MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL



Há 43 anos Maharishi Mahesh Yogi vem divulgando as técnicas da Meditação Tanscendental por todo o planeta, cativando discípulos e admiradores por onde passa. Essa forma simples e natural de meditação busca levar seus praticantes à experiência da felicidade e a  níveis mais elevados de consciência.


    Maharishi Mahesh Yogi teve seu aprendizado com o Mestre Guru Dev Swami Brahmananda Saraswati Maharaj Jagadguru, que foi Shankaracharya de Jyotir Math, no Norte da India. Jyotir Math é o principal dos quatro tronos de aprendizagem do conhecimento estabelecidos pelo sábio Shankara. Esse trono permanecia vazio há um século e meio, pois ninguém parecia apto a assumir aquela posição de guia espiritual do povo. Levou vinte anos para Guru Dev ser persuadido a deixar sua reclusão e aceitar a cadeira de Shankaracharya. Isso aconteceu em 1941, quando ele já havia completado 72 anos de idade.
    Maharishi e seu mestre vêm de uma tradição cujas raízes remontam ao começo dos tempos e que incluem grandes mestres como Vasishtha e Vyasa, que experimentavam dentro de si mesmos os delicados impulsos do conhecimento puro, o Veda, que é a verdadeira base da vida. Após 13 anos de convívio com seu discípulo, Guru Dev deixou o mundo em 1953 e Maharishi recolheu-se às montanhas do Himalaia, numa área chamada Uttar Kashi, no Vale dos Santos. Lá, ele viveu por dois ou três anos.
    Passado esse tempo, Maharishi foi para o sul da Índia, onde conheceu um homem que, impressionado com seus conhecimentos, convenceu-o a fazer uma série de palestras públicas. Essas palestras tiveram grande impacto na vida das pessoas e outras mais foram acertadas. Com isso, Mahesh viajou por muitas regiões da Índia ensinando a prática que passou a ser denominada de Meditação Transcendental. Em 1958, o iogue participou de um congresso em Madras, freqüentado por grandes expoentes espirituais e, em 1959, começou seu primeiro tour mundial: Kuala Lampur, Singapura, Hong Kong e Havaí. Em abril de 1959, Maharishi finalmente chegou a São Francisco, Califórnia, e a Meditação Transcendental passou a ser ensinada para homens de negócio, profissionais e estudantes.

Técnica Simples
    Para difundir a Meditação Transcendental — uma técnica simples, fácil e natural, que qualquer pessoa pode praticar independente de seus conhecimentos, sexo, idade, religião, crenças, ou expectativas quanto ao resultado — Maharishi criou um curso de seis dias, com uma estrutura de sete passos. O termo técnica serve para indicar uma tecnologia que permite um mergulho rápido e direto nos níveis mais refinados da mente e do corpo, levando o indivíduo a experiências profundas — um estado denominado de repouso em alerta. Isso significa que nosso corpo experimenta, em alerta mental, um descanso duas vezes maior do que o proporcionado pelo sono profundo. O consumo de oxigênio é reduzido, assim como os batimentos cardíacos. Estabelece-se então uma extrema coerência entre o padrão das ondas cerebrais nos hemisférios esquerdo e direito, bem como as ondas frontais e occipitais.
    A MT, como se tornou conhecida, não é uma técnica de concentração ou contemplação. Ela é fácil e natural porque usa a própria tendência da mente em buscar níveis de maior felicidade e encantamento. Para difundir esse conhecimento de modo planejado nasceu o Movimento de Regeneração Espiritual (SRM – Spiritual Regeneration Movement), uma organização dedicada ao custeio das viagens e ensinamentos de Maharishi.
    Em 1971, Maharishi fundou a MIU (Maharishi International University) no estado de Iowa, Estados Unidos, que no ano de 1995 passou a se chamar MUM (Maharishi University of Management ou Universidade de Administração Maharishi). Durante esses anos, a MUM tem sido um exemplo de ensino, pois trata-se de uma universidade curricular normal, reconhecida pelo governo, que abriga estudantes do mundo inteiro e permite a experiência de um dos maiores resultados da MT, que é a melhoria do meio-ambiente pelo aumento da coerência. Lá, todas as pessoas praticam a meditação. O ensino experimentado na MUM não tem precedentes nos currículos de qualquer outra universidade, pois preserva e prepara o aluno para a aprendizagem, permitindo que através da MT ele conheça a si mesmo enquanto recebe informação.
    Em 1967, ao viajar pelo mundo, Maharishi teve o primeiro contato com pessoas que, além do desejo de aprender, eram famosas e influenciavam multidões com seu carisma. Na Inglaterra, ele teve contato com os Beatles, Eric Clapton e os americanos Beach Boys, influenciando suas composições na época. Os Beatles aprenderam MT e viajaram com Maharishi à Índia, onde ele passou a ser considerado o guru da banda. Ainda recentemente, Paul McCartney esteve com o mestre indiano na sede internacional de sua organização, em Vlodrop, Holanda.

Meditação Científica
    A proposta da Meditação Transcendental é devolver ao ser humano sua condição plena de desfrutar todo o potencial que carrega dentro de si, mas que é muito pouco usado. Com isso, a pessoa passa a experimentar ondas de felicidade e plenitude, contribuindo para a criação de um meio-ambiente cada vez mais coerente, avivando as leis da natureza expressas todo o tempo — aquilo que o conhecimento védico nos mostra que existiu na época de Ram Raj.
    Como a técnica da MT é única e absolutamente diferente em sua prática, não envolvendo qualquer tipo de crença, ela pode ser facilmente analisada sob a luz da ciência. Sendo Maharishi Mahesh Yogi um físico e matemático, formado pela Universidade de Alahabad, ficou mais curto o caminho entre a ciência e a comprovação dos resultados. As pesquisas sobre MT começaram na década de 70 e, até hoje, já foram realizadas mais de 600 experimentações.
    O Instituto do Coração Americano recomenda a prática pelos seus benefícios comprovados, como a redução do estresse e da sobrecarga do ritmo cardíaco. Essa pesquisa foi realizada pelo Dr. Keith Wallace, em 1970, e representou sua tese de doutorado na Universidade da Califórnia. Outra pesquisa muito importante mostra como 1% da população de uma comunidade, cidade, estado, país ou do mundo pode influenciar na qualidade de vida da coletividade.
    Hoje em dia, a MT é freqüentemente incluída em projetos que visam melhorar a educação, a saúde e o comportamento, sendo introduzida em prisões, empresas, indústrias e escritórios. Nos EUA e Europa existem programas para as empresas que desejam investir nos empregados, melhorando sua qualidade de vida, relacionamento e produtividade. Para que essa estrutura funcione adequadamente, a MT tem sido divulgada em mais de 140 países, onde existem sedes nacionais e locais. Cada instrutor credenciado por Maharishi pode ter uma sede e ensinar.
Parte da sustentação financeira do movimento vem dos cursos, basicamente da MT. Outra parte vem de doações do mundo inteiro, que ajudam a manuter dos projetos e a divulgar o conhecimento.

Sabedoria Védica
    A técnica da Meditação Transcendental vem do Veda (Conhecimento Puro), cognizado e vivido pelos rishis — sábios antigos que desfrutavam toda a plenitude do conhecimento na vida prática. Ao ser aceito como discípulo de Guru Dev, Maharishi tornou-se o guardião desse conhecimento e técnica que formam a base prática da ciência védica, formada por um conglomerado de conhecimentos em várias áreas: o ayurveda, o jyotishi, o gandharva-veda, o stapathya e toda a literatura e tradição oral.
    O termo ayurveda é formado pelas palavras ayur, que significa vida, e veda, que significa conhecimento. O Maharishi Ayurveda tem proporcionado cursos de formação para médicos de pelo menos trinta países. Maharishi tem restaurado a ciência da saúde da Índia clássica, colocando-a como o sistema mais eficaz de prevenção contra doenças. É uma medicina diferente da medicina alopatia, homeopatia, terapias chinesas, etc., trazendo um refinamento da consciência enquanto equilibra o corpo físico. O ayurveda leva em consideração todos os aspectos da vida, desde sua fonte no campo unificado — a consciência pura — até seus diferentes níveis de expressão, como mente, corpo, comportamento e meio-ambiente. O conceito-chave é o equilíbrio.
    Jyotish é a ciência da transformação e a tecnologia da previsão — a astrologia védica. O Jyotish Maharishi, uma das 40 disciplinas da ciência védica, é matematicamente preciso e contém o conhecimento dos ciclos do tempo que promovem todas as transformações. Explica como as leis da natureza são responsáveis por todas as mudanças e desenvolvimentos na vida, e como a existência se desdobra desde o nascimento.
Gandharva-Veda é uma disciplina da ciência védica de Maharishi para criar equilíbrio na natureza, eliminando estresse na atmosfera e produzindo uma influência saudável para a paz individual, da família e das nações. É a música clássica da antiga civilização védica, que está em aliança com a lei natural. Ela mantém os ritmos naturais que prevalecem em diferente horas do dia e da noite. A música do gandharva é aquela de onde todas as outras partiram, a melodia da natureza que está sempre avivada na consciência transcendental. De lá, reverbera e constrói diferentes níveis da criação. É a base de toda a ordem e harmonia na natureza.
    O Sthapatya Veda Maharishi é o sistema mais antigo e supremo para planejar países, cidades, municípios, prédios e casas de acordo com a lei natural, conectando a vida e a inteligência individual com a cósmica. Estudos científicos demonstram que os neurônios em nosso cérebro atuam de maneira diferente, dependendo da direção para a qual estamos olhando. Existem também os chamados neurônios de localização (place neurons), que assinalam a orientação do corpo em um ambiente. Nesse sentido, a direção em que olhamos influencia o funcionamento de nosso corpo e cérebro. O conhecimento milenar da Arquitetura Sthapatya Veda Maharishi é ainda mais profundo e completo, pois descreve como nossa orientação espacial influencia a mente e o corpo. Se moramos ou trabalhamos em prédios sem orientação e proporções apropriadas, os neurônios atuam de maneira errada. Isso pode contribuir para criar ansiedade, doenças, problemas na vida familiar ou profissional e comportamento anti-social.
    Em poucas palavras, a missão de Maharishi é promover uma harmonização completa do ser humano, para que este, sadio, possa contribuir para o bem-estar de toda a coletividade.


Arquitetura Planejada
    O Staphatya Veda Maharishi constata claramente que nosso cérebro funciona muito melhor se nossa casa estiver orientada para o leste. O princípio básico de que indivíduos desfrutando mais do seu potencial podem influenciar a coletividade de forma muito mais positiva está presente no projeto do Maharishi São Paulo Tower — uma obra gigantesca com o intuito de amenizar as dificuldades que temos com relação ao nosso meio-ambiente.
    O Maharishi Global Development Fund e empresas a ele relacionadas têm realizado empreendimentos imobiliários há cerca de 40 anos em mais de 15 países, como Estados Unidos, Holanda, Japão, Índia e Canadá, sempre visando melhorar a qualidade de vida de seus usuários.
    Algumas das obras mais recentes incluem um projeto habitacional de 2.800 hectares na Carolina do Norte, EUA, e o desenvolvimento de cerca de 200 escolas para mais de 70 mil estudantes, na Índia. No momento, o edifício Maharishi São Paulo Tower aguarda tramitação de um projeto-de-lei, na Câmara dos Vereadores, para a desapropriação do local em que será erguido.
    O prédio terá 510 metros de altura e 108 andares, com mais de um milhão de metros quadrados de área útil construída. Depois de pronto, ele será o edifício mais alto do mundo e terá como objetivo gerar conforto ambiental — como ocupará apenas uma pequena parte do terreno, a nova área verde trará à região central da cidade um grande conforto ambiental, com redução da poluição, diminuição de temperaturas e maior permeabilidade do solo, facilitando o escoamento das águas pluviais na região. A presença do Maharishi São Paulo Tower também irá gerar milhares de empregos diretos e indiretos, e diminuirá o volume de veículos pesados transitando pelo centro.


Fonte:
Sexto Sentido nº 9
Marilia de Campos

Comentários