QUARTA NOBRE VERDADE



A Quarta Nobre Verdade é a que indica o caminho que leva à extinção do sofrimento, conseguido pela trilha da Senda Óctupla, também conhecida como "Caminho do Meio", porque evita os dois extremos: primeiro o da auto-indulgência, conforto e prazer físico que traz apego às paixões (é próprio dos indivíduos que procuram a felicidade através dos prazeres dos sentidos); segundo, o da autotortura, automortificação, ou sofrimento físico que traz perturbação à mente: é uma psicose, mediante diferente formas de ascetismo. Nem o ascetismo, nem o prazer permitem realizar o Caminho. É preciso abandonar esses dois extremos e seguir o Caminho do Meio.
A aplicação demasiada traz inquietação à mente, e a despreocupação traz negligência. É necessário seguir o Caminho Médio entre esses dois extremos.

O Caminho do Meio, também conhecido como Caminho Óctuplo, consiste dos seguintes princípios:
a) Conduta Ética (Moralidade):
1 - Palavra Correta.
2 - Ação Correta.
3 - Meio de Vida Correto.
b) Disciplina Mental (Meditação):
4 - Esforço Correto.
5 - Plena Atenção Correta.
6 - Concentração Correta.
c) Introspecção (Sabedoria):
7 - Pensamento Correto.
8 - Correta Compreensão.

Esses oito fatores estão entrelaçados entre si e cada um contribui para o aparecimento e desenvolvimento dos outro. São estas as poderosas forças morais e mentais que, reunidas, nos ajudam a nos libertar do desejo. A finalidade destes oito fatores é facilitar o aperfeiçoamento dos três elementos essenciais no treinamento da disciplina budista.

I. Conduta Ética:
É baseada na ampla concepção de amor universal e compaixão para com todos os seres; não somente os humanos, mas todos os seres vivos.
Segundo o Budismo, para que um ser humano seja perfeito, deve cultivar igualmente duas qualidades: compaixão e sabedoria, que devem permanecer inseparáveis.
Se um indivíduo desenvolve somente o seu lado afetivo e descuida o lado mental, será um tolo de bom coração; se, ao contrário, este mesmo indivíduo desenvolve seu lado mental e descuida do lado afetivo, é provável que se torne um intelectual insensível, frio, sem nenhum sentimento para com os demais. A conduta ética, baseada no amor e na compaixão, consta de três fatores do Caminho Óctuplo.
1o) Palavra Correta, ou linguagem pura, significa abstenção das mentiras, difamação, calúnia e de todas as palavras capazes de provocar ódio, inimizade, desunião e desarmonia entre indivíduos, ou grupos sociais.
Deve-se dizer a verdade em ocasião oportuna, empregando palavras amigáveis, benévolas, agradáveis, doces, significativas e úteis.
"Melhor que mil palavras sem sentido, é uma só palavra sensata, capaz de trazer paz àquele que a ouve." (Dhammapada 100.)
2o) Ação Correta, ou conduta pura, tem por fim cultivar uma conduta moral honrada e pacífica e ajudar os outros na mesma finalidade, a qual nos exorta, também, a evitar destruir vidas, fazer uso de tóxicos que perturbam a mente, ou fazem perder a consciência; roubar ou explorar, assim como o mau uso das relações sexuais.
3o) Meio de Vida Correto, ou meio de existências puros, conduzem o indivíduo à aquisição do bem-estar material e espiritual próprio, ajudando os demais na mesma finalidade. Significa que se deverá evitar ganhar a vida numa profissão ou ocupação que possa ser nociva a outros seres vivos, como comércio de armas ou instrumentos mortíferos, caça, pesca e matadouros, bebidas alcoólicas, venenos, entorpecentes, jogos que possam causar preocupações, etc. Fazer profissão de poderes psíquicos, tais como magnetismo ou hipnotismo, na cura de pacientes, previsões sobre o futuro baseadas em cartomancia, astrologia, etc.


II. Disciplina Mental (Meditação)
Compreende os três seguintes fatores do Caminho Óctuplo: Esforço Correto, Plena Atenção Correta e Concentração Correta, por meio dos quais se alcança o desenvolvimento mental e a visão interior (intuitiva).

4o) Esforço Correto, ou aplicação pura, é a arma que possuímos para enfrentar corretamente a luta contra o mal; consta do seguinte:
a) Esforço de evitar e destruir os pensamentos negativos já existentes.
b) Enérgica vontade de impedir ou superar o aparecimento de pensamentos maus e nocivos.
c) Fazer surgir pensamentos bons e sadios ainda não existentes.
d) Manter, cultivar e desenvolver, até à perfeição, os pensamentos bons e sadios já existentes.

5o) Plena Atenção Correta, ou Vigilância Correta, consiste numa atenção vigilante com tomada de consciência nas atividades do corpo, nas sensações, nos diferentes estados da mente, e na investigação da Doutrina.
A plena atenção mental correta é chamada "Guarda da mente"; é a vigia da mente, que está sempre observando, porque a mente por si só, vaga a todo instante.
No treinamento da meditação, a prática da concentração na respiração, embora existam outras técnicas, é um dos exercícios mais divulgados em relação ao corpo, contribuindo para o desenvolvimento mental. Pela meditação realiza-se autodisciplina, autocontrole e autoconhecimento.

6o) Concentração Correta é a condição indispensável para todo e qualquer desenvolvimento espiritual. Qualquer religião ou prática, sem concentração, torna-se frágil e, na oração, as palavras tornam-se inúteis. Quanto mais concentração nas palavras de uma oração, mas poderosa ela se torna. A oração feita desta forma é um tipo de meditação. O poder dos raios solares dispersos em todas as direções se torna maior quando concentrados num ponto por uma lente. Da mesma maneira nossa mente está constantemente dispersa; quando concentrada num objetivo único, ela se torna poderosa e com isso desenvolve a sabedoria interior.


III. Introspecção (Sabedoria)
Consta dos dois fatores restantes da Nobre Senda Óctupla, o Pensamento Correto e a Correta Compreensão.

7o) Pensamento Correto, ou pensamento puro, é o correto pensar com sabedoria, com equanimidade e contemplação. É o pensamento dirigido no sentido da renúncia, do desapego, da compaixão, do amor universal, da não-violência, estendendo-se a todos os seres vivos.
"Tudo o que somos é resultado do que temos pensado (criação mental). Se um homem fale e age com uma mente impura, o sofrimento acompanha-o tão perto como a roda segue a pata do boi que puxa o carro.
Se o homem fala e age com a mente pura, a felicidade o acompanha como sua sombra inseparável."(Dhammapada 1-2.).

8o) Correta Compreensão é a compreensão que, pela contemplação pura, permite reconhecer e penetrar na realidade da existência da insatisfação universal, criada pela desarmonia entre os seres e o mundo exterior.
No Budismo há duas formas de compreensão: a primeira forma de compreensão é a do conhecimento, memória acumulada, captação intelectual de um assunto, segundo certos dados etc. É designada pelo nome de "conhecer segundo ..." que é o conhecimento pelos conceitos; não é muito profunda. A compreensão verdadeiramente profunda denomina-se "penetração". Consiste em ver uma coisa em sua verdadeira natureza, sem nome ou rótulo. Esta penetração só é possível quando a mente está livre de toda impureza e quando completamente desenvolvida na prática da meditação.
A compreensão pela visão interior é a mais alta sabedoria que o homem pode atingir, e somente através dela poderá realizar a Realidade Última, que consiste na compreensão das coisas tais como são, sem condicionamentos.

Fonte:http://joaquimanimador.blogs.sapo.pt/

Comentários