REFLEXÃO SOBRE A LUZ E A ILUMINAÇAO DO PONTO DE VISTA GREGO,HINDU E BUDISTA

buda

Partindo das afirmações de Rodney sobre as más interpretações das 4 verdades absolutas de Buda, vem a questão do que é de fato a iluminação. O que Buda ensina é filosofia, o caminho, que cada um deve seguir por si só. Mas esta filosofia de vida, do modo de pensar o mundo e a si próprio são a iluminação? O que é a luz?
No mundo grego, assim como no das pessoas que falam português a questão da luz está muito presente, uma vez que estes mundos têm para o verbo ver o referencial dos olhos e da mente. “Agora sim está claro”. “Agora eu posso ver”. Estas são frases dcaverna-de-plataoe conotação ambíguas que traduzem tanto uma situação que se refere aos olhos ou a uma nova idéia que seja. Platão mostra muito bem isso em sua alegoria daCaverna, que quanto mais à luz se chega, ou seja, fora da caverna, mais se é “sábio”, mais se chega a ser filósofo.
Porém, na Índia, país de origem de Sidarta, Gautama, Buda teria a mesma conotação? Para isso, não saberia a resposta. Talvez sim ou talvez não. Mas o ponto que gostaria de seguir é esta que os hindus têm a luz como algo que nos mostra as cores das coisas, como também diz Platão na República, ela é o terceiro elemento depois do objeto e o próprio olho. Estas cores, para os hindus, como é dito no Bhagavad Gita, são as cores do mundo material que confundem a mente, a iludindo que este mundo é real ou que seja ou o único dos mundos, o mundo material. Ou seja, cá a luz não é um bem.
Todavia, de acordo com as afirmações de Rodney, a “luz” de Buda, mesmo que o próprio Buda não faça esta analogia, é como se fosse a luz do nascer da vida. Por exemplo: quando a mulher dá a luz a uma menina ou menino. O indivíduo que está na barriga da mãe só conhece a obscuridade e, quando de fato nasce, conhece a luz. Deste modo, a luz é o encontro do ser nascente ao mundo. Ser este que não possui consigo juízos e experimenta tudo com o vislumbrar da primeira vez. Pois, estes que fazem do mundo sua medida, pensam que o mundo é nascente para eles e não o contrário, que é o mais plausível, uma vez que nascemos e o mundo já está aqui. Ademais, os seres, como seres temporais, carregam hábitos e vícios por osmose da sociedade ou mesmo inércia, pois vivem em sociedade. Sendo, desta maneira, um ser carregado de juízos da sociedade. Mas o que Buda pensa sobre isso?
meditacao1

Buda pensa do ponto de vista individual, como mostra Rodney quando fala do Caminho Óctuplo.
Linguagem Apropriada, Pensamento Apropriado, Compreensão Apropriada, etc.” Rodney
Ou seja, não se trata de seguir a moral da sociedade ou do que uma maioria diz. Mas seguir o que o indivíduo entende por isto, do que entende por si. Afinal, Buda mesmo diz para não seguir o que o outro fala, nem o que ele fala, mas, sim, o que nós falamos (pensamos). Nós nascemos sozinhos das barrigas de nossas mães e a iluminação, ao que parece, é poder ter esse nascimento de novo para o mundo. Pois, antes da humanidade não existia moral, juízos etc. Buda nos encaminha ao equilíbrio e ao como viver nossas vidas sem um peso que penderia nossa balança em desequilíbrio. Assim, nos renovamos a cada luz, a cada iluminação. Vivemos o mundo e não o mundo a nós.
Paulo Übermensch

Comentários