ALEXANDER LOWEN : UM POUCO DE SUA VIDA E OBRA




Alexander Lowen é ele próprio, o melhor cartão de visitas de sua criação: a Análise Bioenergética. Em 1989 quando esteve no Brasil, Lowen nos surpreendeu com sua alegria de viver e vitalidade. Acompanhei-o por exemplo, a um passeio ao Corcovado e fui testemunha de sua maneira leve e ágil de deslizar por aqueles inúmeros degraus e ainda os esperar no topo, a nós 40 anos mais jovens! Tal condição é conseguida graças a integridade e coerência com seu próprio trabalho, junto com a disciplina de fazer diariamente os exercícios que recomenda.

Completando 85 anos Lowen está deixando a presidência do International Institute for Bioenergetic Analysis (IIBA), que fundou em 1953 quando começou a desenvolver especificamente a sua proposta terapêutica. Hoje o instituto tem 46 sociedades filiadas pela Europa, América do Norte, América do Sul e Nova Zelândia. No Brasil encontramos filiações, todas desenvolvendo cursos de formação para profissionais, em São Paulo, Salvador, Blumenau e Rio de Janeiro.

Advogado, casado e pai de dois filhos, Lowen conheceu Wilhelm Reich logo que este chegou aos EUA em 1940. Interessou-se por suas idéias, principalmente as que relacionavam o corpo e a mente e a sua abordagem econômica do problema da histeria. Tornou-se cliente de Reich. Quando resolveu se aprofundar e trabalhar com a Análise do Caráter Lowen foi para a Europa e se formou em medicina.

Começando a clinicar Lowen sentiu necessidade de ampliar o alvo terapêutico reichiano da potência orgástica. Desde seu próprio tratamento com Reich ele conseguiu alcançar o reflexo orgástico no consultório mas, não o reproduzia satisfatoriamente na vida fora do consultório. Na busca desta ampliação Lowen criou a própria originalidade de seu trabalho. A meta terapêutica da Análise Bioenergética inclui outras marcas de saúde além da potência orgástica: a vitalidade do organismo e sua qualidade de vida.

Corporalmente Lowen enfoca a liberação dos bloqueios energéticos, trabalhando com a respiração e com movimentos que permitam a livre expressão emocional, para então integrá-la à vida e à história pessoal através do fundamental trabalho analítico que acompanha todo o processo terapêutico. Lowen afirma categoricamente essa necessidade de se trabalhar tanto a nível corporal quanto à nível verbal; precisamos das duas pernas para caminharmos.

O trabalho loweniano é apoiado em três pontos: o primeiro é a autoconsciência, sentir-se com suas sensações e sentimentos; o segundo é a expressão desses sentimentos: a autoexpressão e finalmente a integração de ambos através da auto possessão.

Na trajetória da Análise Bioenergética dois conceitos se constituíram como fundamentais: o grounding e o surrender. O primeiro quer dizer enraizamento, é a autosustentação que aponta para a necessidade de uma verdadeira troca energética entre o corpo humano e a terra que o sustenta. O segundo conceito, surrender, significa uma profunda entrega a si mesmo, um profundo relaxamento dos processos defensivos arraigados no organismo e que mantendo a situação traumática impedem a vital pulsação do organismo. O caminho da doença à saúde passa de uma arcaica re-ação à real ação, da rendição à redenção.

Um terceiro conceito, mais recente é o da graciosidade, e está relacionado para Lowen com a espiritualidade. Nos animais livres encontramos uma graça em seus movimentos, uma suavidade flexível que nos encanta como se um pêndulo de energia viva pulsasse dos olhos aos pés. Essa pulsação graciosa circulando provoca sensações, sentimentos e emoções, promovendo o profundo contato com o próprio organismo e com o meio que o cerca.

Lowen também é um exímio escritor, tendo uma vasta bibliografia, a maioria já traduzida para o português, além de várias cartas e textos. Alguns de seus artigos e conferências internacionais foram publicados pelo The Jornal, órgão oficial do IIBA. Podemos esquematizar a obra loweniana em três grupos:

Primeiramente os livros que possibilitam uma visão mais ampla e didática da Análise Bioenergética: O Corpo em Terapia (1958) Summus Ed., Bioenergética (1975) Summus Ed. e Exercícios de Bioenergética (1977) Ágora Ed.. Neste último, escrito com sua mulher Leslie, Lowen demostra especificamente seu trabalho corporal, na forma de exercícios, descrevendo-os com figuras e esquemas, incentivando a prática pessoal.

No segundo grupo Lowen apresenta sua concepção nosografica e terapêutica. Ele aprofunda as dinâmicas psicológicas e corporais de algumas estruturas caracterológicas desenvolvendo as correspondentes técnicas terapêuticas. São eles: Amor e Orgasmo (1965) Summus Ed. abordando o caráter rígido; O Corpo Traído (1967) Summus Ed. sobre o caráter esquizóide; Prazer (1970) Summus Ed. a questão do caráter masoquista; O Corpo em Depressão (1975) Summus Ed. estudando o caráter oral; Medo da Vida (1980) Summus Ed. enfocando o caráter histérico e Narcisismo (1983) Cultrix desenvolvendo a temática do título.

O último grupo de suas obras aprofunda com sutileza e sabedoria alguns temas universais. A relação entre o amor e a sexualidade apesar de abordados por Lowen em vários momentos, foi enfocado especificamente em Amor, Sexo e seu Coração (1988) Summus Ed., nele o tema do bloqueio energético do coração e sua dissociação da sexualidade é relacionada aos problemas cardíacos. Na obra a Espiritualidade do Corpo (1990) Cultrix, Lowen através do enfoque da graciosidade, relacionado ao estado da graça, percorre seus conceitos anteriores. Em Joy the Surrender to the Body and to Life (1995) Peguim /Arkana sua última obra recém lançada nos EUA, Lowen retoma a alegria do brincar, onde a graça de fazer graça é resgatada no processo terapêutico.



Fonte do Texto:Renata Philadelpho Azevedo, Psicóloga. Psicoterapeuta Corporal.
Professora, Coordenadora e Diretora de Formação da SABERJ - Sociedade de Análise Bioenergética do Rio de Janeiro.
Conduz grupos de Meditação, Healing e Cabala.



BIOGRAFIA DE ALEXANDER LOWEN

Dr. Alexander Lowen, psicanalista de orientação freudiana foi um dos estudante de Wilhelm Reich nos anos 1940 e início dos anos 1950 em Nova York, desenvolveu a psicoterapia mente-corporal conhecida como análise bioenergética com seu então colega John Pierrakos. Ele é o fundador primeiro diretor-executivo do International Institute for Bioenergetic Analysis - (Instituto Internacional de Análise Bioenergética) localizado na cidade de Nova Iorque.
Dr. Lowen recebeu um diploma de bacharel em ciência e negócios da Universidade Municipal de Nova York e continuou para receber o LLB da Escola de Direito do Brooklyn. Seu interesse na união entre corpo e mende desenvolveu-se durante esse tempo, e ele ultimamente enrolou-se numa classe de analise de personagem com Wilhelm Reich. Depois de treinar para ser ele mesmo um terapeuta, Lowen se mudou para a Suiça para lecionar na Universidade de Geneva, que garantiu a ele um M.D. em Junho de 1951.
Ele praticou psicoterapia por mais de 60 anos. Ele foi autor de 14 livros de Análise Bioenergética. Morreu em 28 de outubro de 2008, aos 97 anos.
Ao decorrer de sua carreira, Dr. Lowen já publicou 14 livros, incluindo The Language of the Body in 1958, seguido por Love and Orgasm (1965), The Betrayal of the Body,(1967) Pleasure (1970), Bioenergetics (1976), Depression and the Body (1977), Fear of Life (1980), Narcissism (1984), Love, Sex and Your Heart (1988), The Spirituality of the Body (1990), Joy (1995), Honoring the Body (2004), e The Voice of the Body (2005). Com sua esposa Leslie ele escreveu The Way to Vibrant Health: A Manual of Bioenergetic Exercises em 1977.

Títulos em língua portuguesa

  • O corpo em depressão: as bases biológicas da fé e da realidade. São Paulo: Summus. 1972: 1983. 222p.
  • Medo da vida: caminhos da realização pessoal. Pela vitória sobre o medo. 7.ed. São Paulo: Summus. 1980: 1986. 254p.
  • Amor, sexo e seu coração. São Paulo: Summus. 1988: 1990. 199p.
  • A espiritualidade do corpo (Bioenergética para a beleza e harmonia). São Paulo: Cultrix, 1990: 1995. 229p.
  • Alegria. São Paulo: Summus, 1997. 242p.
  • Amor e orgasmo. Guia Revolucionário para plena realização sexual.
  • Bioenergética. São Paulo: Summus, 1982. 302p.
  • Narcisismo. São Paulo: Cultrix,1985.222p.
  • O corpo em terapia: a Abordagem Bioenergética. São Paulo: Summus, 1977. 342p.
  • O corpo traído. São Paulo: Summus, 1979. 270p. 3a. Ed.
  • Prazer. Uma abordagem Criativa da vida. São Paulo: Summus, 1984. 230p

]Bibliografia complementar

  • WEIGAND, Odila. Grounding e Autonomia: A terapia corporal Bioenergética revisitada. São Paulo: Person, 2006, 144p.
  • CIPULLO, Marcos A. T. Falando do corpo... o papel do verbo na Bioenergética. São Paulo: Summus, 2000, 186p.
  • VOLPI, José Henrique & VOLPI, Sandra Mara. Reich: da psicanálise à análise do caráter. Curitiba: Centro Reichiano, 2003, 144p.
  • ALVES, J. P. & CORREIA G.W.B. O corpo nos grupos. Experiências em Análise Bioenergética. Recife: Libertas. 2004.182p.

Comentários