NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS-AUGUSTO CURY- RESENHA DO LIVRO


A resenha de hoje, não é sobre um lançamento, é sobre um Best seller que já esta há muito tempo nas livrarias, mas que vale a pena destacar, “Nunca desista dos seus sonhos” do renomado autor brasileiro Augusto Cury publicado pela Editora Sextante.

Eu confesso eu tinha um certo preconceito com livros de auto-ajuda, achava que eram coisas pra gente problemática ou coisas que simplesmente não funcionam na prática. Foi um grande engano... quando vi o livro “Nunca desista de seus sonhos” de Augusto Cury por meses entre os mais vendidos, arrisquei comprar para ver o que essa literatura de auto-ajuda tinha de tão bom para estar sempre no topo.

Posso dizer que até hoje esse livro está entre os meus favoritos, li num momento que ele foi tudo que eu precisava, palavras inspiradoras, que me ajudaram a encontrar meu caminho... Não é “papo furado” não! O livro é realmente encantador! Me enganei profundamente ao subestimar esse ramo da literatura... hoje em dia sou fã desse tipo de livro tanto quando literatura estrangeira...

Mas o que há de tão bom nesse livro? Augusto Cury mostra porque é um autor tão consagrado, ele nos inspira a sonhar, a buscar os sonhos por mais difíceis que possam ser, a nunca desistir de tentar... E para isso, ele conta a historia de 4 grandes sonhadores: Jesus, Abraham Lincoln, Martin Luther King e ele mesmo, Augusto Cury.
"Sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis, as pedras do caminho se tornam montanhas, os fracassos se transformam em golpes fatais. Mas se você tiver grandes sonhos... Seus erros produzirão crescimento, seus desafios produzirão oportunidades, seus medos produzirão coragem. Por isso meu ardente desejo é que você NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS" (Augusto Cury)
As historias são muito bem embasadas, com fatos históricos e as análises que ele faz sobre os sonhos que essas personalidades seguiam, mesmo enfrentando inúmeras derrotas, eles não desistiram, por isso, entraram para a história, cada qual com o seu objetivo.

No final há alguns textos especiais sobre sonhos a determinados grupos ou situações, dou destaque ao “os sonhos e a juventude”, me tocou profundamente a maneira como ele coloca a valorização dos pais, o desemprego, os medos em relação ao futuro, já li umas 500 vezes esse trecho, mas sempre que leio de novo, acabo me emocionando pela profundidade das palavras.

Esse livro sempre será um dos maiores Best Sellers da auto ajuda, pelos motivos citados acima e muitos outros, quem ler sentirá a emoção que Augusto Cury nos transmite através da busca pelos sonhos. Recomendadissímo!


Título: Nunca Desista De Seus Sonhos
Autor:
Augusto Cury
Editora:
Sextante Editora
Assunto:
Auto-Ajuda
ISBN:
8575421492
Tipo de Capa:
BROCHURA
Edição:
1
Número de Páginas:
160



SINOPSE: Com mais de um milhão de livros vendidos sobre temas como crescimento pessoal, inteligência e qualidade de vida, o psiquiatra Augusto Cury debruça-se neste livro sobre nossa capacidade de sonhar e o quanto ela é fundamental na realização de nossos projetos de vida. Os sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer. Se os sonhos são pequenos, nossas possibilidades de sucesso também serão limitadas. Desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade porque quem não persegue seus objetivos está condenado a fracassar 100 % das vezes. Analisando a trajetória vitoriosa de grandes sonhadores, como Jesus Cristo, Abraão Lincoln e Martin Luther King, Cury nos faz repensar nossa vida e nos inspira a não deixar nossos sonhos morrerem.
Fonte : http://www.dear-book.net/

Os sonhos diurnos trazem saúde para a emocão, equipam o frágil para ser autor de sua história, renovam as forcas do ansioso, animam os deprimidos, transformam os deprimidos em seres de raros valor e fazem os tímidos terem golpes de ousadia. Voce não precisará de sonhos para ser um trabalhador comum, massacrado pela rotina, que faz tudo igual todos s dias e que vive apenas em funcão do salário no final do mês. Mas presisará de muitos sonhos para ser um profissional que procura a excelência, amplia os horizontes de sua inteligência, fica atento as pequenas mudancas, tem coragem para corrigir rotas, tem capacidade de corrigir erros, tem ousadia para fazer das suas falhas e dos seus desafios um canteiro de oportunidades. Precisará de sonhos para enxergar solucões que ninguém vê, para apostar naquilo que você crê, para encantar seus colegas, para surpeender sua equipe de trabalho. Quem sonha não encontra estradas sem obstáculos, lucidez, sem pertubacões, alegrias sem aflicão. Mas quem sonha voa mais alto, caminha mais longe. Toda pessoa , da infância ao último estágio da vida, precisa sonhar. Os sonhos não determinam o lugar aonde você vai chegar, mas produzem a forca necessária para arrancálo do lugar em que você está.
Ninguém é digno do pódio se não usar suas derrotas para alcancá-lo. Ninguém terá prazer no estrelato se desprezar a beleza das coisas simples no anonimato. Sem sonhos os ricos se deprimem, os famosos se entediam, os intelectuais se tornam estéries, os livres se tornam escravos, os fortes se tornam tímidos. Sem sonho a coragem se dissipa, a inventividade se esgota, o sorriso vira um disfarce e a emocão envelhece. A disciplina sem sonhos produz servos que fazem tudo automaticamente. E os sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas que não transformam os sonhos em realidade. Sonhar é preciso pois sem sonhos as pedras do caminho se tornan montanhas, os problemas ficam insuportáveis, as decepcões se transformam em golpes fatais e os desafios se transformam em fontes de medo. Sonhar é preciso pois o sonho alimenta o sono que alimenta a vida . E a vida não teria sentido se não fosse pelo sonho de ser feliz um dia.

Fonte:
http://pt.shvoong.com/books/
A capacidade de sonhar sempre foi o grande segredo daqueles que mudaram o mundo. Os sonhos alimentam a alma e dão asas a inteligência. É no solo fértil da memória onde semeamos os sonhos que farão grande diferença em nossa existência.
Os sonhadores mudaram a história da humanidade. Eles fizeram da derrota, o pódio para a vitória; das críticas, o palco, de onde receberam os aplausos.
O Mestre dos mestres foi o mais ousado dos sonhadores. Ele fez de homens simples e iletrados, arquitetos da vida. A estes, vendeu o sonho de um reino justo, em um mundo de injustiça, de liberdade em uma terra de escravidão, de vida eterna em um território onde imperava a morte, de felicidade em um país onde reinava o ódio.
Jesus Cristo tirou aqueles homens da platéia e os introduzir no palco da vida. Fez deles autores de sua própria história. Ao encantá-los com suas palavras e surpreendê-los com suas atitudes, ele tocou o inconsciente dos seus discípulos, reeditou novas janelas em sua memória e abalou os fundamentos da psicologia.
Abraham Lincoln superou os seus fracassos porque exerceu o direito de sonhar. Enquanto falia nos negócios, e consecutivamente era derrotado na política, soube mais do que ninguém exercer a liderança do ?eu?. Estava convicto de que contra traumas e frustrações que a vida nos impõe, o melhor remédio, é uma alma controlada por um grande sonho.
Embora o décimo sexto presidente dos EUA tenha tido mais derrotas do que vitórias em sua vida pública, do ponto de vista da psicologia foi o grande vencedor em todas as disputas. Ele venceu o preconceito com criatividade, as suas inseguranças com motivação, os seus medos com ousadia. Mas acima de tudo, foi sempre consciente que o destino é uma questão de escolha, não uma fatalidade, por isso, optou por continuar sonhando.
A discriminação, o preconceito, o racismo e a indiferença, foram porções que coube a outro sonhador: Martin Luther King. No entanto ele teve a capacidade de criticar a violência exercida contra os negros do seu país. E assim, reeditou sobre os traumas arquivados em sua memória, os sonhos que mudaria as gerações subseqüentes.
O autor da teoria da Inteligência Multifocal foi sem dúvida um sonhador. E como todos os outros, encontrou muitos desafios pelo cominho. Depois de 19 anos escrevendo sobre o processo como os pensamentos são construídos viu sua tese ser rejeitada por muitos e incompreendidas até mesmo por especialistas ligados às ciências humanas.
Não obstante a isto, Augusto Cury não se deixou vencer. Resolveu provar suas teses a luz de um personagem histórico. Escreveu uma coleção onde analisa a inteligência de Cristo. Foi incrível, com este ato ele democratizou a ciência, popularizou suas teses e surpreendeu o mundo ao entrar em uma área, até então, completamente dominada pela teologia.
Se pensar é o destino do ser humano, continuar sonhando é o seu grande desafio. E isto, é lógico, implica em trajetórias com riscos, em vitórias, com muitas lutas, e não poucos obstáculos pelo caminho. Apesar de tudo, seja ousado. Liberte sua criatividade. E NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS, pois eles transformarão sua vida em uma grande aventura.

COMENTÁRIO ? Augusto Cury é hoje o escritor que mais vende no Brasil. Tem os seus livros publicados em mais de 40 países. A presente obra é de uma riqueza inigualável onde ele analisa a vida de personagens históricos e faz comentários aplicando a teoria da Inteligência Multifocal às diversas situações. É apaixonante ler Augusto Cury.

BIBLIOGRAFIA

CURY, Augusto Jorge ? Nunca desista dos seus Sonhos. Rio de Janeiro: Sextante, 2004, 154p. ? (Titulo: 1. Motivação (Psicologia); 2. Auto-realização; 3. Autopercepção.)

Comentários