O SENTIMENTO DE PERTENCER




O sentimento de pertencer desenvolve-se primeiro e principalmente dentro da família e do lar (...). “pertencer” significa ter um lugar legítimo. Um lugar legítimo é o lugar que conquistamos para nós mesmos, primeiro amando e sendo amados da maneira certa, mais tarde por meio de nossos próprios esforços. Só isso torna um lugar seguro, só nosso." (pg 300)

"Mas o que necessitamos para nossa segurança é sentir e saber que alguém permanecerá ao nosso lado e trabalhará conosco ou para nós e compartilhará nossas tristezas e dificuldades quando as coisas não estiverem caminhando bem." (pg 305)

“A instabilidade na vida da criança faz com que seja muito difícil para ela, se não impossível, desenvolver um sentimento de pertencer.”(pg 310)

Fonte:BETTELHEIM, B. Uma vida para seu filho. 26ª ed. RJ: Campus, 1988.


Sentimento de pertencer

Nascemos com esse sentimento de pertencer, mas com o tempo ele vai se apagando até que por fim torna-se somente um título. A sociedade contemporânea, com suas modernidades e invenções nos distanciam cada vez mais desse sentimento.
O sentimento de pertencer, ou seja, o sentimento de sentir-se como parte fundamental de um quadro familiar, de amigos e, por fim, de um quadro maior, o social. É muito comum ouvir falar em "tribos", tribo dos goticos, punks, metaleiros, tribo da galera do hiphop e, sendo assim, vemos que todos os integrantes destes grupos, geralmente jovens e adolescentes, tem a necessidade de encontrar a identidade; existem, também, grupos para idosos e adultos com objetivo diferente dos adolescentes, mas sempre com o mesmo sentimento, o de pertencer.
Tratarei, neste momento, do sentimento de pertencer à uma família.
A falta de contato de integrantes de uma família, pode ocasionar sérios danos à este sentimento e futuramente podem ocorrer mais danos.
Muitas vezes este sentimento impede que o integrante da família construa uma família com base no sentimento de pertencer, o que é muito comum hoje. Por isso, vários casamentos não duram dois anos, filhos passam maior parte do tempo em "tribos sociais", festas, roles, e qualquer outro tipo de evento ou circulo social do que com a família.
A tecnologia assim como pode nos facilitar, também pode nos prejudicar. Como facilitadora, em uma sociedade contemporânea na qual não temos muito tempo com a família, uma simples ligação diária ou uma conversa de texto pode nos ajudar muito. Porém em momento caseiros, quando nos dedicamos mais tempo a esta tecnologia, acabamos nos afastando de nossas famílias.
Quantos filhos passam mais tempo no computador do que com seus pais? Muitos, ou melhor, grande parte deles.
Sendo assim, pretendo finalizar este tópico, pedindo à todos que o lêem que passem mais tempo com suas famílias, que recuperem este sentimento e que saibam equilibrar o tempo que usufruimos. Alias, várias pessoas dizem que seus dias necessitam muito mais que 24 horas, mas já pararam pra pensar que quanto mais aumentarmos o nosso tempo, menos o teremos.
Fonte:http://rodolfoandrade01.blogspot.com/

Comentários