TRÊS FUNDAMENTOS DO CULTIVO TAOISTA : XUXIN,WUWEI E ZIRAN


 Lao Tze ensinou que se nós nos alinharmos com o Tao, o processo de alquimia interna acontece naturalmente. Porque a alquimia é um processo de retorno à natureza original. Não temos de fazer algo especial para que isso aconteça. O segredo do ensinamento de Lao Tze é que ao esvaziar a mente a vida permanece na não-ação. Isto é inerente a nos alinharmos com o Tao e "a porta do mistério" abre a partir de si mesmo.
Xuxin  significa "coração-mente vazia". Pensamentos e emoções são como as ondas no oceano, se formos apanhados nas ondas  não podemos ver nas ocultas profundezas . Esvaziar a mente, não significa reprimir os pensamentos e emoções, mas apenas afastar se deles e deixá-los resolverem-se por si mesmos.Permanescem  como um lago de água calma para que a luz possa brilhar.
Wuwei  significa "não-ação." Isso não significa inação ou inércia, mas a ação natural de acordo com a situação. Como a água que flui e tem uma direção. Não parece ativa às vezes, mas é realmente sem esforço que flui em direção ao seu destino, o oceano. O oposto é Youwei, que é estar usando a intenção  de controle para realizar alguma coisa. Embora esta abordagem seja muito valorizado na cultura ocidental, ela não é o caminho taoísta. Lao Tzu disse: "a realização é alcançada por deixar as coisas seguir o seu curso, não é alcançado por interferir." Se tentarmos abordar o cultivo taoísta através de Youwei, não podemos colher os frutos; nosso esforço se torna obstrução. Isto não só impede o  progresso da situação, mas pode causar outros problemas. Através de wuwei relaxamos nosso esforço, confiando nos processos naturais. Quando nos acomodamos no wuwei, o cultivo adequado de si mesmo começa a acontecer.
Ziran  significa literalmente "auto-só", "naturalmente assim", "por si só" ou "surgir espontaneamente ". Quando o nosso cultivo está amadurecido, nossa natureza original espontaneamente brilha. Acontece de si mesma . Este é o Ziran.
Estes três fudamentos reunem se em um só, como resumido no 5th-século na escritura  Xisheng Jing "Se você esvaziar o seu coração, e a mente  permanecer na não-ação, em seguida, sem o seu esforço o próprio Tao espontaneamente retornará para você ". Espontaneamente é a abordagem  decorrente da alquimia para o cultivo espiritual taoísta. "Sentando silenciosamente, nada fazendo, a primavera chega e a grama cresce por si mesma".



Autor:Monge taoísta Tian Xin Shan-Associação Taoísta do Brasil

Comentários