PROJETO A GENTE TRANSFORMA-A ARTE COMO AGENTE DE MUDANÇA NA COMUNIDADE

 

Confira o projeto A Gente Transforma, do arquiteto Marcelo Rosenbaum

 

O projeto A Gente Transforma, do arquiteto Marcelo Rosenbaum, trabalha com a premissa de que a arte pode mudar uma comunide

Arquitetura que transforma
O projeto A Gente Transforma unifica a comunidade por meio da arte
Foto: Reprodução

Um dos nomes à frente do projeto A Gente Transforma, o arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum acredita que a arte pode mudar uma comunidade para melhor. Confira a entrevista.

A Gente Transforma é um projeto colaborativo. Como se dá a interação entre os diversos profissionais envolvidos?
Participaram a equipe do projeto, os moradores da comunidade, universitários do Brasil e do exterior, empresas e voluntários. O A Gente Transforma faz uso das cores para despertar a criatividade e realizar mudanças dentro de uma comunidade, elevando sua autoestima e colocando o poder de transformação nas mãos dos moradores.

Como o design pode despertar o sentimento de autoestima em populações menos favorecidas?
Morar é algo realmente importante quando falamos de valores como identidade cultural, autoestima, cultura popular, memória e inclusão. Em nossos projetos, buscamos enxergar a casa como um elemento capaz de elevar a autoestima do brasileiro, onde a memória pessoal e as raízes culturais têm lugar de destaque, como uma forma de incluir a própria história no ambiente. No caso do A Gente Transforma, as cores, o curso de capacitação em pintura, a participação efetiva dos moradores no processo de transformação do único espaço de lazer que desfrutavam são parte de um movimento inclusivo. Nossa expectativa é que esse projeto seja um despertar. Queremos estimular as pessoas para sua capacidade de realizar e articular juntas, através da colaboração.


Fonte : Site da Revista Vida Simples


Comentários