao mesmo tempo em que se pede aos visitantes que preservem a Mata Atlântica insular, em recuperação.
Outra espécie invasiva é o lagarto localmente conhecido como teju, originalmente introduzido para tentar controlar uma infestação de ratos. A ideia não funcionou, uma vez que os ratos são noturnos e o teju diurno. Atualmente o lagarto passou a ser considerado praga em vez dos ratos.

Fernando de Noronha
Location Fernando de Noronha.png
Geografia física
PaísBrasil Brasil
LocalizaçãoOceano Atlântico
ArquipélagoFernando de Noronha
Ponto culminante321 m
Área16,987  km²
Fernando de Noronha - dois Irmãos - praia do sancho.jpg
Fotografia aérea da Praia do Sancho e do Morro Dois Irmãos.

 

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 18 fev. 2011.
  3. Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. a b Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. a b c d Produto Interno Bruto dos Municípios 2005-2009. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2011.
  6. História do Brasil Frei Vicente do Salvador, História do Brasil
  7. (2 de agosto de 1930) "A ilha de Fernando Noronha". O Cruzeiro. Página visitada em 1 de julho de 2011.
  8. Ismael Wanderley lamenta falta de revisão da Carta (PDF). Diário de Natal (5 de outubro de 2008). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_de_Noronha

SOBRE FERNANDO DE NORONHA


 Fernando de Noronha é uma ilha de origem vulcânica, localizada no litoral distante do estado de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte e possui sua fauna e flora completamente preservadas. O arquipelágo Fernando de Noronha tem  uma extensão de 26 km², tendo uma ilha principal - a maior de todas também chamada "Fernando de Noronha" -, como única ilha habitada, que possui  cerca de 2.100 habitantes. O local é muito procurado tanto para o surf quanto para o mergulho, já que possui praias muito diversificadas, pois enquanto em algumas ilhas as águas são calmas e tranquilas, em outras o mar já é mais agitado e propício para a prática de Surf. E é justamente toda essa diversidade de praias, vegetações e animais que atraem os turistas.


 Na Baía dos Golfinhos por exemplo, ocorre todos os dias uma das mais belas demonstrações de que homem e natureza podem viver em harmonia. Caminhar pela praia é um convite para admirar as maravilhas da natureza, pois golfinhos aparecem todos os dias cedo pela manhã e no fim da tarde bem próxima à costa da praia, sendo possível até nadar com eles. Tudo isso torna a viagem muito mais interessante, e com certeza seu passeio será inesquecível.



O arquipélago de Fernando de Noronha não situa-se literalmente dentro do território brasileiro, apesar de pertencer ao Brasil, ele fica a cerca de 54 Km do continente. Para se chegar na ilha é preciso ir de navio ou avião, como mostra o mapa acima.

 O conjunto de ilhas possui o mais belo parque marinho brasileiro, sendo considerado como um dos melhores lugares para a prática de mergulho do mundo. Aqui, de um modo geral, pode-se desfrutar de uma visibilidade de até 50 metros. Os preços para se realizar um mergulho, variam do grau de conhecimento de cada pessoa, como iniciante, intermediário e avançado, mas geralmente vão de R$260,00 à R$ 300,00. Mas apesar de ser um pouco caro, para alguém que nunca mergulhou vale muito a pena, pois é uma sensação inesplicável, onde você esquece de todos os problemas, onde não há barulho e nem ninguém que te incomode, onde só os peixes e corais coloridos estão a sua volta, ali você pode relaxar e aproveitar a beleza desse maravilhoso lugar que Deus nos deu de presente.


 Como você pôde perceber, Fernando de Noronha é um lugar bastante diferenciado, onde o turista irá encontrar um pouco de tudo, pois se ele quer mergulhar, surfar, nadar com golfinhos, ou simplesmente apreciar a beleza de lindas praias, o arquipélago lhe irá oferece tudo isso e muito mais.
Fonte:http://atitudejovemm.blogspot.com.br/

VÍDEOS


Comentários