OS ENCANTOS MÍSTICOS DE SÃO TOMÉ DAS LETRAS

São Thomé das Letras está localizada no pico de uma montanha de pedra e reserva beleza, atrações e mistérios. É uma cidade que está a 1.470 metros do nível do mar, onde o céu azul faz tudo ficar infinito, até porque a natureza lá preferiu se expressar de forma generosa e abundante, com vales intensamente verde em todas as direções, sem dizer às rotas que levam as cachoeiras, grutas e mistérios que envolvem a cidade e o muro natural das pedras guardiãs, que faz lembrar a Cidade dos Incas.
São Thomé das Letras é cercada por uma aura energética, que emana das pedras sedimentadas no fundo de mares anteriores ao aparecimento da própria vida na Terra e da rica cultura de seus habitantes. Muitos acreditam que esta é uma das sete cidades escolhidas para abrigar uma nova civilização, neste novo milênio, um lugar onde se encontram todas as respostas.

Será pelas estrelas ao alcance das mãos, ou pelos objetos não identificados ao alcance dos olhos de alguns? A resposta é extremamente individual e particular. O que é comum a todos, por serem tantas as facetas deste lugar é que, para vivenciá-las face a face, é preciso tocá-las e reconhecê-las como prismas de um só cristal.
As lendas, histórias e preceitos iniciáticos formam um clima esotérico na cidade, tornando-a conhecida como a Cidade das Estrelas do Brasil para o mundo, mas a vida dos seus moradores é bem simples, típica do interior de Minas.



Fonte:Aislin Ganesha
http://jornale.com.br/wicca/


O astral místico - reforçado pelas construções em pedra -, as cachoeiras e as grutas fazem de São Tomé das Letras um dos destinos mais concorridos de Minas. O turismo predatório, porém, por pouco não destrói os encantos da cidade, que hoje está inserida em roteiros oficias que visam proteger os atrativos da região.
Pirâmide: Construção é ponto de encontro na hora do pôr do sol -
Pirâmide: Construção é ponto de encontro na hora do pôr do sol - Foto: Rachel
Nos vales ao redor estão escondidas cascatas, corredeiras, grutas e mistérios
A 1.444 metros de altitude, a rústica cidadezinha exibe uma das vistas mais exuberante da Serra da Mantiqueira. Do alto da Casa da Pirâmide, uma construção abandonada feita em pedra, vislumbra-se 360 graus de um mar formado por montanhas, que ganha cores mágicas na hora do pôr do sol.

Nos vales ao redor estão escondidas cascatas, corredeiras, grutas e mistérios que atraem turistas e esotéricos - alguns acreditam que a região abriga uma passagem secreta para Machu Picchu, a cidade sagrada dos Incas, no Peru.

No Centro da cidade as atrações ficam por conta da arquitetura em pedras sobrepostas, como a da igreja do Rosário; dos restaurantes que capricham nas deliciosas receitas mineiras e das lojinhas de artesanato. Místico ou não, é impossível passar pelo comércio e não se encantar com as velas, os incensos e as casinhas em pedra São Tomé, o souvenir típico da região.


Explorar as grutas

Gruta para cachoeira com várias piscinas naturais

Nem todo mundo tem coragem de entrar nas diversas grutas da cidade, mas vale a pena explorar a do Sobradinho, uma das mais bonitas, com 150 metros de extensão, pequena cascata e poço de águas limpas. Já a do Labirinto, toda em quartzito e com cem metros, deve ser visitada com o acompanhamento de guias, uma vez que tem diversas saídas. Uma das mais misteriosas é a do Carimbado - dizem que seu fim nunca foi  descoberto e, de acordo com os místicos, é uma passagem secreta que leva à Machu Picchu, a cidade sagrada dos Incas, no Peru. No Centro - ao lado da Matriz -, fica a pequena gruta de São Tomé, com pinturas rupestres e fácil acesso.

Subir na Casa da Pirâmide
Madrugada maravilhosa

A construção é um dos cartões-postais de São Tomé. Feita em pedra, a casa abandonada fica a um quilômetro do Centro, em um dos pontos mais altos da cidade, descortinando vista panorâmica. O local é ponto de encontro na hora do pôr-do-sol. Uma vez na área, visite também o Cruzeiro e a Pedra da Bruxa, também com belos visuais.

Curtir as cachoeiras

Curtir as cachoeiras
Dezenas de cachoeiras escondem-se pelos vales que emolduram São Tomé. As mais próximas do Centro costumam ficar movimentadas nos feriados, como a da Eubiose e a do Flávio; além de Véu da Noiva, uma das mais bonitas. A maioria tem fácil acesso e piscinas naturais
Como Chegar a S. Tomé das Letras
  • De avião
   O aeroporto mais próximo é o de Juiz de Fora, a 280 quilômetros
  • De carro
   Vindo de Belo Horizonte, acesso pela BR-381 (sentido São Paulo), BR-491
   (sentido Três Corações) e MG-167 (sentido São Bento Abade)

   Vindo do Rio de Janeiro, acesso pela BR-116 (sentido São Paulo até Itatiaia),
   BR-354 (até Caxambu), BR-267 (até Cambuquira) e MG-167 (sentido Três   
   Corações)

   Vindo de São Paulo, acesso pela BR-381 (sentido Belo Horizonte até
   Campanha), BR-491 (até Três Corações) e MG-167 (sentido São Bento Abade)

  • De ônibus  
   A empresa Rectur faz a linha Três Corações x São Thomé. Já a viação
   Coutinho   (35- 3331-1903) tem ônibus partindo de Varginha, Cruzília,
   Sobradinho e Três Corações. Quem vem de São Paulo, a opção é a Transul,
   enquanto a Gardênia parte de Belo Horizonte

  • Circulando  
   A melhor maneira de circular pela região é de carro, uma vez que as cachoeiras
   e grutas ficam afastadas do Centro. Quem não está motorizado pode fazer um
   passeio de jipe, que dura o dia inteiro e leva a diversos atrativos
Fonte:http://www.feriasbrasil.com.br/

Comentários