MÉTODOS DE MEDITAÇÃO DE OSHO - A MEDITAÇÃO ATIVA

 
Há 112 métodos de meditação; eles foram descobertos há dez mil anos. Eu criei alguns métodos novos para o homem moderno, porque aqueles métodos foram criados para um tipo de humanidade completamente diferente, para pessoas muito simples. O homem contemporâneo não é simples, é muito complexo. Aqueles métodos eram para pessoas que eram reprimidas, que eram naturais. Nesses dez mil anos as religiões deixaram rodo mundo reprimido; sexualmente, e de outros modos, impeliram a humanidade contra  sua  própria natureza.
                Assim, criei novos métodos que são catárticos, de modo que você possa jogar as repressões, todo o lixo para fora do seu ser e possa ficar limpo, uma tabula rasa. Então esses 112 métodos – qualquer método que o atraia – será suficiente para transformá-lo.
Osho, From Bondage to Freedom

 
 "A meditação não é a solução para nenhum problema em particular; ela não resolve nada. 
Ela simplesmente lhe ajuda a sair da mente, a criadora dos problemas. 
Simplesmente lhe ajuda a deslisar para fora da mente, 
como uma cobra deslisa para fora de sua velha pele.
Uma vez que você descobre que você não é a mente, a grande transcendência aconteceu.
De repente todos os problemas tornam-se insignificantes, lentamente eles evaporam.
Você é deixado com uma profunda paz; um grande silêncio prevalece.
Esse silêncio é a solução. Essa paz é a resposta. A resposta de todas as respostas."
                                                                                                                                                                                   (Osho)

"A meditação deve, pouco a pouco,  se espalhar por toda a sua vida.
Mesmo quando você for dormir, e estiver deitado em sua cama,
levará alguns minutos até você cair no sono. 
Nestes poucos minutos, esteja alerta - do silêncio, da escuridão, do corpo relaxado... 
Permaneça alerta à medida que o sono começa a descer sobre você,
até que você seja completamente dominado pelo sono."        

Meditação a Arte do Êxtase   
    Há técnicas do zen, a meditação transcendental do Mahesh Yogi e outras técnicas mais. Elas podem ajudá-lo até um certo ponto. Elas podem acalmá-lo, sua superfície pode ficar mais pacífica, mas nada acontece ao seu ser interior. Não pode! E, de certo modo, essa superfície calma é perigosa, porque de um modo ou de outro você explodirá novamente. Basicamente, nada aconteceu. Você simplesmente treinou sua mente consciente a ficar num estado mais imóvel.
   Você pode imobilizar sua mente facilmente através de mantras, através de cânticos constantes, através de muitas coisas. Qualquer coisa que cria um enfado interno, irá ajudá-lo a se acalmar. Por exemplo: se você repetir constantemente “Ram, Ram, Ram...”, essa repetição constante criará uma certa sonolência, um enfado, e sua mente começará a cair no sono. Você pode sentir essa sonolência como serenidade, como mansidão, mas não é. Realmente, ela é uma espécie de torpor. Mas você pode tolerar mais a sua vida através dela – pelo menos na superfície, você se sentirá mais contente. Mas as forças, as forças neuróticas, continuarão fervendo por dentro; a qualquer dia elas irão irromper na superfície  e você irá desmoronar.
   Esses métodos são conciliatórios, e muito poucas pessoas podem ser ajudadas através deles. E aqueles que podem ser ajudados através deles, podem ser ajudados sem nenhuma técnica. São exceções – são afortunados que não nasceram neuróticos. Muitas coisas estão implicadas nisso, mas, como regra, a humanidade não é tão afortunada.
 É verdade que você não tem tempo? Realmente? Você não tem nenhum tempo para meditar – para dar uma hora para a meditação? Pense duas vezes. Pergunte de novo outra vez  à mente: “É esse o caso, que eu não tenho nenhum tempo?”
          Eu não vejo isso. Eu não vi um homem que não tivesse tempo suficiente. Eu continuo vendo as pessoas que estão jogando cartas e elas dizem: “Nós estamos matando o tempo.”. Elas estão indo ao cinema e dizem: “O que fazer?”. Elas estão matando tempo, fofocando, lendo o mesmo jornal repetidas vezes, falando sobre as mesmas coisas que elas estiveram falando por toda a vida delas, e dizem “Nós não temos tempo.”. Para coisas desnecessárias elas têm tempo suficiente. Por quê?
          Com uma coisa desnecessária, a mente não está em perigo. No momento em que você pensa em meditação, a mente se torna alerta. Agora, você está se movendo em uma dimensão perigosa, porque a meditação significa a morte da mente. Se você se move em direção à meditação, mais cedo ou mais tarde a sua mente terá que se dissolver, se aposentar completamente. A mente fique alerta e começa a dizer muitas coisas para você: “Cadê o tempo? E mesmo que haja tempo, existem coisas mais importantes para serem feitas. Primeiro, adie isso até mais tarde. Você pode meditar a qualquer momento. Dinheiro é mais importante. Ajunte dinheiro primeiro, então, medite em seu lazer. Como você pode meditar sem dinheiro? Assim preste atenção no dinheiro, então, medite depois.”.
          A meditação pode ser adiada facilmente, você sente isso, porque ela não está relacionada com a sua sobrevivência imediata. O pão não pode ser adiado – você morrerá. O dinheiro não pode ser adiado – ele é necessário para as suas necessidades básicas. A meditação pode ser adiada, você pode sobreviver sem ela. Na verdade, você pode sobreviver sem ela facilmente.
          No momento em que você for fundo na meditação, você não sobreviverá nesta terra, pelo menos – você irá desaparecer. Do ciclo desta vida, desta roda, você desaparecerá. A meditação é como a morte, então, a mente se torna temerosa. A meditação é como o amor, assim, a mente se torna temerosa. “Adie.”, diz ela; e você pode continuar adiando ad infinitum. Sua mente está sempre dizendo coisas como essas. E não pense que eu estou falando sobre os outros. Eu estou falando especialmente sobre você.
OSHO, O Livro dos .Segredos, V1,  #4
 A meditação e o não-fazer
       A meditação é sempre passiva: sua própria essência é passiva. Ela não pode ser ativa, porque sua própria natureza é o não-fazer. Se você estiver fazendo algo, seu próprio fazer perturba a coisa toda: seu próprio fazer, sua própria “atividade”, cria a perturbação.
      O não-fazer é meditação, mas, quando eu digo “não-fazer é meditação”, não estou dizendo que você precisa não fazer nada. Até para se atingir esse não-fazer, a pessoa tem de fazer muito. Mas esse fazer não é meditação. É somente um degrau, somente um trampolim. Todo “fazer” é apenas um trampolim, não meditação.
      Você está à porta, nos degraus... A porta é o não-fazer, mas para se chegar ao estado de mente do não-fazer, a pessoa tem de fazer muito. Mas a pessoa não deve confundir esse fazer com meditação.
 Osho, Meditação A Arte do Êxtase, #
           A New Earth Records é a gravadora americana que detém os direitos autorais para produzir os 10 principais CDs de meditação do Osho e distribuí-los ao redor do mundo. Eles são os CDs das meditações Dinâmica, Kundalini, No Dimensions, Gourishankar, Whirling (Giro Sufi), Mandala, Chakra Breathing, Chakra Sounds, Nadabrahma e Nataraj. O preço normal é $17,99, mas no momento existe uma promoção de cada CD a $ 12,99 + a taxa de correio dos Estados Unidos até o Brasil.
           Esse preço poderá ficar substancialmente reduzido se você optar pelo download. Através do site da New Earth você pode fazer o download de qualquer um desses CDs, mediante o pagamento de uma taxa de $ 7,99 dólares, equivalente a menos que R$14,00. Após fazer o download em seu próprio computador, você poderá copiar um CD. É claro que você não vai ter o CD com a impressão no centro do disco nem vai ter o folheto da capa com todas as orientações e ilustrações. Mas terá um CD para praticar suas meditações e as orientações podem ser obtidas em livros ou pela internet.
           Para fazer o download, visite o site www.newearthrecords.com , clique o título "Osho", depois clique no quadro "Osho inspired", na sequência escolha o título "Osho Meditation, Talks and Music" e, finalmente, escolha o bloco "Osho Active Meditations". Daí, escolha o CD que você quer, clique nele e depois procure pelo botão "7.99 download" e siga os procedimentos recomendados para fazer a compra. Irão lhe pedir para se registrar e criar uma conta junto à loja virtual. Escolha a forma de pagamento e finalize a transação. Geralmente, vendas assim são feitas mediante cartão de crédito internacional.
           Esta é a melhor e mais fácil maneira de se obter os CDs de meditação. Por esse mesmo canal, também são oferecidos os CDs das músicas do Mundo do Osho e CDs com suas palestras. Tudo está disponível no site.
(Sw.Bodhi Champak)


As Meditações do Osho 


   
AS MEDITAÇÕES ATIVAS DO OSHO
  • ajudam-no a se sentir mais energético e com mais vitalidade
  • permitem-lhe lidar com as dificuldades do seu dia-a-dia de uma maneira mais relaxada e com mais auto-confiança
  • aumentam sua criatividade e intuição
  • trazem uma profunda compreensão e aceitação de si mesmo
  • melhoram sua saúde e sua sensação de bem estar
  • reduzem o stress e trazem mais alegria e paz para sua vida


 
O QUE É MEDITAÇÃO?
                  "Quando você não está fazendo absolutamente nada - corporalmente, mentalmente, em qualquer nível - quando toda a atividade cessou e você simplesmente é, apenas sendo, isso é meditação. Você não pode fazê-la, você não pode praticá-la; você tem apenas que compreendê-la.
                    Sempre que você encontrar tempo para apenas ser, abandone todo o fazer. Pensar também é um fazer, concentração também é um fazer, contemplação também é um fazer. Mesmo que apenas por um único momento você fique sem nada fazer, simplesmente permanecendo no seu centro, totalmente relaxado - isso é meditação. E uma vez que você tenha descoberto o jeito, você pode permanecer nesse estado tanto tempo quanto quiser; por fim você poderá permanecer nesse estado durante as vinte e quatro horas do dia.
                    Uma vez que você tenha se tornado consciente de como o seu ser pode permanecer sem perturbação, então, vagarosamente, você pode começar a fazer coisas, mantendo-se alerta para que o seu ser não se agite. Essa é a segunda parte da meditação - a primeira é aprender a simplesmente ser, e em seguida aprender pequenas ações como limpar o chão, tomar um banho, mas permanecendo centrado. Depois você poderá fazer coisas mais complicadas....
                    Assim, a meditação não é contra a ação. Não é que você tenha que escapar da vida. Ela simplesmente lhe ensina uma nova maneira de viver: você se torna o centro do ciclone.
                    A sua vida continua; continua de uma maneira muito mais intensa - com mais alegria, com mais clareza, mais visão, mais criatividade - todavia você está distanciado, é apenas um observador nas colinas, assistindo simplesmente o que está acontecendo ao seu redor.
                    Você não é aquele que faz, você é o observador.
Esse é todo o segredo da meditação: você se tornar o observador. O fazer continua em seu próprio nível, não há nenhum problema nisso: cortar madeira, tirar água do poço. Você pode fazer coisas pequenas e coisas grandes; só uma coisa não é permitida: o seu centramento não pode se perder.
                    Essa consciência, esse estado de observação deve permanecer absolutamente desanuviado, sem perturbação."

                                                                                                                                          OSHO





Comentários