O TOQUE DAS MÃOS DE BUDA

 



Esse poder na palma das suas mãos


TREINAMENTO ELEVADO
Quando os seres humanos viviam 20.000 anos... há milênios e milênios atrás, medida incomensurável de tempo, Buda Kashyapa, que precedeu a Buda Shakyamuni e o terceiro na linhagem dos Budas destinados ao nosso universo, ensinou a Brahmam medicina.

Nessa época os seres humanos viviam em contemplação e meditação, dominavam os elementos, possuíam poderes milagrosos e nem precisavam comer. Num certo dia porém, pela força inescapável do karma, um homem comeu betume e adoeceu. Conta a história que a indigestão foi a primeira de todas as doenças e marcou o fim da idade de ouro.

Muitíssimo mais tarde, pela interdependência de todos os fenômenos, Brahmam se recordou de toda a Ciência Médica Tibetana e a transmitiu aos gêmeos Ashwin. Finalmente toda essa sabedoria chegou ao mundo humano e a Atreya, famoso professor de Ayurveda em Taxila, na Índia antiga. Atreya iniciou sua propagação e Jivaka, médico particular de Buda Shakyamuni tornou-se o sagrado padroeiro da medicina tibetana. Portanto assim como Buda Kashyapa a ensinara numa época impossível de calcular, Buda Shakyamuni a ensinou no ciclo do tempo atual.

Sustenta a preciosa sabedoria que o Buda transmitiu e ensinou diferentes obras médicas sendo a mais importante, o estágio de geração em forma do Buda da Medicina, VAIDURYA, que transmitiu os ensinamentos médicos GYU-ZHI, o Tantra do Coração de Ambrosia, transmissão oral secreta sobre os oito ramos da ciência da cura que chegaram até nós.

A medicina tântrica é o nível interno da medicina, a medicina secreta do dharma é a percepção direta da verdade absoluta ou vacuidade e a medicina externa é a medicina do corpo somático do universo físico. Portanto o universo inteiro é visto dentro do indivíduo; interiorizam-se as energias psicofísicas universais como meio de transformação individual, coletiva e do meio ambiente.

A prática básica consiste em entender as correspondências entre corpo kármico, corpo humano e o corpo de Buda, o qual só está oculto pela ignorância, raiva e apegos.
Os elos intermediários entre esses corpos são os pranas sutis da força vital (os 10 ventos internos), as veias psíquicas (canais) e as gotas vitais que sustentam a existência física. A mente cavalga os pranas e estes determinam a qualidade dos pensamentos . O objetivo principal e final é purificá-los através da meditação (mérito), doação (respiração), compaixão (mandalas corporais) para que se possa mudar os padrões de comportamento, fonte da saúde, doença ou da prosperidade material e espiritual.

No final do século XIX, Dr. Mikao Usui, honrou a medicina alternativa dos séculos XX e XXI quando revelou ao oriente e ocidente a ciência interna e externa do Toque de Mãos, reiniciando a infinita possibilidade de cura e felicidade na palma da mão de cada um de nós. O grande Mikao Usui encontrou o “Rei-Kei” nos ensinamentos do Tantra da Luz Clara e no Sutra do Lótus em um monastério budista tibetano no norte da Índia e o levou para o Japão onde espontaneamente recebeu sua potencialização.

O Tantra da Luz Clara e o Sutra do Lótus, fontes do Reiki, segundo o próprio Dr. Usui, indiscutivelmente pertencem à tradição budista tibetana. Dr. Usui adaptou esse Dharma de Buda Shakyamuni à cultura e simbologia japonesas e tornou-se monge budista da tradição Shingon (Tantra Japonês) somente 7 anos após seu trabalho com o Reiki.

Condensou em 1º e 2º nível, mestrado e quatro símbolos o que podia ser compreendido do Reiki pela mente humana comum, para o bem de todos os seres sencientes, guardando os significados internos e ocultos das fases superiores para os iniciados no tantra.

Os três níveis de Reiki já existentes, inclusive o próprio mestrado, tocam uma parte da verdade, que em si mesma pode ser: concreta, sutil, muito sutil, relativa ou absoluta. Dr. Usui considerou outros níveis de treinamento elevado classificados como fase interna e fase secreta. Pela preciosa generosidade de Lama Gangchen e Lama Caroline, elevados ensinamentos secretos do Yoga Tantra Insuperável (Anutttara Yoga Tantra) estão nos possibilitando expandir conhecimentos e práticas que capacitam êxitos terapêuticos e dependendo do vigor e do karma de cada um, a iluminação nesta mesma vida!!!

Fase interna significa um auto trabalho, autocura, e até onde se pode dizer... técnicas e práticas tântricas tibetanas que apóiam o desenvolvimento da compaixão ou método, em si e no outro, e da sabedoria ou vacuidade, a compreensão e exercício da interdependência de todos os fenômenos, mapa da libertação final para todos.

Parte desta fase está inserida no programa do nível - OM (1º) do Ngalso Reiki que amplia e revitaliza os tratamentos e a evolução pessoal de forma sem precedentes na história do Reiki. Fase secreta é secreta porque depende do desenvolvimento da fase interna e de iniciações paralelas nos Mandalas Corporais do Alto Tantra e não deve ser compartilhada publicamente.

Buda Shakyamuni dividiu e ensinou o tantra em quatro classes: Kriya Tantra (ação), Charya Tantra (conduta), Yoga Tantra (união) e Anuttarayoga Tantra (yoga insuperável), a totalidade desse conhecimento foi perdida, esquecida ou adulterada pelas guerras e perseguições político-religiosas em todos os países, mantendo-se salva e intacta apenas no Tibet.

Por isso, somente os Tantras da Ação e da União chegaram e foram difundidos no Japão e China, razão pela qual o Tantra da Conduta e o Anuttara não fazem parte do Reiki tradicional.

Os vários sistemas energéticos do corpo, os mandalas corporais internos, a complexidade dos canais, os 10 ventos internos e as gotas, branca, vermelha e indestrutível (boddichita), etc. fazem parte do Anuttarayoga Tantra, o qual, preservado apenas no Tibet e até bem pouco tempo desconhecido fora dos monastérios tibetanos. O Ngalso Chag Wang Reiki contém sabedorias e métodos deste inigualável tesouro e está inserido numa tradição que advém do buda primordial Vajradhara (o que ensina os tantras) através de uma plêiade de seres realizados, mahasidas, que são os gurus da linhagem até chegar a Lama Gangchen.

A prática do Tantra necessita do Sutra, isto é, das realizações básicas de amor, compaixão e da mente voltada ao despertar, não se tratando dos tantras exóticos. O Tantras transmitidos pelo Buda representam o continuum energético que vai de vida em vida, e a capacidade de trazer o resultado futuro ao momento presente; o caminho rápido para a iluminação. Linhagem tântrica é a transmissão contínua dessa energia de uma geração de professores e curadores para a próxima. A prática do tantra tibetano requer iniciação e permissão de um Lama qualificado, que proporciona a energia que cura profundamente o corpo e a mente. “E isto não quer dizer a transmissão através de livros, informações e ensinamentos, mas a transmissão das experiências de autocura de chakra para chakra e mente para mente”, ensina Lama Caroline. Daí a importância da presença e da conexão com um mestre iluminado.

Lama Gangchen traz em seu contínuo mental o poder de 14 encarnações como lama curador. Criou o Poder Ngalso para as Mãos para que nós de alguma forma pudéssemos acessar esse extraordinário conhecimento acumulado. Sabiamente afirma que nos tempos atuais senão tivermos ajuda divina,(absorção de modelos superiores – invocação - auto-geração – mantras) dificilmente sairemos das condições que nos encontramos, esta é a nossa realidade e vale refletir sobre ela. Apenas calcados no conhecimento humano seguiremos dando voltas e mais voltas, melhorando isto ou aquilo, mas no entanto ainda presos aos três sofrimentos básicos: envelhecimento, doença e morte, e vestindo de domingo as cinco delusões que comandam nossa vida: ignorância, apego, raiva, orgulho e inveja; origem de todas as doenças, físicas, mentais, emocionais ou ambientais.

Qualquer cura se processa quando relaxamos. A palavra Ngalso significa relaxamento ou paz. A paz interna e mundial é fonte e meta do ser humano. O Ngalso Reiki é composto de invocações, visualizações, mantras, mudras, simbologia tibetana, mandalas corporais internos e externos e do Buda da Medicina, os quais fornecem ajuda e energia divina(universal) de forma eficaz e meditativa. Quando somado à Autocura Ngalso para o Corpo, Mente e Meio Ambiente e do Buda da Medicina, a absorção dos modelos superiores e o entendimento como os cinco elementos externos regem nossa vida e os nossos cinco elementos internos regem a vida do planeta torna-se também um presente para as gerações futuras.

Trabalha-se com os 5 Curadores Supremos e suas 5 sabedorias: ação iluminada, equanimidade, estabilidade, centramento, sabedoria. E com as 5 Grandes Mães dos Elementos que personificam as cinco energias relativas aos ventos-elementos (pranas sutis interiores e exteriores). Assim o toque de mãos ganha a vitalidade necessária aos cinco sentidos, são acionados determinados circuitos cerebrais, os pranas sutis(ventos internos) direcionam-se corretamente, afrouxam-se os nós dos chakras, abrindo infinitas possibilidades.

Lama Gangchen sugere que nos reconectemos com as qualidades femininas essenciais da própria mente e do meio ambiente, visto que nosso planeta não é uma entidade independente. É afetado pelos pensamentos, sentimentos e ações de todos os habitantes, tendo como conseqüência os desastres denominados “naturais”...
Este sistema confere métodos e sabedorias suficientes no resgate dessas qualidades e outras.

Sem desmerecer qualquer sistema de Reiki porque todos são bons e por conhecer o tradicional e várias ramificações, informo que o Poder Ngalso para as Mãos, complementa seu sistema de Reiki e pode adicionar asas e raízes ao material já transmitido e publicado porque inclui do Vajrayana (veículo rápido) a qualidade tântrica superior das fases interna e secreta (anuttarayoga tantra). Desta forma o Reiki não só é útil a curas e harmonizações como descortina possibilidade efetiva e palpável de realizações supremas. Oferece aos praticantes e mestres de Reiki, iniciações paralelas (5 Curadores Supremos, 5 Grandes Mães dos Elementos, Buda da Medicina, etc) ministradas por Lama Caroline ou Lama Gangchen, como também teoria e prática significativas que podem tornar o Reiki, uma terapia definitiva.

Toda terapia que causa alívio ou cura ao corpo e mente (onde estão incluídos os sentimentos e emoções), é uma ferramenta maravilhosa, útil e necessária; porém se visa apenas ao equilíbrio nesta vida, sem levar em conta o prolongamento desse bem estar para as vidas seguintes, é uma terapia provisória. Mesmo que qualquer técnica purifique a vida passada, presente ou futura, e o liberte do samsara (nosso mundo), ainda assim também é provisória. Somente podemos considerar como terapia definitiva àquela que além de oferecer todas as curas, liberte-nos das existências cíclicas com a motivação de ajudar e levar todos os outros seres ao mesmo estágio (tema enfatizado no Sutra do Lótus).

Ter compreendido a diferença qualitativa entre terapia provisória e terapia definitiva, é o que me inspira a optar e trabalhar com a excelência de um Reiki Budista Tibetano de linhagem pura.

Por termos visões distorcidas e percepções erradas da realidade invariavelmente escolhemos direções equivocadas e conseqüentemente adquirimos karmas negativos. Por acumular causas kármicas negativas, recebemos como efeito, resultados errados. Por isso continuamos presos ao samsara em ininterruptas existências cíclicas iludindo-nos com felicidades enganosas.

Nosso grande e verdadeiro desafio é compreender que os tempos mudaram porém a ignorância e a felicidade enganosa continuam as mesmas.

A intensa tecnologia e os hábitos humanamente incorretos tem nos deixado cada vez mais perturbados, enfraquecidos, poluídos e doentes interna e externamente. Métodos simples já são ineficazes à sofisticação das novas doenças e à magnitude dos desastres ambientais, crescentes interferências e obstáculos que enfrentaremos mais e mais no terceiro milênio. Precisamos de proteção, ajuda divina e ativação das partes mais poderosas e eficazes da mente; tudo isso é possível através da abertura e prática dos Mandalas do Anuttarayoga Tantra e do Buda da Medicina: o médico, o remédio e a técnica correta para esses tempos.

Por isso, Lama Gangchen, readaptou o Reiki aos ensinamentos originais de Buda Shakyamuni, dividindo-o em 5 níveis - OM - AH - HUM - SO - HA - (o som universal completo), que contém as sabedorias dos sutras e tantras que ativam o nível mais sutil da mente, o único nível capaz de possibilitar o uso desta consciência para o pacífico combate ao karma individual e coletivo como também para a contemplação da natureza última desta mesma mente, ou seja, a iluminação ou o aproveitamento de todo o nosso potencial.

Seu enfoque principal é na parte tântrica interna e secreta dos ensinamentos do Buda que purificam nosso corpo e mente das negatividades dos ininterruptos ciclos de renascimentos e os habilitam para a abertura dos Mandalas Internos de Puro Cristal, necessários à saúde física, mental e espiritual, a paz e conexão com as terras puras (Shambala).

Está aberto a todos os interessados, budistas, de qualquer crença ou religião, assim como a todos os praticantes de outros sistemas de Reiki.

Que o mérito gerado pelo Ngalso Chag Wang Reiki, possa fazer florescer os ensinamentos de Je Tsong Khapa entre nós, trazer longa vida a Lama Gangchen, Lama Caroline, Lama Michel, Gyatso Júlio Springer Pitanga, aos sannyasins de Osho, todos os Reikianos, beneficiar os seres sencientes e a Rogério Martins Corrêa da Silva e Alfredo Sérgio Sampaio Bastos onde quer que estejam.

Matéria editada por Ashudechen-Facilitadora de Reiki Ngalso Chag Wang Reiki.
e-mail :
paxdrala@osite.com.br
Tel.(21)252-3777- Rio de Janeiro

Comentários